Confira as vantagens e desvantagens do iOS

3 vantagens e desvantagens de comprar um iPhone

O iPhone é um smartphone espetacular e um marco na história da tecnologia móvel, mas não é perfeito. Conheça as vantagens e desvantagens de comprar um iPhone.

O iPhone é um dispositivo que mudou a indústria. Quando foi apresentado ao mundo, em 2007, por Steve Jobs, surgiu como um dispositivo revolucionário, que se veio a revelar um sucesso e um marco incontornável na história da tecnologia e inovação.

Dez anos e vários modelos depois, o iPhone continua a ser uma referência no universo dos smartphones. Mas quais são as vantagens e desvantagens de comprar um iPhone?

Vantagens e desvantagens de comprar um iPhone

Vantagens do iPhone

Fonte da imagem: Apple

App Store

O paraíso das apps. A Google Play Store também tem milhões de aplicações, mas o iOS continua a ser o sistema operativo mais popular para os programadores. Por exemplo: o Instagram levou dois anos para chegar à Google Play Store depois de já estar disponível na App Store.

A Apple tem requisitos mais exigentes para os programadores, relacionados com segurança. Quem gosta de ter sempre acesso às melhores apps (e em primeira mão, em grande parte dos casos) vai preferir a a App Store.

Hardware e software

O iPhone tem uma excelente integração de software e hardware. A Apple é uma das poucas empresas que desenha o hardware e o software para os seus dispositivos.

Na maioria dos smartphones Android, a marca que cria o telemóvel nem sempre é a mesma que produz o software (que é utilizado por dezenas de marcas diferentes). A Microsoft tem parcerias com outras empresas para que estas desenvolvam o hardware, onde depois vai ser implementado o sistema operativo Windows Phone.

Esta harmonia da Apple entre software e hardware faz com que o dispositivo se torne mais fiável, o que dá mais estabilidade à utilização diária do produto. O iOS é, provavelmente, o sistema operativo mais intuitivo e fácil de usar, sendo que o hardware que a Apple desenvolve para os seus telemóveis também é, indiscutivelmente, um dos melhores do mundo.

Câmaras

A Samsung tem sido um concorrente à altura (e a Google também, agora com o Google Pixel 2), mas os smartphones da Apple têm sido, ao longo dos anos, os melhores no que toca ao departamento fotográfico. As fotografias do iPhone têm cores mais vívidas e naturais, especialmente no modo retrato.

Desvantagens do iPhone

Memória não expansível

A memória do iPhone não é expansível. Se comprar um Android, na maioria dos casos pode aumentar a memória ROM através de um cartão microSD, o que não acontece nos smartphones concebidos pela Apple. Se comprar um iPhone com 32GB de memória interna, então isto será sempre tudo o que terá. Caso queira mais, terá de comprar um novo gadget.

Preço

A Apple é famosa por praticar preços elevados. O iPhone é um dispositivo caro: neste momento se quiser comprar o último modelo, o iPhone X, vai pagar, pelo menos, 1179€.

Por outro lado, se quiser comprar um flagship de outra marca conceituada (como Samsung, Huwaei, Google, LG, etc.) vai encontrar preços bem mais baixos. Na realidade, se pretende comprar um smartphone de uma gama mais baixa, não pode contar com a Apple.

Menos hardware disponível

A Apple lança poucos modelos do iPhone por ano. Por isso, se quiser um iPhone, tem um leque de escolha bastante limitado. O hardware não varia muito de ano para ano e poucos modelos novos são lançados.

Por outro lado, se quiser comprar um smartphone que não o iPhone, tem imensas opções. Terá também outro tipo de hardware disponível: telemóveis mais pequenos, maiores, de outras cores, etc.

iPhone 13: 6 razões para amar e 3 motivos para não gostar do celular

O iPhone 13 chegou ao Brasil em outubro de 2021 com direito a atualizações significativas em relação ao iPhone 12 . Equipado com 5G, o modelo chama atenção positivamente pelas câmeras poderosas e boa construção. Por outro lado, mesmo sendo considerado um dos melhores do mercado, ele ainda esbarra em algumas limitações que podem desagradar a alguns consumidores, como você verá nas linhas a seguir.

Confira no vídeo abaixo todos os detalhes do iPhone 13

6 fatos sobre o iPhone 13! Preços, novidades e tudo que você precisa saber!

RAZÕES PARA AMAR O IPHONE 13

1. Câmeras de respeito, inclusive com o Modo Cinema

2 de 10 Câmera do iPhone 13 é uma das melhores do mercado — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Câmera do iPhone 13 é uma das melhores do mercado — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

A qualidade da câmera sempre foi um dos destaques do telefone da Apple. No iPhone 13, a história não é diferente. Falando em ficha técnica, o modelo convencional conta com duas câmeras principais na parte traseira: uma principal e outra ultra wide, que proporciona ângulos maiores de fotografia. Ambos os sensores contam com 12 MP cada. Apesar do número não impressionar tanto, já que no mercado existem modelos topo de linha com resoluções bem superiores, o iPhone 13 tem um dos melhores desempenhos fotográficos em um smartphone.

Outro destaque do aparelho é o Modo Cinema, recurso que deixa o fundo super desfocado em gravações de vídeo e dá um aspecto muito mais profissional ao conteúdo registrado. Além disso, o Modo Noite continua marcando presença, sendo capaz de utilizar inteligência artificial para entregar fotos noturnas muito mais claras e com pouco ruído.

2. Face ID ainda mais inteligente

3 de 10 Face ID funciona melhor no iPhone 12 e iPhone 13 — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo Face ID funciona melhor no iPhone 12 e iPhone 13 — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo

Graças a esse recurso, os usuários não precisarão mais retirar o acessório de proteção do rosto para fazer o reconhecimento facial no telefone da Apple. A tecnologia, no entanto, só está disponível para o iPhone 12 e iPhone 13.

3. Bateria dura muito

4 de 10 iPhone 13 não vem com carregador na caixa, mas suporta carregamento rápido — Foto: Thássius Veloso/TechTudo iPhone 13 não vem com carregador na caixa, mas suporta carregamento rápido — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O iPhone 13 também recebeu um salto importante na bateria. Apesar da Apple não divulgar a capacidade do componente, aplicativos de benchmark revelam que o smartphone tem uma célula de 3.240 mAh de capacidade, contra os 2.815 mAh do iPhone 12.

Testes já mostraram que a bateria do iPhone 13 aguentou 7 horas e 45 minutos de tela ligada e uso moderado. A autonomia impressiona ainda mais no iPhone 13 Pro Max, que alcançou 9 horas e 52 minutos de autonomia no mesmo teste.

4. Desempenho de ponta

5 de 10 iPhone 13 vem com o Apple A15 Bionic, processador veloz que consegue executar tarefas bastante exigentes — Foto: Thássius Veloso/TechTudo iPhone 13 vem com o Apple A15 Bionic, processador veloz que consegue executar tarefas bastante exigentes — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O iPhone 13 estreou o novo chip Apple A15 Bionic. O novo processador da empresa tem alta velocidade e consegue executar tarefas pesadas sem grande esforço. Prova desse desempenho todo é o fato de que o iPhone 13 derrotou o também muito potente Galaxy S22 (Samsung) em testes de velocidade.

O usuário que adquirir o iPhone 13 terá em mãos um dos smartphones mais rápidos do mundo e que deverá ter uma longa vida útil antes que comece a ficar defasado. O celular é excelente para jogos e lida bem com vários apps abertos simultaneamente.

O usuário que adquirir o iPhone 13 terá em mãos um dos celulares mais rápidos do mundo e que deverá ter uma longa vida útil antes que comece a ficar defasado. O celular é excelente para jogos e lida bem com vários apps abertos simultaneamente.

5. Muitas opções de armazenamento

6 de 10 iPhone 13 tem opção máxima de até 512 GB de armazenamento interno, contra 256 GB do iPhone 12 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo iPhone 13 tem opção máxima de até 512 GB de armazenamento interno, contra 256 GB do iPhone 12 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

A ausência de entrada para cartão de memória sempre foi algo característico dos smartphones da Apple. Para compensar isso, o iPhone 13 oferece várias versões de armazenamento: 128 GB, 256 GB e 512 GB. Para efeito de comparação, o iPhone 12 tinha versão de 64 GB, 128 GB e 256 GB.

A nova geração do iPhone começa com mais armazenamento na versão de entrada e inaugura a opção de 512 GB. Os preços podem variar bastante a depender da memória escolhida, mas 128 GB já é o valor recomendado para uma boa experiência para usuários menos exigentes. Vale destacar que nos modelos Pro o iPhone 13 oferece até 1 TB de memória interna.

6. Pronto para a conexão do futuro (5G)

7 de 10 Internet 5G, que funciona no iPhone 13, é até 50 vezes mais rápida que o 4G — Foto: Reprodução/Apple Internet 5G, que funciona no iPhone 13, é até 50 vezes mais rápida que o 4G — Foto: Reprodução/Apple

A internet 5G continua em expansão no Brasil e a tendência é de que a conexão esteja presente na maioria das cidades brasileiras dentro de alguns anos. O iPhone 13 já vem preparado para esse futuro, em que a internet chega a ser 50 vezes mais rápida que o 4G.

Esse é mais um dos motivos que mostram que o modelo terá uma vida útil considerável e não deve ficar defasado tão cedo, diferente de outros aparelhos da Apple que não tem 5G.

MOTIVOS PARA NÃO GOSTAR DO IPHONE 13

1. O notch incomoda muita gente

8 de 10 iPhone 13 tem notch menor que os iPhones anteriores, mas ainda é bem maior que a concorrência — Foto: TechTudo iPhone 13 tem notch menor que os iPhones anteriores, mas ainda é bem maior que a concorrência — Foto: TechTudo

Enquanto algumas marcas parecem ter resolvido a questão da câmera frontal numa tela com bordas mínimas, com soluções que vão desde sensor escondido atrás da tela, pequeno furo em formato de gota d’água e até câmera retrátil, o iPhone 13 mantém o polêmico notch. Apesar do detalhe ser cerca de 20% menor em relação aos outros modelos, ele ainda está ali e desagrada muitos usuários, já que uma pequena parcela do display é desperdiçado.

A própria Apple reconhece que essa é uma fraqueza do aparelho e trabalha para que o próximo celular da marca, o iPhone 14, venha com uma minúscula câmera no lugar do notch, de acordo com informações que ventilam nos bastidores.

2. Parece que o design parou no tempo

9 de 10 iPhone 13 tem design muito parecido com modelos de anos anteriores — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo iPhone 13 tem design muito parecido com modelos de anos anteriores — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo

A falta de inovação no desenho dos smartphones da Apple é, inclusive, motivo de chacota dentro de algumas comunidades de usuários de outras empresas. O motivo é o design, que mudou muito pouco desde o lançamento do iPhone X, em 2017.

Não fosse o notch menor e as lentes de câmera traseira na diagonal, seria difícil saber o que é iPhone 12 e o que é iPhone 13. Mesmo sendo o smartphone mais atual da companhia, o modelo não tem cara de ser um dispositivo tão novo assim.

3. Tela de 120 Hz faz falta

10 de 10 Tela do iPhone 13 tem ótima qualidade de imagem, mas apenas 60 Hz de taxa de atualização, igual os iPhones de 10 anos atrás — Foto: Reprodução/9to5Mac Tela do iPhone 13 tem ótima qualidade de imagem, mas apenas 60 Hz de taxa de atualização, igual os iPhones de 10 anos atrás — Foto: Reprodução/9to5Mac

Apesar do alto valor inicial cobrado pelo iPhone 13, a Apple não quis incluir um painel de 120 Hz. Isso vai na direção contrária de praticamente todos os modelos concorrentes como Xiaomi 12 e Galaxy S22, por exemplo. A alta taxa de atualização na tela é uma tecnologia que garante movimentos de animação mais fluídos e uma melhor experiência em jogos compatíveis.

Mesmo alguns modelos intermediários oferecem alta taxa de atualização. Enquanto isso, o iPhone 13 oferece um display com 60 Hz, igual aos modelos de uma década atrás da empresa. A tela de 120 Hz está presente apenas nas versões Pro do modelo.

Confira as vantagens e desvantagens do iOS

O iOS é o sistema operacional presente em dispositivos móveis da Apple. Acompanha várias pessoas desde 2007, quando o primeiro iPhone foi lançado. Há sempre histórias de guerra e amor envolvendo-o, se tornando uma das coisas mais polêmicas existentes no mundo da tecnologia. Os usuários que adotam a plataforma, o fazem por motivos diferentes, então, veja aqui as vantagens e desvantagens de utilizar o software da Maçã:

Vantagens

Ótimo desempenho

Esse item talvez seja o mais importante de todos os pontos positivos. A Apple, quando criou o seu software, executou todas as medidas em seu alcance para que seus dispositivos obtivessem a melhor performance. Os iGadgets possuem uma ótima comunicação entre a parte física e a parte lógica, a chamada firmware. O iPhone, iPad e iPod são extremamente rápidos, e sabemos que as especificações não são tão extravagantes. Por exemplo, a ultima versão do smartphone da fabricante, o 5s, possui apenas 1 GB de RAM, mas se posto ao lado de Androids com o hardware superior, empata ou até ganha em utilização normal, como em abertura de apps, carregamento de páginas e captura de fotos.

iOS se sai bem mesmo com pouca RAM iOS se sai bem mesmo com pouca RAM

Descomplicado é seu sobrenome

O redator que vos escreve utiliza o iOS e o Android, e adora os dois, só que indicaria o sistema operacional da Apple para qualquer leigo que viesse com a seguinte questão "qual plataforma devo escolher"? Isso porque o iOS é muito simples de se interagir e utilizar. Basta desbloquear para ter acesso rápido a todos os aplicativos, coisa que é realmente útil para iniciantes. As configurações avançadas estão, geralmente, escondidas. Para tornar mais prático que isso, só se a Maçã desenhasse para o usuário.

As configurações são bem simples As configurações são bem simples

A aparência

O iOS é bonito. Desde a sua versão primária, o sistema operacional possui uma interface amável aos olhos. O grupo de designers da Apple é um dos mais bem pagos do mundo, senão o primeiro. Para conseguir tal cargo, tiveram que estudar muito, além da criatividade sobrenatural como requisito. Então, eles estão preparados para desenvolver algo chamativo e atraente, mesmo que não agrade gregos e troianos.

iOS é bonitão desde o início iOS é bonitão desde o início

O padrão

O item "aparência" abre portas para outro fator importante, o padrão. A Apple é muito rigorosa com os desenvolvedores, criando um extenso "guia" para os criadores. A palavra guia está entre aspas por uma razão, e ela pode soar um pouco malévola no começo, mas é totalmente compreensível. A empresa só autoriza aplicativos em sua loja se seguirem os passos sugeridos por ela. Isso proporciona um visual padronizado tanto para a interface original, quanto para ferramentas de terceiros. Beleza não é tudo, precisa ser conciso. Achou parecido com a ditadura? Pensa neste contexto:

Você e uma dupla devem produzir um trabalho de 10 páginas, sendo que seu colega fará somente a conclusão (a última folha). Nas 9 primeiras, o seu bom gosto te diz para utilizar a fonte Arial, e no dia da entrega, descobre que o seu amigo fez uso da Comic Sans. É de arrancar os cabelos.

Apps padronizados fazem a diferença Apps padronizados fazem a diferença

Desvantagens

Mais do mesmo

Esse é o infeliz fato que ganha o posto de "pior coisa do iOS". A versão 7 do sistema operacional móvel da Apple trouxe um design totalmente diferente do que conhecíamos, porém, a usabilidade continuou exatamente a mesma. Enquanto outras plataformas acompanham o mercado consumidor, acertando às vezes e errando sempre, a Maçã parece nem tentar trazer o sentimento de novo para as suas atualizações.

Primos Primos

A diferença está longe de ser gritante. "Não devemos mudar o time que está vencendo" — pode até estar, mas isso é momentâneo e não significa que novas contratações estão fora de cogitação. O Android e Windows Phone estão aí para provar que existem competições fortemente munidas, com upgrades excelentes e baseados em feedback (como a versão 8.1 do sistema da Microsoft).

As notificações são péssimas

Uma das reclamações gerais sobre o iOS são as notificações. Elas não são boas. A Apple até tentou melhorá-las na versão 7, e conseguiu, de fato, mas estão longes de serem ideais. Enquanto o resto do sistema é simples, esse setor da plataforma é confuso e desorganizado. Não é uma coisa individual, pois aqui mesmo no TudoCelular os leitores já deram o seu parecer negativo sobre o tema (sim, sempre lemos os comentários). Talvez, com o iOS 8 a empresa seja capaz de trazer um modo agradável de interação com os comunicados recebidos nos gadgets, mas por enquanto, ponto para a concorrência.

As notificações do iOS são desinteressantes As notificações do iOS são desinteressantes

Obrigações

Eis uma coisa chata da Apple: empurrar as coisas próprias como se fossem as únicas. Existem diversos aplicativos na App Store com os mesmos objetivos dos nativos do iOS, como o Chrome, que faz o mesmo papel do Safari. Só que não existe a possibilidade de utilizar apps de terceiros para interagir com arquivos e dados. Isso é realmente irritante.

Por exemplo, quando estamos no Twitter para iPhone, não podemos abrir links de um tweet diretamente em outro navegador, devemos tocar e segurar a URL, copiar o conteúdo, sair da aplicação, acessar o browser em questão, ir na barra de pesquisa, pressionar no campo de texto e, por fim, colar. É complicado.

Todo um trabalho para utilizar apps de terceiros Todo um trabalho para utilizar apps de terceiros

Inflexível como pedra

O item "obrigações" já indica que o sistema é inflexível, mas o casó é tão sério que dividimos em dois. Quem gosta de tornar o aparelho pessoal, ficará desapontado ao utilizar o iOS. Praticamente nada é mutável, e quando é, sempre há limitações. Um exemplo: podemos até adicionar novos idiomas no teclado, mas o seu layout é mais fixo do que o Coisa. Não exite troca de temas, sendo que a única coisa customizável é o papel de parede. Quer trocar a fonte que é utilizada em seu dispositivo? É uma pena. Quer uma cor de fundo diferente? Esquece. É possível falar do sistema operacional da Apple como uma prisão, de forma análoga.

Quase nenhuma opção de personalização Quase nenhuma opção de personalização

Para concluir, esse informativo não possui o objetivo de confrontar outros sistemas operacionais, mas sim simular uma autoanálise realizada pelo iOS. Lógico que existem outras vantagens e desvantagens, porém, fugiriam do quesito impessoalidade. Coisa que é um ponto forte para um, pode não significar nada para outro. Já comentamos também sobre o Android, que é uma baita plataforma. Em um futuro próximo, os leitores do TudoCelular poderão conferir o que achamos sobre o Windows Phone, fiquem atentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *