5 coisas que a Apple deve lançar ainda este ano
Após anunciar o iPad de 10ª geração em outubro, informações apontam que Apple encerrou o lançamento de novos produtos em 2022. No entanto, ainda há pelo menos cinco coisas importantes que a gigante de Cupertino deve disponibilizar antes do final do ano. Algumas são promessas antigas, outras são assuntos pendentes da atualizações recentes. Abaixo, vamos te mostrar cada uma delas.
iOS 16.2
iOS 16.2
Atualmente em versão beta, o iOS 16.2 deve chegar aos usuários em dezembro com novos recursos, incluindo atualizações mais frequentes para o "Atividades ao Vivo"; nova arquitetura do aplicativo "Home" para melhorar a eficiência; possibilidade de relatar o acionamento involuntário do SOS de Emergência e muito mais.
No mesmo perÃodo, a Apple também planeja disponibilizar o iPadOS 16.2, macOS 13.1, watchOS 9.2 e tvOS 16.2. Ou seja, haverá atualizações para todos os sistemas operacionais da empresa ainda em 2022.
SOS de Emergência via satélite
SOS de Emergência via satélite
Todos os modelos da linha iPhone 14 suportam o recurso SOS de Emergência via satélite, que permite que os dispositivos se conectem a um satélite para enviar mensagens de texto para serviços de emergência quando estiverem sem conexão Wi-Fi ou 4G/5G.
Em uma página de suporte, a Apple menciona que o recurso "estará disponÃvel com uma atualização de software do iOS 16 em novembro de 2022", mas a empresa não compartilhou uma data de lançamento especÃfica.
É possÃvel que a novidade tenha sido habilitada no iOS 16.1.1, mas ainda não há nenhuma confirmação por parte da gigante de Cupertino, já que o changelog da atualização menciona apenas correções de bugs. Na verdade, espera-se que o recurso seja realmente lançado no iOS 16.2.
Por enquanto, o SOS de Emergência via satélite estará disponÃvel apenas nos Estados Unidos e Canadá, sendo gratuito nos primeiros dois anos. A Apple confirmou que pretende expandir o recurso para outros paÃses até o final de 2023.
Apple Music Classical
Aplicativo Primephonic comprado pela Apple
Em agosto de 2021, a Apple adquiriu o serviço de música clássica Primephonic. Na época, a empresa revelou que planejava lançar um aplicativo dedicado a esse gênero musical em 2022.
No inÃcio deste ano, desenvolvedores encontraram evidências do suposto Apple Music Classical nos códigos do iOS 15.5 e em um arquivo XML nos servidores da empresa. Ainda não há muitos detalhes sobre o aplicativo, tampouco sabemos se ele será integrado ao sistema ou lançado de forma independente na App Store.
De qualquer forma, mesmo que o serviço não venha pré-instalado, parece ele terá algum tipo de integração com o iOS. Portanto, seu lançamento pode acontecer com a chegada de uma atualização de software, provavelmente a versão 16.2 em dezembro.
Expansão do programa de reparo
Programa de reparo da Apple chegará em outros paÃses
Em abril deste ano, a Apple lançou um programa que permite que clientes tenham acesso a peças, ferramentas e manuais para realizarem reparos em modelos da linha iPhone 12, iPhone 13 e iPhone SE de terceira geração. Posteriormente, a empresa também incluiu versões do MacBook Air e Pro com chip M1.
Esse programa de autorreparo, que só está disponÃvel nos Estados Unidos, deve ser expandido para alguns paÃses da Europa ainda em 2022. Infelizmente, não há informações sobre a disponibilidade no Brasil.
Cartão-presente na Black Friday
Cartão-presente da Apple
Da Black Friday até a Cyber ​​Monday, a Apple costuma oferecer aos seus clientes nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e em outros paÃses, um cartão-presente de até US$ 200 na compra de um novo iPhone, iPad, Mac, Apple TV, AirPods e demais produtos qualificados.
Neste ano, a Black Friday acontece em 25 de novembro, sendo uma das poucas ocasiões em que a empresa disponibiliza algum tipo de promoção em seus produtos. Ainda não sabemos se a Apple Brasil adotará uma estratégia semelhante, embora seja pouco provável.
Apple confirma que vai adotar carregador USB-C devido às regras europeias. “Não temos escolha”
Nunca tinha havido um sinal tão claro de que a Apple vai cumprir com a nova regra europeia do carregador universal. A confirmação chegou de Greg Joswiak, vice-presidente sénior de marketing global da Apple, durante uma conferência do Wall Street Journal.
Numa tentativa de combater o lixo eletrónico, a União Europeia vai adotar a entrada USB-C, hoje em dia já presente na grande maioria de smartphones Android, como o padrão para os carregadores. Assim, em vez de precisar de vários carregadores diferentes, a ideia é que o consumidor só necessite de um cabo do mesmo tipo para carregar diversos equipamentos, de smartphones até tablets ou câmaras fotográficas.
Há poucos dispositivos que ficam fora desta regra: os carregadores de smartwatches e outros wearables, devido às dimensões mais reduzidas destes produtos. A mudança será obrigatória em 2024.
Na conferência do Wall Street Journal, Joswiak foi questionado sobre o tema. Ainda quando a proposta deste carregador universal estava em discussão a Apple já tinha demonstrado que estava contra a ideia. Afinal, a empresa usa nos iPhone a entrada Lightning. A mudança de legislação implica, consequentemente, uma mudança nos telefones vendidos na União Europeia.
PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR
“Obviamente vamos ter de cumprir”, explicou durante o evento, onde estava acompanhado de Craig Federighi, vice-presidente sénior da Apple para a área de engenharia de software. “Mas seria melhor para os clientes não terem tido um governo a ter uma atitude tão prescritiva.”
“Não me importo de ter os governos a dizer aquilo que querem cumprir, porque temos engenheiros bastante inteligentes para cumprir com aquilo que querem atingir tecnicamente”, contextualizou, mas lembrou que “já andam nesta discussão há mais de dez anos”.
“São bem intencionados”, disse o executivo da Apple sobre a posição da União Europeia, mas recordou que, há dez anos, a intenção da União Europeia era a de ter o micro-USB nos telefones. “E esse tipo já não existe agora.”
Resta saber se a regra europeia vai levar a Apple a adotar este tipo de carregador apenas no espaço europeu ou se haverá uma substituição completa em todos os mercados.
iPhone 15: modelos Pro e Ultra com chip A17 Bionic podem chegar com maior autonomia na bateria
Os rumores acerca da próxima geração de smartphones da Apple continuam a circular online. Os modelos mais caros da linha iPhone 15, o Pro e Ultra, deverão estrear o chip A17 Bionic de 3 nm. Ao que tudo indica, o novo processador vai prometer uma maior eficiência no consumo de energia.
No final de dezembro, a TSMC começou a produção de chips de 3 nm para a Apple. Citado pela Bloomberg, Mark Liu, presidente da fabricante, afirma que, em comparação com os chips de 5 nm, como o A15 Bionic, a tecnologia dos novos chips permitirá um melhor desempenho, consumindo menos 35% de energia.
Além dos modelos Ultra e Pro, espera-se que as versões standard e Plus do iPhone 15 estejam equipadas com o chip A16 Bionic, de 4 nm.
No que toca a rumores acerca da próxima geração de smartphones da Apple, recorde-se que as versões mais “apetrechadas” dos equipamentos poderão trocar os botões físicos por digitais, com um aumento no número de motores hápticos incluídos nos modelos.
Para lá de uma atualização da RAM, a troca das portas de carregamento Lightning por USB-C será uma das grandes mudanças a chegar ao iPhone, seguindo as novas regras da União Europeia. Note-se, no entanto, que apenas as versões Pro do smartphone vão contar com com suporte a transferências de dados a maior velocidade.
Acredita-se ainda que haverá uma maior diferenciação entre as câmaras fotográficas dos modelos Pro e Ultra, com o segundo a receber uma lente periscópica além de dois sensores na parte da frente.