Os 10 celulares com melhor desempenho de maio de 2022
Um dos benchmarks mais conhecidos, populares e confiáveis do mundo Android é, sem dúvida, AnTuTu. E é que, juntamente com o GeekBench e outras plataformas de teste, este sempre se apresenta como um benchmark confiável que tomamos como ponto de referência e suporte, pois nos fornece informações relevantes quando se trata de saber o quão poderoso, rápido e eficiente é um celular, tanto faz.

Como de costume, o AnTuTu costuma fazer um relatório mensal ou, melhor, uma lista de os terminais mais poderosos do mercado, mês a mês. Por este motivo, nesta nova oportunidade apresentamos o respetivo mês de abril, que é o último divulgado pelo benchmark e corresponde a este mês de maio. Vamos ver!
Estes são os celulares de alto desempenho com melhor desempenho de maio de 2022
Esta listagem foi revelada recentemente e, como já destacamos, pertence ao último abril de 2022, mas se aplica a maio, pois é o topo mais recente do benchmark, então o AnTuTu pode dar uma reviravolta no próximo ranking deste mês, que veremos em junho. Aqui estão os smartphones mais poderosos da atualidade, de acordo com a plataforma de testes:
Como pode ser detalhado na lista que anexamos acima, O Black Shark 5 Pro e Nubia Red Magic 7 Pro são as duas feras que estão localizadas nas duas primeiras posições, com 1.037.315 e 1.012.934 pontos, respectivamente, e uma diferença numérica não muito grande entre eles. Esses smartphones possuem a plataforma móvel Snapdragon 8 Gen 1.
O terceiro, quarto e quinto lugar são ocupados por Lenovo Legion Y90, Vivo X80 e iQOO 9, com 1.011.489, 994.730 e 994.461 pontos, respectivamente, para fechar as cinco primeiras colocações da lista AnTuTu.
Por fim, a segunda metade da tabela é composta pelo iQOO 9 Pro (988.937), Vivo X Note (985.373), iQOO Neo6 (982.460), Xiaomi 12 Pro (981.526) e realme GT 2 Pro (970.655), no mesma ordem, do sexto ao décimo lugar.
A gama média-alta com o melhor desempenho do momento
Ao contrário da primeira lista já descrita, que é dominada praticamente apenas pelos chipsets do processador Snapdragon 8 Gen 1, a lista dos 10 principais telefones de gama média-alta da atualidade com melhor desempenho para maio de 2022 pelo AnTuTu tem telefones inteligentes com processadores MediaTek e, claro, claro, Qualcomm, que também está presente neste ranking, como poderia ser de outra forma. Os Exynos da Samsung, como nas edições anteriores, não estão em lugar nenhum desta vez.
Depois Redmi K50, que desta vez está no topo e conseguiu marcar um número alto de 814.032 pontos, a fim de manter a coroa como o rei da gama média em termos de potência, graças ao fato de ser alimentado pelo Mediatek Dimensity 8100, é seguido pelo realme GT Neo 3, que também é alimentado pelo Dimensity 8100. Este último celular é colocado na segunda posição, com uma pontuação de 811.881. Por sua vez, o iQOO Neo5, celular da fabricante chinesa que vem com o Snapdragon 870 da Qualcomm e tem marca de 732.559 pontos, está posicionado em terceiro lugar.
O realme GT Neo2, realme GT e iQOO Neo5 SE garantiram a quarta, quinta e sexta posição, respectivamente, com números de 730.753, 728.731 e 726.449. O Oppo Reno6 Pro+ 5G está na sétima posição, com a marca de 722.683 pontos.
Artigo relacionado: Os 10 celulares com melhor desempenho de abril de 2022
O iQOO Neo5 e Oppo Find X3 estão na oitava e nona posição, com 720.683 e 720.130 pontos, respectivamente. O primeiro é um smartphone equipado com o poderoso Snapdragon 870, assim como o Oppo Find X3, que também compartilha essa parte. o realme GT Neo2T, que faz uso do Dimensity 1200 da Mediatek e ostenta seus não desprezíveis 710.503 pontos obtidos na plataforma de teste, é o mais recente smartphone da lista do AnTuTu.
A variedade de chipsets que encontramos nesta segunda lista é muito clara, embora não inclua os modelos Exynos, mas isso já é uma questão da Samsung, pois não é tão competitiva nesse segmento em termos de desempenho e potência. Por sua vez, a Mediatek e a Qualcomm são as que dominam a tabela dos intermediários com melhor desempenho do momento, sendo, por sua vez, as duas imbatíveis em termos de processadores móveis, segundo o AnTuTu.
Black Shark 5 Pro, o nível de desempenho superior hoje
O Black Shark 5 Pro foi coroado novamente como o celular mais poderoso do mundo, conforme determinado pelo AnTuTu em seus testes mais recentes. Este celular de última geração é focado em jogos e, portanto, possui o chipset Qualcomm mais poderoso da atualidade, que não é outro senão o já conhecido Snapdragon 8 Gen 1, peça que está emparelhada neste modelo com 8/12 Gb de RAM LPDDR5 e um espaço de armazenamento de 128/256 GB do tipo UFS 3.1, o mais rápido até agora.
Este dispositivo também utiliza tela OLED de 6,67 polegadas com resolução FullHD+ de 2.400 x 1.080 pixels e taxa de atualização de 144 Hz. Além disso, o Xiaomi Black Shark 5 Pro também vem com uma bateria de 4.650 mAh que é carregada através de uma porta USB-C e é compatível com a tecnologia de carregamento rápido de até 120 W.
Como um todo, o telefone para jogos também possui um sistema de câmera tripla que um atirador principal de 108 MP, uma lente grande angular de 13 MP e um sensor macro de 5 MP; dito combo é capaz de gravar em resolução 4K, mas apenas com a lente principal. Sua câmera frontal, por outro lado, tem 16 MP de resolução.
Em relação a outros recursos e qualidades do Xiaomi Black Shark 5 Pro, também encontramos um sistema de refrigeração interno que ajuda a reduzir a temperatura do terminal ao jogar por longas horas. Também encontramos um sensor de impressão digital montado na lateral, alto-falantes estéreo, conectividade 5G e NFC, mas sem expansão de memória via microSD, muito menos um fone de ouvido de 3.5 mm.
Manter alto desempenho com o Gerenciador de Tarefas da Motorola
Manter alto desempenho com o Gerenciador de Tarefas da Motorola
Os Gerenciadores de Tarefas permitem que você monitore como os aplicativos utilizam a memória e o poder de processamento e identifique aplicativos problemáticos que estão utilizando muitos recursos. Apesar de diversos aplicativos Gerenciadores de Tarefas estarem disponíveis no Android Market, seu telefone já inclui Gerenciador de Tarefas da Motorola. Ele é otimizado para seu telefone e pode distinguir entre aplicativos essenciais para o sistema e aplicativos opcionais do usuário. Se encerrar um aplicativo crítico para o sistema utilizando um Gerenciador de Tarefas de terceiros, você poderá desativar não intencionalmente uma funcionalidade chave para fazer ligações. O Gerenciador de Tarefas da Motorola não permitirá que você afete esses aplicativos críticos para o sistema. Ele permite monitorar seus aplicativos e interromper ou desinstalá-los seguramente. É possível configurar o Gerenciador de Tarefas da Motorola para enviar notificações à sua barra de status se ela detectar aplicativos com problemas.
Monitoração de seus aplicativos
Para utilizar o Gerenciador de Tarefas da Motorola:
Pressione > Gerenciar tarefas. Para receber uma notificação em sua barra de status sobre aplicativos problemáticos que estão utilizando muita memória ou capacidade de processamento, na guia Aplicativos, pressione > Configurações > Notificação. Para ver como os aplicativos estão usando a memória e a capacidade de processamento, consulte a guia Aplicativos no Gerenciador de tarefas. Aplicativos usando mais processador e memória são listados na parte superior. Se um aplicativo estiver utilizando muitos recursos do sistema, mas você não o estiver utilizando, mantenha-o pressionado na lista de aplicativos e toque em Finalizar aplicativo. Se o aplicativo tiver sido baixado e aparecer repetidamente nessa lista usando muitos recursos, você poderá desinstalá-lo. Para isso, mantenha o aplicativo pressionado na lista de aplicativos e, em seguida, toque em Desinstalar.
Entendendo a lista de Autoencerramento
O sistema operacional Android permite que múltiplos aplicativos executem ao mesmo tempo. Assim, mesmo se um aplicativo não estiver em uso, ele ainda poderá estar usando memória. Para assegurar que os aplicativos não utilizem CPU e poder de processamento quando você parar de usá-lo, os adicione à lista de Autoencerramento. O Gerenciador de Tarefas da Motorola encerrará os aplicativos nessa lista dois minutos após a tela desligar.
Não adicione aplicativos nessa lista se desejar usá-los quando a tela estiver desligada. Por exemplo, se desejar ouvir o rádio ou o Reprodutor de Músicas, não os adicione nessa lista. Caso contrário, sua música irá parar após a tela apagar para conservar a energia da bateria.
Para adicionar um aplicativo a essa lista, na guia Aplicativos do Gerenciador de tarefas, toque o aplicativo que deseja adicionar e selecione Finalização automática.
Como corrigir problemas de desempenho em seu smartphone Samsung
Apesar da Samsung ter em seu portfólio smartphones com hardware poderoso, nenhum aparelho consegue entregar um desempenho 100% excelente em todos os momentos, principalmente aqueles mais antigos.
Afinal, com a chegada de novos recursos e até mesmo a instalação de aplicativos mais pesados, o sistema pode apresentar lentidão, dificultando a usabilidade. Pensando nisso, vamos listar abaixo algumas dicas importantes para você corrigir problemas de desempenho em seu smartphone Samsung.
Reinicie o aparelho
Por muitas vezes, ficamos tão focados em procurar soluções "mirabolantes" que esquecemos de algo simples: reiniciar o aparelho. Sim, essa medida pode ajudar não apenas smartphones da Samsung, mas qualquer celular Android, sendo o primeiro passo na resolução de problemas de desempenho.
O sistema e os aplicativos são criados para se comportar de maneira adequada, mas sabemos que às vezes isso não acontece - e uma simples reinicialização pode ser suficiente para retomar a velocidade que você tinha anteriormente.
Verifique se há aplicativos consumindo a bateria em excesso
Em alguns casos, problemas de desempenho estão relacionados a aplicativos com comportamento inadequado. Normalmente, quando um app está causando um erro tão grande que "desacelera" todo o aparelho, ele também está consumindo a bateria em excesso.
Portanto, acessar as configurações e observar o uso da bateria pode fornecer uma certa idéia de como resolver o problema - recomendamos que verifique os dados no final do dia para obter informações mais completas.
Olhando o consumo de energia no uso diário, nenhum aplicativo deve "roubar" uma grande porcentagem da bateria, ao menos que seja um aplicativo que realmente necesssite de tanta carga, como serviços de streaming de mídia ou jogos 3D, por exemplo.
Qualquer outro aplicativo considerado "normal" que você usa por um período relativamente curto, deve consumir entre 1% e 5% da bateria. Se algum aplicativo estiver usando mais do que isso, vale a pena ficar de olho, principalmente naqueles que você não abriu recentemente e ainda assim estão usando muita energia, afinal, é bastante provável que estejam rodando em segundo plano.
Em versões mais recentes da OneUI, interface proprietária da Samsung, a seção dedicada à bateria permite visualizar os dados de dias anteriores. Então, se você notar que um aplicativo está consumindo sua bateria hoje, pode acessar as informações da semana passada e verificar se é um problema consistente ou relacionado a algo atual.
Observe o uso da memória RAM
Seguindo o mesmo princípio de observar o uso da bateria, também é possível ver a quantidade de memória RAM que os aplicativos estão usando. O alto consumo pode indicar que um aplicativo está diminuindo o desempenho geral do sistema, "roubando" uma quantidade de RAM que não precisa.
Nas configurações do aparelho, a interface mostra quanto de memória RAM está sendo usada, mas calma, você não deve se preocupar de imedito. A primeira coisa que devemos notar é a quantidade disponível. Caso tenha mais de 1GB, você não precisa fazer nada, pois seu smartphone está alocando RAM para os aplicativos de maneira correta.
Agora se você notar que um aplicativo listado (e não usado recentemente) está usando muita RAM, aí que mora o problema. Assim como na bateria, um software que não é usado ativamente não deve consumir recursos do aparelho. Na maioria das vezes, forçar a parada do aplicativo pode resolver o problema.
No geral, todos os aplicativos costumam usar a memória RAM de forma adequada, e caso isso não aconteça, o próprio sistema do smartphone tira automaticamente a RAM dos softwares que não estão sendo usados, mas claro que problemas podem surgir.
Reduza a resolução da tela
Os aparelhos da Samsung são conhecidos por suas telas de alta resolução, e apesar dos modelos mais recentes serem capazes de rodar todas as tarefas em uma qualidade altíssima, à medida que os smartphones envelhecem e os aplicativos se tornam mais pesados, existe uma boa possibilidade do hardware mais antigo não conseguir acompanhar. Afinal, quanto maior a resolução da tela, mais difícil será para o processador exibir todas as informações.
Portanto, aconselhamos que você reduza a resolução para aumentar o desempenho do aparelho. Por padrão, os celulares da Samsung nem trazem a resolução mais alta, devido a questões de vida útil da bateria. No entanto, é possível que você tenha ativado esse recurso anteriormente. Nos modelos recentes, existem três opções: HD+, FHD+ e QHD+ - recomendamos que mantenha na segunda.
Desinstale (ou desative) aplicativos não utilizados
Caso você não tenha conseguido identificar um aplicativo específico ou outra causa para a lentidão apresentada pelo smartphone, uma medida bastante útil é redefinir todas as configurações do aparelho. Realizando uma redefinição de configurações, o Android apagará todas as alterações feitas na segurança, idioma, contas, dados pessoais e configurações dos aplicativos baixados, incluindo os nativos do sistema.
Antes de mais nada, é importante lembrar que isso não apagará seus aplicativos, fotos e arquivos pessoais, por exemplo. No entanto, a interface da Samsung vai excluir diversos ajustes que você fez desde que começou a usar o aparelho.
Redefinição de fábrica
Se nada deu certo, só existe uma solução: realizar uma redefinição de fábrica. Esse processo vai deletar todas as suas personalizações, aplicativos e dados pessoais, entregando um sistema totalmente limpo assim como no primeiro dia que você tirou o aparelho da caixa.
Antes de prosseguir, certifique-se de fazer um backup de todos os seus dados para que nenhuma informação importante seja perdida permanentemente.
 
                            