Como personalizar a tela de bloqueio do celular | 5 dicas

iOS vs. Android: como você deve escolher seu próximo telefone?

Estilo De Engrenagem

iOS vs. Android: como você deve escolher seu próximo telefone?

Recém-revelado pela Apple iPhone 7 é uma atualização atraente, quer você tenha um iPhone atualmente ou esteja pensando em comprar um. Mas para muitas pessoas, o circo anual em torno do evento do iPhone da Apple é um lembrete de que eles não têm certeza de onde estão no debate iOS versus Android. O Google sempre dá alguns golpes no iOS ou no iPhone quando revela uma nova versão do Android ou tira o papel de um novo telefone Nexus. E nem um único evento do iPhone acontece sem que a Apple se gabar de como o iOS é melhor do que o Android (como quando não tão sutilmente anunciou que a iOS App Store gerou duas vezes a receita de seu “concorrente mais próximo” no trimestre mais recente).

Portanto, você deve comprar um novo iPhone ou um smartphone Android de última geração? Hoje em dia, a resposta depende menos de fatores concretos - como os recursos, especificações e preço do telefone - e mais de fatores abstratos como o quanto você gosta de um sistema operacional específico e qual fabricante de smartphone parece ser a escolha certa para você. Isso porque, no papel, os telefones principais estão cada vez mais parecidos, com especificações semelhantes e preços competitivos.

Mas cada empresa que fabrica smartphones, seja Apple, Samsung, LG, Lenovo, Huawei, Xiaomi ou outra empresa, tem sua própria abordagem exclusiva para construir telefones, projetar sua interface de usuário e aplicativos e comercializar seus dispositivos para os consumidores. Portanto, mesmo que dois telefones ofereçam recursos semelhantes a preços semelhantes, eles podem parecer dois dispositivos totalmente diferentes quando você coloca as mãos neles.

O mesmo é verdade para os dois principais sistemas operacionais móveis, o que é uma parte importante para resolver o debate iOS versus Android por si mesmo. Existem muitos mitos e equívocos sobre iOS e Android, então é uma ótima ideia ter certeza de que você não está operando sob suposições falsas. É verdade que o iOS não permite personalizações fáceis ou extensas como o Android (é por isso que muitas pessoas se perguntam se um jailbreak do iPhone é uma boa ideia). O Android pode ser um pouco mais complexo do que o iOS, mas sua curva de aprendizado não é mais difícil de negociar do que aquela que você enfrentaria ao aprender a usar o iOS do zero.

Outro mito persistente que influencia o debate iOS versus Android é que especificações impressionantes são fundamentais e que os iPhones perdem quando são comparados aos telefones Android de última geração. Claro, há mais em um telefone do que suas especificações, um princípio que você verá na superfície repetidamente em análises de especialistas sobre telefones que está tentando comparar. Um ótimo exemplo é como os megapixels, que são as especificações mais fáceis de comparar quando você está olhando para dois telefones com sistemas de câmera diferentes, não contam toda a história sobre o desempenho da câmera.

Só depois de ler os comentários e mergulhar nos outros recursos oferecidos é que você descobrirá como as câmeras funcionam com pouca luz, capturam objetos em movimento ou lidam com situações complicadas de contraluz. Você também terá que consultar avaliações para descobrir o quão precisas são as cores, a rapidez com que a câmera focaliza e como recursos como a estabilização ótica de imagem funcionam na vida real.

Precisa de outro exemplo de como as especificações não fornecem a imagem completa? Muitos novos telefones Android são alimentados por processadores octa-core, que soam muito mais impressionantes do que o processador de quatro núcleos do mais recente iPhone da Apple. Mas nem todos os processadores, mesmo aqueles com o mesmo número de núcleos, são criados iguais. Uma indicação melhor da potência de um processador é a arquitetura central, que influencia a eficiência de energia do chip, a dissipação de calor, o tamanho e o desempenho.

No entanto, se ter as melhores especificações e os recursos mais avançados são importantes, um telefone que executa o sistema operacional do Google ainda pode sair na frente no debate iOS versus Android. Os telefones Android mais sofisticados e caros costumam superar os iPhones no que diz respeito à duração da bateria, um recurso que a Apple demorou a atualizar. E muitos carros-chefe do Android têm carregamento sem fio, um recurso que a Apple ainda não introduziu na linha do iPhone.

Além disso, o Android é uma plataforma melhor para escolher se a realidade virtual é um recurso de smartphone que o entusiasma muito. E embora o iPhone 7 tenha uma classificação IP67 para resistência à água e à poeira, existem alguns telefones Android que são classificados como IP68 e podem resistir à submersão em águas profundas.

O ponto aqui é que você deve pensar um pouco sobre quais especificações e recursos são mais importantes para você. Em seguida, avalie os telefones com base em seus pontos fortes e fracos nessas áreas, em vez de simplesmente escolher o telefone com os maiores números.

Praticamente qualquer recurso de software está disponível em um smartphone iPhone ou Android. Existem inúmeros aplicativos excelentes para baixar para cada um - embora a iOS App Store possa ter uma vantagem em obter novos aplicativos empolgantes primeiro - e você pode concluir pagamentos móveis, tirar ótimas fotos e vídeos, controlar o sistema de infoentretenimento do seu carro, assistir filmes e jogar jogos em um telefone Android ou um iPhone.

É verdade que malware é mais fácil de encontrar em um telefone Android do que em um iPhone. Mas não há desculpa para negligenciar as medidas básicas de segurança ou deixar de usar o bom senso, independentemente da sua escolha de plataforma de smartphone. E muitas pessoas preferem a abertura do Android, mesmo que isso traga alguns riscos de segurança e alguns problemas de atualização, para o jardim murado do iOS e as medidas de segurança que ele permite que a Apple implemente.

Escolher entre iOS e Android se resume a determinar qual deles se sente bem. A melhor maneira de descobrir isso é ir à loja da sua operadora ou à loja de eletrônicos local e experimentar uma variedade de telefones diferentes. Entre os telefones Android, um dispositivo pode ser muito diferente do outro. Isso porque os únicos telefones 'puramente Android' são os telefones Nexus. O resto tem interfaces de usuário que são modificadas pelos fabricantes e apresentam aplicativos e complementos extras. As questões do iOS versus Android são bastante pessoais. Embora você encontre pessoas opinativas em ambos os lados do debate, não é até que você pense sobre suas prioridades e preferências que você será capaz de tomar a decisão certa para você.

Altere as definições de texto e visualização

Importante: alguns destes passos apenas funcionam no Android 13 e superior. Saiba como verificar a versão do Android.

Também pode encontrar as definições de acessibilidade nas Definições rápidas, onde pode alterar rapidamente as suas definições de texto e conteúdo preferidas.

Sugestão: estas definições também podem ser configuradas desde o início no assistente de configuração.

Altere o texto e o tamanho da visualização

Importante: a definição de tamanho do tipo de letra não se aplica a algumas apps.

Para diminuir ou aumentar o tamanho do tipo de letra:

No dispositivo, abra a app Definições. Pesquise e selecione Tamanho do tipo de letra. Para alterar o tamanho do tipo de letra preferido, mova o controlo de deslize para a esquerda ou direita.

Para diminuir ou aumentar o tamanho da visualização:

No dispositivo, abra a app Definições. Pesquise e selecione Tamanho da visualização. Para alterar o seu tamanho da visualização preferido, mova o controlo de deslize para a esquerda ou direita.

Sugestão: encontra uma pré-visualização da alteração dos tamanhos do tipo de letra e da visualização depois de definir cada controlo de deslize para o tamanho preferido e, se não gostar, para repor as definições, toque em Repor definições. As suas preferências de texto e do tamanho da visualização vão ser repostas para a definição original do dispositivo.

Importante: algumas apps não utilizam esta definição. Pode utilizar o tipo de letra em negrito para melhorar a visibilidade. No dispositivo, abra a app Definições. Toque em Acessibilidade Texto e tamanho da visualização. Ative ou desative a opção Texto em negrito.

O alto contraste pode facilitar a leitura do texto no dispositivo. Esta funcionalidade altera a cor do texto para preto ou branco, consoante a cor do texto original. No dispositivo, abra a app Definições. Toque em Acessibilidade Texto e tamanho da visualização. Ative ou desative a opção Texto de alto contraste

A correção da cor e as definições da escala de cinzentos ajudam o dispositivo a compensar os efeitos do daltonismo. No dispositivo, abra a app Definições. Toque em Acessibilidade Cor e movimento Correção da cor. Ative a opção Usar correção da cor. Escolha um modo de correção. Sugestão: pode criar um atalho para a correção da cor. pode criar um atalho para a correção da cor. Saiba mais acerca dos atalhos de acessibilidade

Importante: a inversão de cores inverte as cores no ecrã e aplica-se a tudo, incluindo ao conteúdo multimédia. No dispositivo, abra a app Definições. Toque em Acessibilidade Cor e movimento Inversão de cores. Ative a opção Usar inversão de cores. Sugestão: pode criar um atalho para a inversão de cores. pode criar um atalho para a inversão de cores. Saiba mais acerca dos atalhos de acessibilidade Utilize o tema escuro e a inversão de cores em conjunto Android 10 e superior: se abrir uma app que não suporta um tema escuro, ative a inversão de cores.

se abrir uma app que não suporta um tema escuro, ative a inversão de cores. Android 9 e inferior: só pode utilizar uma destas definições de cada vez. Se ativar o tema escuro, a inversão de cores é desativada automaticamente.

Altere as definições de movimento

Pode desativar as animações para ajudar a concentrar-se. No dispositivo, abra a app Definições. Toque em Acessibilidade Cor e movimento. Ative a opção Remover animações.

Pode aumentar o tamanho do ponteiro do rato para que seja mais visível. No dispositivo, abra a app Definições. Toque em Acessibilidade Cor e movimento. Ative a opção Ponteiro do rato grande.

Pode escurecer o ecrã para além do brilho mínimo do telemóvel para que a respetiva leitura seja mais confortável. No dispositivo, abra a app Definições. Toque em Acessibilidade. Ative a opção Escurecimento extra.

Obtenha mais ajuda

Para obter mais ajuda com as definições de texto e visualização, contacte a equipa de apoio técnico da Google para pessoas com deficiência.

Como personalizar a tela de bloqueio do celular | 5 dicas

É possível personalizar a tela de bloqueio do celular do seu jeito preferido, para ir além da simples exibição do relógio e da senha. Muitos recursos visuais e widgets podem ser aplicados e utilizados antes mesmo de desbloquear a tela do aparelho, customizando a sua experiência.

O Android permite personalizar a tela de bloqueio de diferentes maneiras, com recursos nativos para troca de papel de parede, relógio e notificações. Além disso, celulares da Samsung e da Xiaomi apresentam recursos exclusivos para modificar a interface. Veja, a seguir, algumas dicas para configurar a sua tela de bloqueio.

1. Altere o papel de parede

Essa é uma solução simples, mas muito comum. Na hora de mudar o papel de parede, é possível escolher um conteúdo específico para a tela de bloqueio. E vale a pena usar a criatividade: você pode, por exemplo, fazer uma combinação de temas entre a tela bloqueada e a tela inicial, criando um efeito de transição.

Para mudar, mantenha o dedo pressionado na tela e selecione “Papel de parede”. Em seguida, escolha entre um arquivo da galeria ou as imagens padronizadas do seu aparelho e salve a opção para a tela de bloqueio. É possível usar uma imagem ou carregar um vídeo como fundo de tela.

Além disso, Samsung e Xiaomi apresentam opções de papel de parede dinâmico. Ou seja, as fotos são alteradas a cada uso da tela de bloqueio. Nesse caso, abra as configurações de papel de parede e procure pelos respectivos recursos.

2. Escolha um novo relógio

O relógio é outro elemento de destaque na tela de bloqueio. Caso não goste do formato tradicional, é possível modificar o mostrador. Existem opções digitais, analógicas e até mesmo recursos que mostram o horário em outros fusos ou a agenda diária.

Para alterar, abra as configurações e selecione a opção “Tela de bloqueio”. Em seguida, encontre a opção de relógio e escolha o modelo de sua preferência.

3. Always On Display

O Always On Display é uma funcionalidade que mantém a tela ativa mesmo quando o celular está inativo. No lugar de mostrar a tela de bloqueio, exibe apenas informações essenciais, como o seu relógio e um resumo de notificações.

Esse recurso está disponível em diversos modelos para Android e pode trazer diferenças no consumo da bateria. Para economizar, é possível alterar entre a exibição contínua da tela ou a ativação por toque na tela

4. Temas

Os temas para Android promovem uma mudança geral na interface, com novos papéis de parede, ícones de aplicativos e desenhos de relógio para a tela de bloqueio. Portanto, caso queira avançar na personalização, vale a pena procurar por temas específicos.

Samsung e Xiaomi apresentam lojas próprias para adquirir temas e papéis de parede, com opção para filtrar por itens pagos ou gratuitos. Após fazer o download, siga as instruções da sua interface para aplicá-los no celular.

5. Atalhos e widgets

Essa dica é válida para quem utiliza aparelhos com a One UI, interface da linha Galaxy, da Samsung. Nas configurações de tela de bloqueio, é possível substituir os tradicionais atalhos para o telefone ou a câmera. Alguns apps, como a lanterna ou a calculadora, podem ser acessados sem senha.

Além disso, a One UI permite configurar widgets para a tela de bloqueio, acionados ao tocar uma vez no relógio. As opções incluem opções como o player de música, temperatura atual, agenda e rotinas da Bixby.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *