Confinamento na China atrasa produção do novo iPhone
Dinheiro Vivo/Lusa 07 Novembro, 2022 • 07:12 Partilhar este artigo Facebook

Facebook Twitter
Twitter WhatsApp
WhatsApp E-mail
E-mail Partilhar
O grupo norte-americano explicou no domingo que a fábrica da Foxconn localizada na Zona Económica do Aeroporto de Zhengzhou, capital da província de Henan, no centro da China, está paralisada por causa das restrições impostas na quarta-feira.
As autoridades chinesas vedaram o acesso à zona, proibindo qualquer entrada ou saída, pelo período de uma semana, exceto para entregar alimentos e equipamento de saúde, após funcionários da Foxconn terem escapado das instalações.
"Os clientes vão ter que esperar mais tempo para receber os seus novos produtos", concluiu a Apple. "Como temos feito desde o início da pandemia, estamos a dar prioridade à saúde e segurança dos trabalhadores na nossa cadeia de fornecimento", acrescentou a empresa.
O grupo taiwanês Foxconn, o principal fornecedor da Apple, enfrenta desde outubro um aumento nos casos de covid-19 no complexo industrial de Zhengzhou, a cerca de 600 quilómetros de Pequim, que emprega quase 300 mil pessoas.
Também no domingo, a Foxconn anunciou uma revisão "em baixa" das previsões de produção para o quarto trimestre deste ano, por causa das medidas anti-covid-19 na China.
"Normalmente, quase todos os iPhones são produzidos em Zhengzhou", disse Ivan Lam, analista da empresa especializada Counterpoint, à agência France-Presse.
Mais de 90% dos produtos da Apple são fabricados na China, que é também um dos mercados mais importantes para a empresa.
De julho a setembro, o grupo norte-americano viu as vendas do iPhone, o seu principal produto, aumentarem 9,7% em termos homólogos, para 42,6 mil milhões de dólares (42,9 mil milhões de euros).
A Foxconn é a maior empregadora do setor privado na China, com mais de um milhão de pessoas a trabalhar em cerca 30 fábricas e instalações de pesquisa no país.
A empresa taiwanesa disse em 30 de outubro que estava a trabalhar em "circuito fechado", um termo oficial que significa que os funcionários estavam impedidos de abandonar os seus locais de trabalho.
Vídeos difundidos nas redes sociais chinesas uns dias depois mostraram centenas de funcionários da Foxconn a saltarem vedações e a caminharem ao longo da berma de uma estrada, carregados com malas e outros pertences.
O Partido Comunista Chinês mantém uma estratégia de "zero casos" de covid-19, que implica o confinamento de bairros e cidades inteiras e o isolamento de todos os casos positivos e respetivos contactos diretos.
Isto mantém os níveis de infeção da China baixos, mas interrompe também a atividade económica, numa altura em que o resto do mundo levantou as restrições.
Guia de compra do Apple iPhone 14 e iPhone 14 Pro
Os novos modelos do iPhone 14 da Apple estão aqui e há quatro para escolher este ano: o iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max. É isso mesmo, não há versão Mini do iPhone para 2022, e a Apple a substituiu por um novo modelo Plus maior, um nome que não é usado em um iPhone desde o iPhone 8 Plus de 2017.
Neste ponto, você quer saber qual é o iPhone 14 certo para você, certo? É com isso que vamos ajudá-lo aqui, através de um resumo completo do que torna cada novo iPhone 14 especial.
iPhone 14 e iPhone 14 Plus
O iPhone 14 é o novo modelo de iPhone mais simples. Ele possui uma tela Super Retina XDR OLED de 6,1 polegadas coberta com o vidro protetor Ceramic Shield da Apple, enquanto o corpo é feito de alumínio. O design parece o mesmo do iPhone 13 e, portanto, muito semelhante ao iPhone 12 também. Tem lados planos e um painel traseiro plano. É resistente à água e poeira IP68, tornando-o durável o suficiente para o uso diário.
Isso também se aplica ao iPhone 14 Plus, e a principal diferença entre eles (fora do preço) é que o modelo Plus possui uma tela Super Retina XDR OLED maior de 6,7 polegadas. Isso também significa que o Plus é um pouco mais pesado – 203 gramas em vez de 178 gramas – e a bateria tem uma capacidade maior para um tempo de uso um pouco mais longo, com a Apple reivindicando 26 horas de reprodução de vídeo em comparação com 20 horas. Caso contrário, todos os detalhes a seguir são aplicáveis aos novos telefones iPhone 14, que executarão o novo software iOS 16 imediatamente.
câmeras do iPhone 14
Na parte traseira estão duas câmeras, e enquanto a câmera grande angular de 12 megapixels foi herdada dos últimos modelos, a câmera principal de 12 MP é totalmente nova para o iPhone 14. Ele tem uma abertura f/1.5 e pixels maiores, o que A Apple promete fornecer mais detalhes, melhor clareza, menos ruído e desempenho ainda mais rápido do que antes. Ele também possui a segunda geração do recurso de estabilização óptica de imagem (OIS) da Apple.
A câmera selfie TrueDepth foi atualizada com foco automático, uma novidade para a câmera frontal do iPhone, e recebeu uma abertura f/1.9. Ambos os recursos juntos devem melhorar o desempenho com pouca luz. Além disso, há um novo recurso chamado Photonic Engine, que funciona em cada uma das câmeras do iPhone 14 para aprimorar a fotografia com pouca luz. A Apple diz que o desempenho será melhorado em duas vezes e meia na câmera principal e duas vezes nas câmeras grande angular e TrueDepth.
Adicione um novo flash TrueTone, Dolby Vision HDR e um novo modo de ação que traz estabilização de gimbal para vídeo, e a câmera do iPhone 14 teve uma atualização decente em relação ao iPhone 13. O que mais? Existem dois novos recursos de segurança: Detecção de colisão e SOS de emergência via satélite. Embora esperemos que você nunca precise usá-los, eles são únicos em um smartphone moderno.
Detecção de falhas e satélite do iPhone 14
O Crash Detection funciona como no novo Apple Watch Series 8 – medindo a força G e ouvindo sons específicos relacionados a um acidente de carro quando você está dirigindo e ligando automaticamente para um serviço de emergência para você. O SOS de Emergência via Satélite envia mensagens para um serviço de emergência quando você não tem conectividade celular usando satélites.
Ele tem um sistema inteligente para ajudar a guiar seu telefone em direção aos satélites no céu (porque você não pode vê-los, obviamente) e uma série de mensagens enlatadas para tornar mais rápido e simples obter ajuda quando você precisar. Ele também funciona com o aplicativo Find My, para que você possa enviar sua localização para amigos e familiares. Inicialmente, o recurso estará disponível apenas nos EUA e Canadá.
A Apple deu ao iPhone 14 o processador A15 Bionic e conectividade 5G, além de suporte para eSIM. Isso é importante saber ao comprar um iPhone 14 nos EUA, pois ele não virá com uma bandeja SIM como os modelos mais antigos, e você configurará o telefone usando um sistema eSIM.
Preço e disponibilidade do iPhone 14 e iPhone 14 Plus
As datas de lançamento e os preços variam para o iPhone 14 e iPhone 14 Plus, então vamos começar com o iPhone 14. Ele estará disponível para pré-encomenda em 9 de setembro às 5 da manhã PT, e o lançamento geral será em 16 de setembro. O iPhone 14 Plus também estará disponível para pré-encomenda em 9 de setembro, mas não será lançado até 7 de outubro.
Aqui estão os preços:
Apple iPhone 14 128 GB: $ 799, ou 849 libras esterlinas
$ 799, ou 849 libras esterlinas Apple iPhone 14 256 GB: $ 899, ou 959 libras
$ 899, ou 959 libras Apple iPhone 14 512 GB: $ 1.099, ou 1.179 libras
$ 1.099, ou 1.179 libras Apple iPhone 14 Plus 128 GB: $ 899, ou 949 libras
$ 899, ou 949 libras Apple iPhone 14 Plus 256 GB: $ 999, ou 1.059 libras
$ 999, ou 1.059 libras Apple iPhone 14 Plus 512 GB: $ 1.199, ou 1.279 libras
Existem cinco cores para escolher: azul, meia-noite, luz das estrelas, roxo e (PRODUCT)RED.
iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max
Se o iPhone 14 parece uma pequena atualização sobre o iPhone 13 e não o atraiu o suficiente, o que você está procurando é o iPhone 14 Pro ou Pro Max. A Apple fez mais paradas para sua linha Pro do que nunca, e as duas são substancialmente diferentes das versões mais baratas.
Novamente, a principal diferença entre os dois é o tamanho da tela. Não há recursos adicionais de câmera no Pro Max, embora o dispositivo maior abrigue uma bateria de capacidade um pouco maior, então você também pode ganhar algum tempo de uso se comprá-lo. O iPhone 14 Pro possui uma tela Super Retina XDR de 6,1 polegadas com taxa de atualização ProMotion de 120Hz, enquanto o iPhone 14 Pro Max possui uma tela Super Retina XDR de 6,7 polegadas com ProMotion.
Para a bateria, a Apple espera que o iPhone 14 Pro Max reproduza vídeo por 29 horas, enquanto o iPhone 14 Pro menor durará 23 horas. Como o iPhone 14 e o iPhone 14 Plus, ambos possuem carregamento sem fio MagSafe e, se você usar um carregador de 20 W, ele recarregará a bateria em até 50% em cerca de 35 minutos. O Pro e o Pro Max também possuem Detecção de Crash e SOS de Emergência via Satélite e rodarão o novo software iOS 16. Todos os recursos de que falamos aqui são compartilhados pelos dois modelos Pro.
Tela do iPhone 14 Pro e Ilha Dinâmica
As telas estão repletas de novas tecnologias empolgantes. Eles têm molduras mais finas e espaço de tela mais ativo do que antes, e podem operar com até 1.600 nits de brilho, com um aumento de 2.000 nits de brilho na luz solar externa. O melhor de tudo, uma tela sempre ativa chegou ao iPhone, pronta para fazer um ótimo uso dos novos recursos de tela de bloqueio do iOS 16. É muito eficiente em termos de energia, reduzindo a taxa de atualização para 1 Hz e, em seguida, fazendo com que os coprocessadores lidem com as informações que aparecem na tela.
Você notará que o entalhe na parte superior da tela foi redesenhado e agora tem a forma de uma pílula, mas o que você pode não estar esperando é que ele faça parte de um novo recurso de interface do usuário chamado Ilha Dinâmica. Esqueça o nome bobo, pois esse é um dos novos recursos mais inovadores que vimos em um iPhone por um tempo. Usando uma combinação do recorte em forma de pílula e iOS, ele se adapta para mostrar uma ampla gama de informações e ferramentas, aparecendo e mudando de forma quando necessário. Ele promete mudar completamente a maneira como usamos a tela nos principais modelos de iPhone 14.
Câmeras do iPhone 14 Pro
Passando para as câmeras, uma nova câmera principal de 48MP lidera a linha, equipada com abertura f/1.78 e quad-pixel binning, e é acompanhada por uma câmera grande angular de 12MP e uma câmera telefoto de 12MP com zoom óptico de 3x. Na frente está a mesma nova câmera de foco automático de 12MP encontrada no iPhone 14 e iPhone 14 Plus, mas aqui oferece gravação de vídeo 4K ProRes a 30 quadros por segundo. Um flash Adaptive True Tone redesenhado tem nove LEDs que se adaptam às fotos tiradas para fornecer a melhor iluminação.
As câmeras também usam o Photonic Engine e apresentam o modo de ação estabilizado, além de ProRAW ativado na câmera principal de 48MP e gravação de vídeo ProRes em 4K e 30 fps. O modo macro também foi aprimorado, além do Pro e Pro Max terem um modo Retrato noturno não visto nos outros modelos e um sensor LiDAR para auxiliar no foco.
Processador e design do iPhone 14 Pro
A Apple equipou o Pro e o Pro Max com seu mais recente processador A16 Bionic, o primeiro da Apple construído usando um processo de 4 nm para melhor eficiência. Ele habilita os recursos de fotografia computacional do telefone, e a nova GPU promete mais largura de banda de memória para melhores gráficos em jogos.
Ambos os modelos Pro possuem um chassi de aço inoxidável, vidro protetor Ceramic Shield sobre a tela e são resistentes à água IP68. Ambos têm um chassi relativamente fino de 7,85 mm, mas são telefones pesados, com o iPhone 14 Pro pesando 206 gramas e o iPhone 14 Pro Max pesando 240 gramas. Se você comprar o iPhone 14 Pro ou Pro Max nos EUA, ele não virá com uma bandeja SIM; em vez disso, ele usará um sistema eSIM.
Preço e disponibilidade do iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max
Tanto o iPhone 14 Pro quanto o iPhone 14 Pro Max estarão prontos para pré-encomenda em 9 de setembro às 5h PT e estarão disponíveis para compra a partir de 16 de setembro. Os preços são os seguintes:
iPhone 14 Pro 128 GB: $ 999, ou 1.099 libras
$ 999, ou 1.099 libras iPhone 14 Pro 256 GB: $ 1.099, ou 1.209 libras
$ 1.099, ou 1.209 libras iPhone 14 Pro 512 GB: $ 1.299, ou 1.429 libras
$ 1.299, ou 1.429 libras iPhone 14 Pro 1TB: $ 1.499, ou 1.649 libras
$ 1.499, ou 1.649 libras iPhone 14 Pro Max 128 GB: $ 1.099 ou 1.199 libras
$ 1.099 ou 1.199 libras iPhone 14 Pro Max 256 GB: $ 1.199 ou 1.309 libras
$ 1.199 ou 1.309 libras iPhone 14 Pro Max 512 GB: $ 1.399, ou 1.529 libras
$ 1.399, ou 1.529 libras iPhone 14 Pro Max 1TB: $ 1.499, ou 1.749 libras
Existem quatro cores para escolher: Space Black, prata, ouro e Deep Purple.
Isso cobre os novos modelos iPhone 14 e iPhone 14 Pro, mas eles não foram os únicos novos produtos anunciados pela Apple durante seu evento de 7 de setembro. Temos todas as informações sobre os outros aqui, além de recursos especiais sobre o Apple Watch Series 8, o Apple Watch SE 2 e o novo e emocionante Apple Watch Ultra. Dê uma olhada quando você decidir qual novo iPhone é para você.
Apple oferece 2 meses de Apple TV+ Grátis, em parceria com Selena Gomez
A Apple só oferece uma avaliação gratuita para a assinatura Plus por um período de sete dias. Após o término do período de teste gratuito inicial, uma taxa mensal de 6,99 euros será adicionada ao plano de assinatura. Além disso, novos clientes de produtos Apple são elegíveis para receber uma assinatura gratuita do TV+ por um período de três meses.

Uma assinatura de avaliação gratuita de dois meses do Apple TV+, o serviço de streaming premium da Apple, está a ser oferecida atualmente. Uma parceria entre a gigante da tecnologia de Cupertino e a conhecida cantora e atriz Selena Gomez foi anunciada. O último documentário que Gomez criou é intitulado “Mind and Me. A Apple planeia promover o lançamento distribuindo uma assinatura gratuita por um período de dois meses. Além disso, a cantora deu a seus seguidores do Twitter um presente único, fornecendo-lhes acesso a uma avaliação gratuita do Apple TV+.
A Apple só oferece uma avaliação gratuita para a assinatura Plus por um período de sete dias. Após o término do período de teste gratuito inicial, uma taxa mensal de 6,99 euros será adicionada ao plano de assinatura. Além disso, novos clientes de produtos Apple são elegíveis para receber uma assinatura gratuita do TV+ por um período de três meses. O serviço Apple TV+ é o único lugar onde vocês podem assistir à programação original da empresa, como Ted Lasso, The Morning Show, Servant, Shantaram e muito mais.
Em um tweet, Gomez forneceu aos seus seguidores um link para o site da Apple, que direciona os utilizadores para uma página onde eles podem-se inscrever para uma avaliação gratuita do Apple TV+ por um período de dois meses. Mais uma opção é aceder diretamente ao site em questão. “Clientes que voltem novos e qualificados” podem obter um código de resgate ao visitar o URL acima mencionado.
Os utilizadores devem clicar no botão rotulado “Aceitar 2 Meses Grátis”, após o qual eles serão solicitados a inserir as suas informações do ID Apple. É importante ter em mente que o código só funcionará até 2 de dezembro e que a assinatura de avaliação continuará a ser cobrada de forma recorrente, a menos que os utilizadores a cancelem antes do final do período de avaliação.
O documentário “Mind and Me” dirigido por Selena Gomez segue a cantora pelos últimos seis anos de sua vida. Ele fornece um vislumbre da vida de uma pessoa famosa e dos vários obstáculos que ela superou, como lutas com sua saúde mental, o fim de seu relacionamento com Justin Bieber e um transplante renal.