Você já precisou fazer a escolha entre dois ou mais celulares, observou as especificações técnicas de cada um, mas não conseguiu entender com clareza o que aqueles itens significavam? Isso é extremamente comum, mas ainda se faz muito útil o fato de que você possa interpretá-los. Um desses tais itens listados nas especificações é o processador e hoje viemos listar para você quais os melhores processadores de celular.
Qual o Melhor Processador de Celular?
Segundo nossas últimas avaliações em Outubro de 2020, o melhor processador do momento é o Apple A14 Bionic, que vai estar disponível nos recém anunciados iPhones 12, alcançando a marca de aproximadamente 165 pontos em nosso ranking.
Melhores Processadores de Celular em 2021
Entender para quê ele serve e quais os seus princípios de funcionamento, pode ser o ponto chave para fazer você escolher um ou outro aparelho. Então, continue a sua leitura para compreender o que é, para que serve e quais os melhores processadores de celular.
Qual o Papel do Processador no seu Celular?
Processadores estão presentes não só nos celulares, mas também em computadores, notebooks e outros diversos dispositivos eletrônicos. Fazendo uma analogia, podemos dizer que o seu papel é similar ao do motor de um automóvel.
É evidente que, assim como apenas o motor não é o suficiente para fazer com que os carros funcionem, o processador sozinho não é responsável pelo pleno funcionamento dos dispositivos eletrônicos.
Muitos outros fatores devem ser considerados ao avaliarmos esse item, tal como a quantidade de memória, capacidade de armazenamento, dispositivos e unidades de processamento gráfico, dentre outros.
Resumindo, podemos dizer que o processador lida de modo abrangente com a execução de rotinas e sub-rotinas de um dispositivo. Sendo assim, quanto mais poderoso for o processador do seu celular, maior é o número de tarefas que ele poderá executar concomitantemente.
Frequência
Se você já teve a oportunidade de conferir as especificações de um processador para celular, provavelmente já se deparou com uma unidade de medida de frequência. Elas são indicadas utilizando valores em MHz (megahertz) ou GHz (gigahertz). Essas unidades de medida servem para indicar, dando uma base, quantas instruções determinado processador pode executar dentro de um intervalo de tempo.
Em suma, quanto maior for o número indicativo dessa medida em um processador, melhor tende a ser a sua performance — sendo que a medida em GHz é numericamente superior à dada em MHz, já que 1 GHz equivale a aproximadamente 1000 MHz.
Com essas informações em mente, você já tem o básico para entender como um processador funciona e para quê ele serve; agora, vamos conferir mais profundamente alguns conceitos para que você possa escolher qual o melhor processador de celular.
Qual o Processador de Celular Certo para Você?
Para definirmos qual o melhor processador de celular precisamos analisar nas especificações dos processadores, além da frequência, qual o seu número de núcleos. Quanto maior for o número de núcleos, melhor será o desempenho do processador ao executar várias tarefas ao mesmo tempo (o que é conhecido como multitasking).
Dependendo do número de núcleos do processador, ele receberá denominações diferentes. Confira as principais a seguir:
Single-core: um processador single-core é aquele que possui apenas uma unidade central de processamento, que é construída em um único componente;
um processador single-core é aquele que possui apenas uma unidade central de processamento, que é construída em um único componente; Dual-core: são aqueles processadores que possuem duas unidades centrais de processamento embutidas em um único componente;
são aqueles processadores que possuem duas unidades centrais de processamento embutidas em um único componente; Quad-core: esse tipo de processador possui quatro unidades de processamento independentes em um único componente;
esse tipo de processador possui quatro unidades de processamento independentes em um único componente; Octa-core: seguindo a mesma lógica dos anteriores, esse tipo de processador possui oito unidades independentes de processamento constituindo um único componente.
Lembre-se: quanto maior for o número de núcleos de um celular, melhor ele se sairá executando várias tarefas. A quantidade de núcleos também influencia no desempenho geral da bateria, sendo que ela é menos consumida por processadores com mais núcleos, já que eles não ficam sobrecarregados.
Então, como você pode definir qual o melhor processador de celular? A resposta é: depende!
Você gasta muito tempo com jogos, costuma manter várias aplicações abertas e usa com frequência o seu aparelho? Aposte em um processador com muitos núcleos.
Vai utilizar seu celular apenas para fazer algumas ligações e ocasionalmente enviar algumas mensagens para seus conhecidos? Um modelo com poucos núcleos seria o ideal para você.
Diferentes dos melhores processadores para PC onde as marcas dominantes são a Intel e a AMD, no mercado de smartphones, temos diversas marcas de processadores de celular, e você vai conhecer um pouco mais sobre cada uma delas adiante.
Quais as Melhores Marcas de Processadores para Celular?
Para que você possa identificar quais são os melhores processadores de celular atuais, é interessante conhecer quais os principais modelos e os fabricantes por trás deles. Para isso, separamos uma pequena lista para te auxiliar. Acompanhe:
Snapdragon (Qualcomm)
Estando atualmente na sua oitava linha de processadores, a Qualcomm vem atuando no mundo da tecnologia desde a primeira metade da década de 1980. Atualmente, quando falamos em processadores para dispositivos móveis, o Snapdragon é um dos primeiros que vêm à mente.
A fabricante disponibiliza tanto modelos voltados a celulares de alta performance — como é o caso do Snapdragon 835 — quanto modelos mais modestos, para aparelhos de média performance — como é o caso do Snapdragon 615.
É uma marca muito consagrada no mercado, sendo muto utilizada pelos celulares top de linha da Xiaomi e até mesmo os melhores celulares da Huawei.
Exynos (Samsung)
Os processadores Exynos são produzidos pela gigante Samsung e utilizados apenas nos celulares da Samsung. Como são “feitos sob medida” para esses aparelhos, eles podem apresentar melhor performance quando comparados a outros modelos.
Como exemplo de um de seus modelos, podemos citar o Exynos 8895, que é capaz de suportar vídeos com qualidade de gravação em 4K a 60 quadros por segundo. Feito este que não seria suportado por celulares da empresa com processadores feitos por outros fabricantes.
AX (Apple)
Os processadores da família Ax são conhecidos pela sua alta performance e exclusividade para os modelos de celulares produzidos pela sua fabricante, a Apple. Tendo sido introduzidos no mercado com o lançamento do primeiro iPhone, em 2007, esses processadores vêm passando por constantes evoluções envolvendo a estruturação de seus componentes.
Em nosso ranking, a Apple segue liderando, já que investe muito em inovação nessa área, contando com alguns dos processadores mais top de linha no mercado. Conheça mais sobre seus celulares em nosso artigo dos melhores iphones.
Tegra (NVIDIA)
Sendo desenvolvidos pela Nvidia, os modelos de processadores Tegra constituem parte dos telefones celulares, dispositivos de assistente pessoal e outros aparelhos que se conectam à internet. Seus modelos mais recentes são conhecidos por dar ênfase ao desempenho em games.
Até mesmo o mundo dos consoles se beneficia com o Tegra, já que o Nintendo Switch, console da Nintendo, se beneficiou com os processadores da linha, utilizando um Tegra X1 como parte de seus componentes.
Kirin (Huawei)
Manufaturados pela Chinesa Huawei, os processadores da linha Kirin são conhecidos pelo seu bom desempenho ao realizar multitasking. Assim como acontece com os modelos da Samsung e da Apple, os dispositivos que utilizam esses processadores têm como benefício o fator da exclusividade.
Mediatek
Os processadores da Mediatek são considerados bastante inovativos dentro do mundo dos dispositivos móveis. Apesar de terem a fama de esquentarem bastante, até mesmo seus modelos antigos são utilizados massivamente pelas fabricantes de celulares, como é o caso do MT6737.
Top 10 Melhores Processadores de Celular
E antes de falarmos dos nossos campeões selecionados, fizemos uma lista com base no Benchmark Centurion Mark e assim conseguimos eleger e mostrar a diferença de poder de processamento dos melhores processadores de celular do mercado atualmente.
Ranking: Os Melhores Processadores de Celular de 2021
Conhecendo sobre quais as maiores fabricantes de processadores para celular, te trouxemos uma lista com os melhores processadores de celular divididos em categorias e alguns modelos de celulares que os têm como parte de seus componentes. Confira!
E como apresentado no infográfico acima, a nossa lista final fica da seguinte forma:
Melhor Processador de Celular iPhone: Apple A13 Bionic
O A13 Bionic foi lançado pela Apple recentemente e promete dar um verdadeiro show de performance. Entre seus destaques estão a autonomia para economizar bateria, a maior eficiência de resposta (até 20% mais rápido, segundo a fabricante) e o foco no Machine Learning, que garante a execução de 1 trilhão de operações por segundo.
O processador conta ainda com inteligência artificial para se adequar ao uso do dono do aparelho e reduzir o consumo de energia com ações desnecessárias.
Celular com esse Processador: Iphone 11 Pro Max
O Iphone 11 Pro Max é um exemplo de celular que vem com o Apple A13 Bionic reunindo, além da rapidez de resposta e mais quatro horas de uso sem recarregar, até 512 GB de memória interna e três câmeras profissionais de 12 MP que gravam vídeos em 4K.
A tela do aparelho também chama atenção pelo seu tamanho e resolução: 6.5 polegadas e 2688×1242 pixels. Wi-Fi, GPS, conexão 4G, Bluetooth e leitor multimídia são outros recursos disponíveis no modelo.
O smartphone ainda é resistente à água e conta com todos os apps e facilidades conhecidas da Apple, como alarme, calculadora, despertador, cronômetro, entre outros.
Melhor Processador de Celular Android: Snapdragon 865+
Esse processador da Qualcomm tem como grande diferencial a sua capacidade de conexão via 5G, sendo o primeiro do mercado com essa tecnologia. O Snapdragon 865+ suporta bandas com frequências mais altas e atinge velocidades até 20 vezes maiores às compatíveis com o 4G. No quesito conectividade ele vai de 2 GB até 10 GB por segundo.
Outra novidade é a capacidade de recarga mais rápida que o modelo anterior. Quanto ao consumo de energia, os ganhos dependem de como o usuário utiliza o aparelho. A inteligência artificial também está presente em ações como buscas por imagens e itens difíceis de descrever, além de melhorias nas fotos e microfones, com direito a ajustes automáticos.
Celular com esse Processador: Asus ROG Phone III
Tamanho: 17,1 x 7,8 x 0,98 cm | Peso: 240 g | Resolução de tela: 2340 x 1080 pixels | Memória RAM: 16 GB (LPDDR5) | Armazenamento: até 512 GB | Câmera: 64 MP, 16 MP, 13 MP e 5 MP (traseira) e 24 MP (frontal) | Resolução de câmeras: UHD para fotos e vídeos em 8k | Bateria: 6.000 mAh | Duração da bateria: + de 9h para games | Tamanho da tela: 6.59 polegadas | Sistema operacional: Android 10 ROG UI | Processador: Snapdragon 865+
Um dos celulares que possuem a tecnologia do Snapdragon 865+ é o Asus ROG Phone III. O modelo se transforma em um verdadeiro console gamer e possui, entre outros recursos:
Em primeiro lugar da lista, está o processador Snapdragon 865+, o Melhor Processador de Celular Android.
Presente no Asus ROG Phone 3, ele é um chipset da Qualcomm considerado o mais rápido no mundo. De 3,1 GHz e processador Octa-core de 7 nm e 64 bits. Já o GPU é um Qualcomm Adreno 650.
Além de vir equipado com esse processador, esse smartphone possui recursos que o tornam um dos queridinhos para os gamers.
Um deles é o sistema de arrefecimento GameCool 3, que dissipa o calor até 6x mais rápido durante o uso, aumentando em até 14% a eficiência térmica.
Depois, a tela também chama atenção, com 6.59 polegadas, AMOLED, com certificação TÜV Low Blue Light e Flicker Reduzida para o conforto ocular. Além de qualidade certificada HDR10 e HDR10 +.
Por fim, o sistema de câmeras também é potente, com 4 lentes e sensores traseiros, sendo o maior de 64 MP. Já na frente são 24 MP.
Melhor Processador de Celular Custo Benefício: Snapdragon 855
Esse processador da Qualcomm tem como grande diferencial a sua capacidade de conexão via 5G, sendo o primeiro do mercado com essa tecnologia.
O Snapdragon 855+ suporta bandas com frequências mais altas e atinge velocidades até 20 vezes maiores às compatíveis com o 4G. No quesito conectividade ele vai de 2 GB até 10 GB por segundo.
Outra novidade é a capacidade de recarga mais rápida que o modelo anterior. Quanto ao consumo de energia, os ganhos dependem de como o usuário utiliza o aparelho.
A inteligência artificial também está presente em ações como buscas por imagens e itens difíceis de descrever, além de melhorias nas fotos e microfones, com direito a ajustes automáticos.
Celular com esse Processador: Xiaomi Mi 9
Falando em smartphone, o Xiaomi Mi 9 é um dos que conta com o Snapdragon 855. Sua tela de 6.39 polegadas e 2340×1080 pixels de resolução combina perfeitamente com o ideal de qualidade de imagem oferecido pelo processador.
Por isso, o modelo é um dos mais indicados para quem curte fotos e vídeos, pois conta com três câmeras traseiras de 48 MP, 16 MP e 16 MP, uma câmera frontal de 20 MP, além de flash, LED, zoom óptico de 2x e digital de até 10x.
A memória RAM pode ser de até 6 GB e a interna de até 128 GB, sem expansão.
Muitas pessoas tem dúvidas quanto a real qualidade dos produtos da Xiaomi e para te ajudar a entender um pouco mais sobre a empresa e seus celulares, fizemos um artigo dedicado para verificar se um celular xiaomi é bom, recomendamos que dê uma lida.
Processador de Celular Intermediário Samsung: Exynos 9825
O Exynos 9825, criado pela Samsung, é 15% mais rápido do que o modelo anterior, inclusive quando o assunto são downloads.
Ele tem um modem Gigabit LTE que atinge até 2 GB/s, baixando conteúdos, filmes e séries em alta velocidade e em HD, Full HD e 4K em segundos. É claro, que o desempenho irá depender da conexão, mas a proposta é de velocidade, sem quedas.
Além disso, a inteligência artificial do processador permite mais segurança no desbloqueio por rosto.
Além de recursos como identificação automática de pessoas para categorização de fotos e varredura de filtros adequados para a fisionomia para serem aplicados em fotos.
Celular com esse Processador: Samsung Galaxy Note 9
Tamanho: 16,2 x 7,7 x 0,79 cm | Peso: 196 g | Resolução de tela: 3040 x 1440 pixels | Memória RAM: 12 GB | Armazenamento: 256 GB, expansível até 1 TB por MicroSD | Câmera: 16 MP, 12 MP, 12 MP e sensor Tof (traseira) e 10 MP (frontal) | Resolução de câmeras: Full HD para fotos e vídeos em 8k | Bateria: 4.300 mAh | Duração da bateria: até 64h áudio e Wi-Fi | Tamanho da tela: 6.8 polegadas | Sistema operacional: Android 9.0 Pie | Processador: Exynos 9825
Depois, o processador Exynos 9825 é o Processador de Celular Intermediário Samsung, presente em modelos como o Galaxy Note 10+.
Essa CPU tem 7 nm e até 2.7 GHz de velocidade, além de ser Octa-Core. Graças a essa configuração, aliada a GPU Mali-G76 MP12, esse é um smartphone que tem alta performance gráfica.
A tela complementa a experiência, com 6.8 polegadas, resolução QuadHD, borda infinita e Gorilla Glass 6, material de vidro polido que capta a luz e tem alta resistência.
Da mesma maneira, estão disponíveis recursos como, leitor de impressão digital, integração com One UI, compatibilidade com a S-Pen, efeito Hall e sensor de proximidade.
Por fim, quanto a conexões ele conta com Wi-Fi, Bluetooth, GPS, 4G e é compatível com USB Tipo-C.
Dica: Confira também quais são os melhores celulares da Samsung.
Processador de Celular Intermediário mais em Conta: Snapdragon 730G
Esse é o processador gamer mais indicado para quem quer utilizar smartphones mais acessíveis, mas com a mesma qualidade dos super potentes.
O Snapdragon 730G tem justamente o foco em quem gosta de passar horas jogando online sem correr o risco de lentidão em outras funções do aparelho ou de superaquecimento.
Ele é até 35% mais potente que o anterior, o Snapdragon 710, e tem chip interno com capacidade para câmeras de até 192 MP, gravação de vídeos em 4K com 60 quadros por segundo e ativação de filmagem com HDR e modo retrato ao mesmo tempo. Ou seja, grande poder de resposta, mesmo em altas resoluções.
O HDR Gaming, recurso exclusivo do Snapdragon 730G, garante mais de 1 bilhão de cores na sua tela, proporcionando uma experiência gamer cheia de detalhes.
Celular com esse Processador: Redmi Mi 9T
O Mi 9T ou o Redmi K20 são alguns dos celulares que contam com essa tecnologia. Este último aparelho tem, entre outras funções:
• Câmera de 48 MP;
• Tela de 6.39 polegadas com resolução de 2340×1080 pixels;
• Dual SIM;
• GPS;
• Memória interna de até 64 GB;
• Memória RAM de até 6 GB;
• Zoom óptico de 2x;
• Câmera frontal Full HD;
• Rádio;
• Conexão via Bluetooth, Wi-Fi e 4G;
• Microfone com redução de ruído;
• Identificador de impressão digital.
Melhor Processador de Celular de Entrada: Helio G90T
Em termos de velocidade, o Helio G90T é uma excelente opção de entrada, alcançando 287.495 pontos no AnTuTu Benchmark, 495 no GeekBench (singlecore) e 1626 no GeekBench (multicore).
Anunciado em Julho de 2019 como um processador modesto mas que vai ser encontrado em celulares intermediários e de entrada.
Celular com esse Processador: Redmi Note 8 Pro
Tamanho: 16,13 x 7,64 x 0,88 cm | Peso: 199 g | Resolução de tela: 2340 x 1080 pixels | Memória RAM: 4 GB ou 6 GB | Armazenamento: 64 GB ou 128 GB, expansível até 256 GB por MicroSD | Câmera: 64 MP, 8 MP, 2 MP e 2 MP (traseira) e 20 MP (frontal) | Resolução de câmeras: 9238 x 6928 pixels para fotos e vídeos em 4k | Bateria: 4.500 mAh | Duração da bateria: até 54h para conversação | Tamanho da tela: 6.53 polegadas | Sistema operacional: Android 9.0 Pie | Processador: Helio G90T
Por fim, o processador Helio G90T é o Processador de Celular Intermediário mais em Conta.
O chipset possui bom desempenho, sendo superior, por exemplo, ao Snapdragon 710, comum em intermediários premium do mercado.
O Helio G90T tem 12 nm, dois núcleos Cortex-A76 de 2.05 GHz e seis núcleos Cortex-A55 de clock 2.0 GHz.
A performance gráfica também está garantida com GPU ARM Mali-G76 de 800 MHz e taxa de atualização de 90 Hz com HDR10.
Com essa CPU e GPU, o Xiaomi Redmi Note 8 Pro, une bons recursos a um custo-benefício atrativo.
A tela, por exemplo, tem 6.53 polegadas, com direito a borda fina e cantos arredondados.
Assim como, possui GPS, rádio, sensor de proximidade, giroscópio, acelerômetro, leitor de impressão digital e infravermelho.
Além disso, tem Wi-Fi, Bluetooth, 4G e é compatível com entrada USB Tipo-C.
Melhor Processador de Celular de Entrada: Snapdragon 660
O Snapdragon 660 é 20% mais rápido do que o seu antecessor, o 653, e 30% melhor em qualidade gráfica.
Em velocidade, ele se destaca por poder realizar várias tarefas simultaneamente sem consumir muita energia, entre elas, a melhoria de vídeos e o aprimoramento de imagens em ambientes com pouca iluminação.
Já em conexão, ele é compatível com Wi-Fi e 4G, atingindo velocidades de até 600 MB por segundo para download e 150 MB por segundo para upload.
A sua capacidade de recarregar também é superior, atingindo até 50% de carga em 15 minutos, segundo a fabricante Qualcomm.
Celular com esse Processador: Redmi Note 7
O Redmi Note 7 é um dos smartphones que contam com esse processador. Um dos principais diferenciais desse aparelho é o sistema operacional Android 9.0 Pie, que tem inteligência artificial para aumentar a eficiência nas funções e energia, se adequando a forma de uso do dono do celular.
A memória RAM dele é de 4 GB e a interna de até 64 GB (expansível até 256 GB). No quesito câmeras, ele tem uma frontal de 13 MP e uma traseira de 48 MP que grava em Full HD.
O Redmi Note 7 tem ainda conexão por Wi-Fi, Bluetooth, GPS e 4G, além de leitor multimídia, rádio, scanner de impressão digital, sensor infravermelho e sistema de videoconferência.
Conclusão
O processador tem papel fundamental nos celulares, bem como muitos outros componentes. Para que possamos definir qual o melhor processador de celular, antes precisamos olhar quais as nossas necessidades.
Às vezes, optar por um modelo de celular que possui um processador mais modesto — porém, que seja plenamente capaz de atender suas necessidades — pode uma melhor opção do que pagar mais por um processador potente que será usado infimamente, gerando desperdício de recursos.
Além disso, con o lançamento do Android 9 Pie, os celulares com Android vão ganhar um boost ainda maior no quesito desempenho e estabilidade como um todo, vale a pena ficar de olho e comprar um processador melhor, mas que permaneça mais anos no mercado recebendo atualizações que tendem a ser cada vez melhores.
Gostou das nossas dicas e recomendações sobres qual o melhor processador de celular? Então visite nosso blog e confira muitas outras postagens como essa!