Lançadores Android: Como instalar, alterar e personalizar o seu telefone

Milhões de pessoas afetadas por malware no leitor de código de barras do Android

Ninguém mais vai lugar nenhum sem o celular. É um utilitário que nos ajuda a navegar em nossa vida diária: rotas, horários, compras, descontos, serviços bancários e assim por diante. E, como a dependência que temos de nosso smartphone continua crescendo, não é de admirar que os hackers tenham percebido. Desta vez, trata-se de outro caso de um aplicativo que não funciona bem.

Um inocente scanner se transforma em um superdistribuidor de malwares

Com mais de 10 milhões de downloads, o aplicativo Barcode Scanner oferecia aos usuários um leitor básico de código QR e gerador de código de barras, útil na hora de fazer compras e resgatar descontos. Depois, provavelmente em uma atualização recente, o aplicativo começou a apresentar malwares que abriam anúncios no telefone dos usuários, com a origem do malware sendo apontada para o Barcode Scanner do Android. Embora o Barcode Scanner fosse anteriormente inofensivo, acredita-se que um hacker inseriu um código malicioso no aplicativo antes da atualização mais recente, infectando os dispositivos Android com malwares. Depois de instalado, o malware sequestra seus navegadores padrão e redireciona você para anúncios aleatórios.

Trata-se de um caso típico de malvertising (ou publicidade maliciosa, no termo em inglês), no qual os fraudadores enviam anúncios gráficos ou de texto infectados para redes de publicidade legítimas, que muitas vezes não conseguem distinguir os anúncios infectados dos confiáveis. Disfarçados de pop-ups comuns, esses anúncios maliciosos enviam atualizações falsas do navegador, utilitários gratuitos ou programas antivírus na esperança de que os usuários desavisados cliquem neles. Dependendo do tipo de programa que os anúncios maliciosos conseguem baixar, os hackers podem roubar seus dados, criptografar ou excluir suas informações ou sequestrar as funções do computador, como é o caso do malware do Barcode Scanner.

Embora o Google tenha retirado o Barcode Scanner de sua loja, ele não foi excluído dos dispositivos infectados. Então, se você tem o aplicativo no seu telefone, é hora de desinstalá-lo manualmente, o mais rápido possível.

Como se manter protegido

Todos nós precisamos refletir sobre o estado de nossa saúde digital, especialmente porque os hackers continuam nos atacando através do dispositivo que mais usamos: o celular. Para ajudar a proteger seus dados, sua família e seus amigos, confira estas táticas de segurança para afastar as ameaças dos dispositivos móveis:

1. Faça sua pesquisa

Embora alguns aplicativos maliciosos passem pelo processo de triagem da loja de aplicativos, a maioria dos downloads de ataques parece originar-se das redes sociais, dos anúncios falsos e de outras fontes não oficiais de aplicativos. Antes de baixar um aplicativo no seu dispositivo, faça uma pesquisa rápida sobre a origem e o desenvolvedor.

2. Leia as avaliações dos aplicativos com um olhar crítico

Avaliações e classificações ainda são um bom método de determinar se um aplicativo é legítimo. No entanto, fique atento às avaliações que reutilizam frases repetitivas ou diretas, pois isso pode ser um sinal de uma avaliação fraudulenta.

3. Atualize, atualize, atualize

Os desenvolvedores estão trabalhando ativamente para identificar e resolver os problemas de segurança. Atualize seus sistemas operacionais e aplicativos com frequência, para que tenham as correções e proteções de segurança mais recentes.

4. Proteja seus dispositivos com softwares de segurança

As soluções holísticas de segurança em todos os dispositivos continuam sendo uma forte medida defensiva para proteger os dados e a privacidade contra ameaças online como os malwares.

Fique atualizado

Para se manter atualizado sobre todos os produtos da McAfee e ficar antenado sobre as mais recentes ameaças à segurança do consumidor e dos dispositivos móveis, siga @McAfee_Home no Twitter, assine nossa lista de e-mails, ouça nosso podcast Hackable? e curta nossa página no Facebook.

Como mudar a aparência dos aplicativos do Android [Temas] – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Cansou de olhar para a mesma cara do seu telefone o tempo todo? Veja como mudar a aparência dos aplicativos do Android

As melhores ofertas,

sem rabo preso WhatsApp Telegram

Você passa boa parte do seu tempo olhando para a tela do seu smartphone, logo, não é difícil enjoar da cara dele. Uma boa forma de mudarmos um pouco as coisas é personalizar o tema do sistema. Existem algumas maneiras de fazer isso e eu te mostro a seguir como mudar a aparência dos aplicativos do Android e renovar um pouco o visual do telefone.

Como mudar a aparência dos apps do Android

A primeira e mais simples forma de mudar um pouco a aparência dos aplicativos no Android é na loja de temas. Você pode acessar através do menu de configurações e pode comprar ou usar os gratuitos disponibilizados na loja do fabricante. Veja como acessar:

Acesse o menu de configurações do seu telefone; Escolha a opção “Temas”; Você será direcionado para a loja do seu fabricante; Navegue pela loja e escolha o tema que mais lhe agrada; Toque em “baixar”; Após o download, toque em “Aplicar”;

Na parte inferior do Galaxy Store, por exemplo, há opções de mudança apenas para ícones. São muitos para escolher e ao alterar um tema, você poderá mudar a aparência de menus, ícones e planos de fundo.

Alterar a aparência dos ícones do Android

Se você não tem a intenção de mudar tanta coisa no Android, como planos de fundo ou menus, é possível mudar apenas a aparência de vários ou só um ícone específico.

Para fazer estas alterações, você pode baixar alguns aplicativos no Google Play que alteram a aparência dos ícones. Um exemplo é o X Icon Changer.

Baixe o aplicativo no Google Play; Na lista de aplicativos, escolha o que deseja alterar o ícone ou selecione todos; Escolha a aparência que deseja e aguarde a alteração;

Além desse app, basta pesquisar por “mudar ícones” no Google Play e outros aplicativos para mudança serão exibidos.

Launchers

Outra forma de mudar a aparência dos aplicativos no Android é baixar e instalar um launcher. Launchers são aplicativos que alteram a aparência, organização e até mesmo a interação dos menus.

Um dos mais conhecidos é o Nova Launcher. Com ele, é possível alterar e personalizar a aparência completa do Android e ir um pouco mais fundo, como organização dos menus e integração de funcionalidades.

Bom, agora você já sabe como mudar um pouco as coisas e sair da mesmice no seu Android!

Nesse tutorial, usei um Samsung Galaxy S10+ com Android 11 e One UI 3.1 para acessar o menu. O caminho e as lojas podem variar dependendo do fabricante ou versão do sistema operacional, mas deve ser algo próximo disso.

Com informações: AndroidTipsandHacks.

Lançadores Android: Como instalar, alterar e personalizar o seu telefone

Pergunte a um fã de Android em qualquer altura ao longo dos últimos 10 anos o que gostam no Android, e provavelmente dirão o lançador.

Pergunte a um fã de Android em qualquer altura ao longo dos últimos 10 anos o que gostam no Android, e há uma boa possibilidade de que a personalização seja uma grande parte da resposta. Em vez de ter uma interface de utilizador bastante rígida como o iOS no iPhone, o Android há muito que é elogiado pela capacidade de mudar o seu aspecto, e a forma como se comporta.

POCKET-LINT VIDEO OF THE DAY

Uma grande parte desta personalização é de lançadores Android na Play Store. No entanto, nos últimos anos, vimos fabricantes adicionarem muito mais opções de personalização directamente no seu próprio software. E isso continua com o Android 12, que tem visto uma grande mudança no design e personalização.

No entanto, os lançadores ainda têm o seu propósito. Escolha o correcto, e pode usar todos os tipos de ajustes. Desde a criação de widgets completamente personalizados que têm o aspecto e actuam da forma que se quer, até à alteração do tamanho e estilo dos ícones de aplicação.

Como escolher um lançador Android

Antes de escolher um lançador, vale a pena considerar o que quer do seu telefone Android. Se tiver um aparelho de um fabricante chinês como Oppo ou Xiaomi - ou um aparelho de pele grossa como um dos da Samsung- e quiser apenas uma experiência mais tipo Android, o melhor lançador a descarregar é provavelmente o lançador Nova.

O lançador Nova traz uma experiência visual que é muito mais parecida com o visual de stock/standard Android. Para além de oferecer um visual que, por defeito, se parece muito com o Pixel, também permite controlar cada elemento da experiência de software do seu telefone.

Vem como uma versão gratuita e premium, esta última dá-lhe muitas mais opções e vale definitivamente o esforço se quiser apenas que o seu telefone tenha a aparência que deseja.

O Nova Launcher permite-lhe fazer coisas como mudar manualmente o tamanho dos ícones do seu ecrã inicial, assim como instalar pacotes de ícones personalizados para que possa mudar também a sua aparência. Pode escolher quantas linhas e colunas de aplicações deseja no ecrã inicial e na gaveta da sua aplicação, e até afinar a forma como a barra de pesquisa do Google aparece. E isso é apenas a ponta do iceberg.

De facto, o Nova Launcher é tão profundo, que provavelmente poderia fazer com todo o seu próprio explicador e funcionalidade tutorial, por isso vamos deixar isso aí por agora. Basta dizer que, se gostar de brincar e personalizar, há poucos que oferecem as opções granulares que o Nova Launcher inclui.

Descarregar um lançador Android

O primeiro passo para instalar um novo lançador é exactamente o mesmo que descarregar uma aplicação. Basta ir à Play Store e procurar o lançador pelo nome (lista de sugestões no fundo deste artigo) ou simplesmente digitar "lançador". Vamos utilizar o Nova Launcher como exemplo neste guia, mas o mesmo processo aplica-se a todos.

Uma vez encontrado o lançador que pretende descarregar e instalado, o próximo passo é a sua configuração. A maioria dos lançadores Android tem um guia de configuração incluído para o ajudar a começar rapidamente, por isso basta tocar no ícone de aplicação do lançador, que deveria ter aparecido no seu ecrã inicial ou na sua bandeja de aplicação.

Quando tocar no ícone da aplicação - dependendo do telefone que estiver a utilizar - poderá ver uma mensagem popup a dizer algo como "X lançador está actualmente definido como padrão, vá às definições para tentar [nome do novo lançador]". Uma vez confirmado que quer experimentar, o seu aspecto de ecrã inicial deverá mudar completamente.

Muitas vezes, quando isto acontece, ainda não definiu o novo lançador como predefinição, por isso pode ser confuso quando premir o botão home e este regressa ao seu antigo lançador. O que pode fazer. O seu telefone pode fazer isso, ou dar-lhe um útil popup a perguntar-lhe qual o lançador que gostaria de utilizar como padrão.

Alterar o lançador padrão do Android

Na verdade, definir o lançador como o seu lançador padrão é um processo que varia um pouco dependendo do seu dispositivo. Com alguns telefones Android vai para Configurações > Home, e depois escolhe o lançador que deseja. Com outros, dirige-se a Definições > Aplicações e depois carrega no ícone da roda dentada de definições no canto superior, onde irá então escolher opções para alterar as aplicações por defeito.

Outras como Huawei, Oppo e Xiaomi tornam as coisas um pouco mais complicadas.

Samsung (Android 12) - Settings > Apps > Escolher aplicações por defeito > Home app

(Android 12) - Settings > Apps > Escolher aplicações por defeito > Home app Oppo & Realme (Android 11) - Settings > App Management > Default App > Homescreen

(Android 11) - Settings > App Management > Default App > Homescreen Xiaomi/Redmi/Poco (Android 11) - Definições > Ecrã inicial > Lançador predefinido

(Android 11) - Definições > Ecrã inicial > Lançador predefinido OnePlus (Android 11) - Definições > Aplicações e notificações > Aplicações predefinidas

Claro que, se tiver uma versão mais antiga de software, o método pode ser ligeiramente diferente. A forma mais rápida, e mais fácil, é ir para a aplicação Settings e procurar por "aplicação padrão" no campo de pesquisa, e deve encontrá-la.

O que se segue?

Como aludimos anteriormente, assim que tiver o lançador activo no seu telefone, a aparência do ecrã inicial muda. É muito provável que as suas aplicações já não estejam organizadas como as tinha antes, pelo que terá de passar alguns minutos (está bem, talvez mais do que apenas alguns) a colocar as suas aplicações, a criar pastas, a escolher um papel de parede, etc.

Pode também ter acesso às configurações do seu lançador, para personalizar vários aspectos do mesmo. Com muitos deles, basta tocar e segurar no ecrã inicial e há uma barra de definições mesmo ao lado das habituais opções de papel de parede e widgets, pode até ver uma opção de pacote de ícones (dependendo do lançador que estiver a utilizar).

Que lançadores Android existem?

Há uma série de lançadores decentes para Android, cada um deles oferecendo algo um pouco diferente do resto.

Lançador Nova - ver na Loja Play

Personalizabilidade no seu melhor. Pode alterar quase todos os aspectos da sua experiência de software telefónico.

Lançador Microsoft - ver na Loja Play

Lançador muito limpo que classifica inteligentemente as suas aplicações mais usadas e que frequentemente contacta as pessoas para as tornar fáceis de chegar. Também lhe dá ecrãs individuais para os seus lembretes/tarefas, widgets, documentos e aplicações.

Lançador Niagara - ver na Play Store

O lançador Niagara é semelhante na premissa: velocidade. Ele quer ajudá-lo a chegar ao que deseja o mais rapidamente possível. Sem animações ou transições desnecessariamente longas. Não está sobrecarregado com camadas UI. Em vez disso, escolhe as coisas importantes e elas são tudo o que aparece no seu ecrã inicial. É rápido, desordenado e fácil.

Lançador de acção: Edição Pixel - ver na Play Store

Tal como o Nova Launcher, o Action Launcher dá-lhe a capacidade de personalizar uma série de elementos de interface de utilizador dentro do software. Mas talvez seja mais apelativo para aqueles que têm pouca paciência para configurar novamente os seus ecrãs de início, uma vez que pode importar a disposição existente do ecrã da sua aplicação/casa, em vez de o forçar a recomeçar.

Outros lançadores oferecem todos a capacidade de personalizar a aparência do tema do telefone, ícones, e alguns até adicionam gestos personalizados para o lançamento de funções específicas.

Qual deles é o melhor depende inteiramente do que precisa que faça. Se tiver a paciência, e quiser experimentar alguns lançadores diferentes, tem a liberdade de o fazer. A maioria é livre de descarregar, alguns têm versões "Prime" que são pagas para actualizações, mas vêm com mais funcionalidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *