As melhores câmeras telefônicas do início de 2023 - Uma comparação
A câmera principal de nossos principais smartphones

Comecemos com o aspecto mais importante de um smartphone: sua câmera principal. Todas as nossas amostras de teste têm um bom ou até mesmo muito bom desempenho, embora com diferenças surpreendentemente visíveis na nitidez da imagem em uma iluminação muito boa.
O Samsung Galaxy S22 Ultraproporciona a maior nitidez ao fotografar objetos que estão próximos, enquanto o Pixel 7 Pro tem déficits visíveis. Embora o smartphone coreano Galaxy acrescente um pouco mais de nitidez às vezes, o carro-chefe do Google freqüentemente produz imagens embaçadas, particularmente ao longo das bordas externas. Da mesma forma, o Vivo X80 Proembaçar o conteúdo de nossas fotos, apesar de preferirmos o aspecto das fotos que produz em geral. Isto também vale para oiPhone 14 Pro Maxembora o carro-chefe Apple não se dê particularmente bem em termos de nitidez e equilíbrio de branco.
O telefone Samsung também cria os efeitos Bokeh mais atraentes. Mesmo com um assunto relativamente simples como nossos gnomos de jardim, o Pixel 7 Pro comete erros inesperadamente graves na delimitação das áreas embaçadas. A foto do X80 Pro não é tão nítida quanto as tiradas com o iPhone 14 Pro Max, muito menos com o Galaxy S22 Ultra. O carro-chefe do Google faz a diferença ao fotografar casas, com muitos detalhes e cores realistas que se parecem com a foto tirada com o iPhone 14 Pro Max (embora o carro-chefe Apple não exiba estruturas finas com o mesmo detalhe). É aqui que o Vivo X80 Pro brilha, enquanto sua reprodução de cores é muito legal e a foto foi excessivamente iluminada. O S22 Ultra da Samsung Galaxy também não consegue reproduzir a coloração natural do objeto da imagem.
16GB de RAM e 512GB de armazenamento é o padrão do Android?
A oferta que temos de smartphones Android permite aos utilizadores ter um smartphone quase feito à medida. Os fabricantes têm propostas que se ajustam a qualquer desejo e a qualquer especificações de hardware pretendidas.

Conhecedora do mercado como poucas empresas, a Antutu tem avaliado o que são as tendências e as especificações mais usadas. A análise dos 3 últimos meses de 2022 veio mostrar o que são agora as tendências e o novo padrão para os smartphones Android.
Todos conhecem a Antutu pelas suas apps de avaliação de desempenho dos smartphones. Os dados que recolhe e avalia permitem conhecer bem o que está no mercado e quais as tendências que estão a ganhar ou a perder força ao longo do tempo junto dos utilizadores.
Ao avaliar a sua informação recolhida no último trimestre de 2022, a foi possível determinar o que é cada vez mais o padrão nos smartphones Android. São vários parâmetros que são importantes e que determinam o que é atualmente o novo padrão.
Algo que fica de imediato claro é que os fabricantes começam a massificar a presença dos 12 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento interno, independente do segmento. Até há pouco tempo, os elementos de maior capacidade estavam restritos aos smartphones de topo e que eram mais inacessíveis.
Há ainda a certeza de que os ecrãs maiores estão a ganhar terreno, com a medida de 6,7 polegadas a dominar, em 32,4% dos smartphones, seguido por 6,6" (23%) e 6,8" (13,7%). Ainda aqui, os dados mostram que a taxa de atualização mais popular é dominada pelos 60 Hz, com uma quota de 48%.
Em termos de fabricantes de SoC, os valores acabam por ser óbvios, ainda que a mudança esteja a começar a ser vista. Assim, temos a Qualcomm com 60%, seguida pela MediaTek com 25,3%. Na questão do software, o Android 12 é o mais popular com 59,6%, seguido pelo Android 13, com 12,6%, Android 10 (12,5%) e Android 11 (10,5%).
Este é o novo cenário que os smartphones apresentam, fruto das escolhas dos utilizadores. Há uma clara melhoria no que toca ao hardware, com especificações mais elevadas, mesmo nos modelos de entrada de gama.
As melhores dicas para abrir o seu negócio digital em 2023
Imagem de geralt por pixabay

Nunca foi tão fácil começar um negócio como o é nos dias de hoje. Apenas com alguns cliques pode montar a sua loja online ou começar a trabalhar com clientes de qualquer parte do mundo. Um bom investimento para 2023, não acha?
Para que todo o processo se torne mais fácil, partilhamos consigo algumas dicas que o vão ajudar a começar com o pé direito.
Está a pensar começar o seu negócio digital? Deixamos-lhe algumas dicas
1. O seu negócio é viável?
A dica mais importante que temos para lhe dar é não começar nada sem, primeiro, testar a viabilidade do negócio. O produto ou serviço ajuda a resolver um problema de potenciais clientes? O custo é acessível? Os possíveis clientes estão dispostos a pagar pela solução ao problema?
Apesar de ser fácil começar um negócio online, nem todos vão sobreviver porque saltam a etapa mais importante. Se quer aumentar as chances de sucesso do seu negócio, dedique algum tempo a esta etapa antes do início do ano.
2. Desenvolva um plano de negócio
O passo seguinte é desenvolver um bom plano de negócios e que seja completo o suficiente para o ajudar na tomada de decisões no futuro. Uma forma de garantir que tem um bom plano é contratando alguém para o ajudar nesta etapa.
Neste momento terá, ainda, de escolher o nome do seu negócio. Certifique-se de que o nome escolhido está disponível tanto como username nas redes sociais como domínio para abrir o website mais tarde.
Aproveite, ainda, para tratar de todas as questões legais.
3. Lance o novo website
O passo seguinte é criar o seu novo website com todas as informações que os futuros clientes vão precisar. Certifique-se de que o website funciona não só no desktop, mas também em dispositivos móveis, caso contrário pode ficar em desvantagem em relação à concorrência.
Alguns negócios também precisam de uma loja online para vender os produtos ou serviços. Felizmente, hoje em dia é muito fácil montar uma loja online do zero, mesmo que não tenha qualquer experiência.
4. E-mail marketing é importante
O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para qualquer negócio e pode poupar-lhe muito tempo, se bem configurada. Com esta ferramenta pode segmentar a sua audiência, automatizar o envio de e-mails ou, até mesmo, fazer testes para saber quais os melhores horários para o envio de e-mails. É uma boa ferramenta, ainda, para melhorar a relação com os clientes (sem esforço extra!).
E, o melhor, esta ferramenta ajuda-o a obter melhores resultados com o investimento em marketing, ao mesmo tempo que o ajuda a poupar.
5. Não se esqueça das redes sociais
Estar nas redes sociais é imprescindível se quiser ter sucesso no meio digital. Agora a questão é: tem de estar presente em todas as redes sociais? Não. Aliás, será melhor escolher uma ou duas redes sociais e focar os seus esforços em fazê-las crescer.
Em 2022, a rede social mais usada no mundo inteiro foi o Facebook. Seguiu-se o Youtube e o Whatsapp. O Instagram ficou em quarto lugar nessa lista e o Tik Tok ficou um pouco mais abaixo, com cerca de 945 milhões de usuários.
6. Parcerias? Sim, algumas valem a pena
O melhor espaço na internet para conseguir parcerias para o seu negócio é a rede social LinkedIn. Nesta rede social vai encontrar outros negócios que se podem juntar ao seu ou mesmo profissionais que estão à procura de trabalho.
A rede social também será uma excelente aliada na procura de clientes se tiver um negócio B2B. Com uma pesquisa rápida encontrará dezenas de dicas para vender os seus produtos ou serviços no LinkedIn.
Com uma breve pesquisa pode encontrar muitas outras dicas que podem levar ao sucesso do seu negócio. Mas se colocar estas em prática, acredite, já tem uma boa base.
Para concluir, boa sorte no seu novo negócio e boas entradas.