Do iOS 16 ao "compra agora, paga depois", passando pelo Ventura, estas são as cinco principais novidades da Apple
Dois anos depois, o quartel-general da Apple em Menlo Park, na Califórnia, voltou a abrir portas. Ainda não foi como dantes, com o fantasma da pandemia a sentir-se nas entradas limitadas e no modelo de apresentação das principais novidades a fazer-se através da transmissão de um vídeo pré-gravado, mas o primeiro dia da Worldwide Developers Conference, a conferência anual de developers, trouxe várias novidades sobre a famosa marca da maçã. Selecionámos uma mão cheia delas.
1 - O esperado iOS 16 chegou
A primeira surpresa da noite era aquela que já todos aguardavam: a apresentação do iOS 16, o novo sistema operativo para o iPhone.
A grande novidade é a possibilidade de uma maior personalização do ecrã de bloqueio. Para além das ferramentas clássicas, poderão ser adicionados os widgets que cada utilizador considere mais adequado à sua utilização do dispositivo. Neste contexto, a ferramenta “Live Activities” é uma novidade, permitindo acompanhar eventos em direto, seja um jogo de futebol ou uma encomenda.
Já as notificações vão passar, com o novo sistema operativo, para uma zona inferior do ecrã para não se sobreporem a este novo ecrã de bloqueio personalizado.
Nas mensagens há também novidades, com a Apple a afirmar que incorporou as três funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores. Com o iOS 16 vai ser possível editar mensagens, cancelar o envio de uma mensagem ou colocar um marcador com um lembrete relativa a uma sms recebida.
créditos: Apple
2 - Compre agora, pague depois
As soluções de pagamentos parcelados “buy now, pay later” ["compre agora, pague depois"] estão a conquistar o e-commerce e a Apple não ficou indiferente a isso. O Apple Pay, o serviço de pagamentos da tecnológica, vai passar a ter uma funcionalidade que permitirá ao comprador dividir o valor total de uma compra, sem juros, até quatro pagamentos. Estas quatro 'prestações' terão, no entanto, de ser pagas numa janela máxima de seis semanas, sendo que o utilizador terá também a possibilidade de antecipar o pagamento. Tudo é controlado a partir da Wallet, a carteira digital da Apple.
“O Apple Pay Later está disponível em todo o lado em que o Apple Pay seja aceite online ou em aplicações”, recorrendo à rede de pagamentos da Mastercard e deverá acompanhar a chegada do iOS 16.
3 - Ventura
Por cá o nome do novo macOS despertará reações que não deverá ter despertado lá fora. Ventura — não, não é o líder do Chega —, o novo sistema operativo da Apple, abre a possibilidade de trabalhar em modo multitask sem perder a concentração com o novo Stage Manager - ferramenta que também brilha no iPadOS 16.
O novo sistema traz também uma nova ligação entre dispositivos da Apple. Passa a ser possível transferir chamadas FaceTime de um dispositivo para o outro ou até converter um iPhone numa webcam.
4 - Hora do medicamento
O watchOS 9 também esteve debaixo dos holofotes na última noite. O smartwatch da Apple tem novas funções na app de treino e uma na aplicação Medicação que permite gerir e controlar os medicamentos que o utilizador tem de tomar.
O relógio traz ainda novas funcionalidades que vão permitir monitorizar com mais detalhe o sono e o ritmo cardíaco.
créditos: Apple
5 - Um novo processador, dois novos Macbooks
A Worldwide Developers Conference foi também pretexto para apresentar dois Macbooks, ambos com o novo processador M2.
Além do processador de nova geração, o Macbook Air apresenta um design ultrafino, tem um ecrã Liquid Retina brilhante, câmara FaceTime HD 1080p, sistema de quatro altifalantes com áudio espacial e até 18 horas de autonomia. Em Portugal vai estar disponível a partir de 1.529 euros.
Já o Macbook Pro, também com o novo processador M2, tem um ecrã Retina brilhante, câmara FaceTime HD 1080p, microfones com qualidade de estúdio e promete até 20 horas de autonomia. Estará disponível em Portugal a partir de 1.629 euros.
Ambos os dispositivos ficaram à venda no próximo mês.
Pode rever a apresentação, na íntegra, aqui:
Guia completo para comprar o iPhone 12
Nesta sexta-feira (20), a Apple começa a vender no Brasil a nova linha do iPhone 12. Anunciado em outubro, em um evento especial online, a empresa de Cupertino traz 4 novos celulares, que compartilham de várias similaridades, mas contam com especificidades que podem agradar certos consumidores. Confira as diferenças neste guia completo.
Design: Um clássico do iPhone
A linha do iPhone 12 ganhou um novo design para os quatro novos modelos. As bordas curvas agora são quadradas, como eram os iPhones 4 e 5. Ao todo, são três tamanhos diferentes. O iPhone 12 mini tem uma tela de 5,4 polegadas (em tamanho, ele fica entre o iPhone SE original e o iPhone 6/7/8, mas com muito mais tela), o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro contam com uma tela de 6,1 polegadas (do mesmo tamanho do iPhone XR e 11, mas agora com menos borda) e o iPhone 12 Pro Max tem um display de 6,7 polegadas – 0,2 polegada maior que o iPhone 11 Pro Max.
Logo de cara, portanto, é importante escolher o tamanho. Para quem quer um celular que realmente cabe no bolso e nas mãos, o 12 Mini vai ser mais do que a escolha adequada. Para aqueles que querem um bom tamanho de celular, o 12 e o 12 Pro são ideais, enquanto o 12 Pro Max é para os aficcionados por telonas e uma bateria gigante. Todos eles têm o display Super Retina XDR, uma tela OLED com suporte a Dolby Vision, HDR e ampla tonalidade de cores. A diferença é que normalmente as telas do modelo Pro são mais brilhantes, mas todas atingem o mesmo pico de 1.200 nits.
O acabamento dos celulares também é diferente. O iPhone 12 e 12 Mini têm a lateral em alumínio e o vidro na parte de trás é liso, enquanto no 12 Pro e 12 Pro Max, o vidro é fosco e as laterais são de aço inoxidável. As cores também são importantes: os modelos normais contam com cinco cores: azul, verde, vermelho (PRODUCT)RED, branco e preto. Já os modelos Pro contam com quatro cores: azul-pacífico, dourado – que ficou bem ouro nas bordas -, grafite e prateado.
Processamento e armazenamento
Aqui, nesta ponto, você encontra pontos em comum. Todos os quatro novos modelos contam com o processador A14 Bionic de 5 nanômetros. Ele é 50% mais rápido em comparação ao melhor processador de um smartphone Android, segundo a Apple. Mais poderoso e eficiente, ele conta com melhorias de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Além de abrir aplicativos mais rápido, o A14 também é responsável por uma qualidade ainda melhor nos seus cliques.
Em relação ao armazenamento interno, o 12 e 12 Mini contam com três opções: 64GB, 128GB e 256GB. Já os iPhones 12 Pro e 12 Pro Max podem ser encontrados em versões de 128GB, 256GB e 512GB. Os modelos que contam com 128GB e 256GB acabam sendo mais do que ideais para a maioria dos usuários da Apple.
Vale lembrar que apesar do 5G não estar oficialmente no Brasil, todos os modelos vendidos pela Apple suportam essa nova banda de ultraconexão. Os quatro celulares também contam com iP68, de resistência à água e poeira. Ou “resistência a ops”, de acordo com a Apple. Pode derramar Coca, água, café e nada vai acontecer com o celular.
Câmera
É nas câmeras que o comparativo vai ficando interessante. Todos os modelos contam com câmeras de 12MP, na frontal ou nas lentes traseiras. As diferenças são: os iPhones 12 e 12 Mini contam com duas câmeras traseiras: uma wide, principal, e uma ultrawide para caber mais informação na foto. Já o iPhone 12 Pro e 12 Pro Max, além dessas duas lentes, também têm uma telefoto. No Pro, é possível dar um zoom de até 4 vezes, enquanto no Pro Max, de 5 vezes. Todas as câmeras, pela primeira vez, fazem fotos no Modo Noite.
A lente principal do iPhone 12, do iPhone 12 mini e do iPhone 12 Pro absorvem 27% mais luz do que o iPhone 11. Com o Smart HDR 3 e aprendizado de máquina, o celular automaticamente ajusta o balanço de branco, contraste, textura e saturação para fotos mais naturais.
Os iPhones 12 Pro e 12 Pro Max contam com um scanner LiDAR que faz um mapeamento 3D do ambiente – mais ou menos o que o sistema TrueDepth da câmera frontal faz com o Face ID, só que melhor. Esse escaner ajuda a fazer fotos mais bem recortadas no Modo Retrato – inclusive à noite.
A diferença no iPhone 12 Pro Max é que ele tem um sensor 47% mais largo na câmera wide o que permite uma absorção 87% maior de luz, o que faz bastante diferença em condições de baixa luminosidade.
Em outras palavras, os quatro iPhones, na luz do dia, fazem fotos muito parecidas e igualmente boas e é à noite que o 12 Pro Max se destaca graças à junção do escaner LiDAR, um sensor maior e por precisar de menos tempo com o Modo Noite ligado. Todos os iPhones gravam com Dolby Vision HDR, mas apenas os modelos Pro conseguem gravar em 4K 60 quadros por segundo, nos outros, fica em 30 quadros por segundo usando essa tecnologia.
Bateria e acessórios
Aqui, a máxima segue: quanto maior o celular, maior a bateria. A Apple promete 15 horas de reprodução de vídeo no iPhone 12 Mini, 17 horas nos iPhones 12 e 12 Pro e até 20 horas no iPhone 12 Pro Max.
Na rotina, o iPhone 12 Mini deve chegar ao fim de um dia com um pouco de custo, se você for um usuário que está sempre usando o celular. O 12 Pro e o 12 devem aguentar um dia inteiro sem problema. O iPhone 12 Pro Max, se você for não um heavy-user pode chegar aos dois dias. Ou para os dias mais exigentes, ele irá com você do começo ao fim.
Todos os celulares contam com carregamento rápido e carregamento wireless. Na caixa, todos contam com um cabo USB-C para Lightning, mas sem o carregador ou fones de ouvido. Para o carregamento rápido, é necessário comprar o adaptador de energia de 20W vendido separadamente.
Leia também: Magsafe: Por dentro do carregamento wireless do iPhone 12
É também nessa geração que a Apple anunciou acessórios MagSafe. Eles grudam por ímã na traseira do iPhone. Com o carregador MagSafe, por exemplo, é possível carregar 50% em 30 minutos.
As cases (transparente, de silicone e de couro) todas grudam por esse ímã e você pode até ter uma carteira grudada na traseira do seu iPhone 12. A Apple também abrirá para parceiros a tecnologia para que eles desenvolvam acessórios próprios.
Preços e considerações finais
Por fim, o que vai te fazer escolher um novo iPhone é o valor final dele. E na loja oficial da Apple, eles não estão convidativos. Começando em R$ 6.999 no iPhone 12 Mini de 64GB, ele pode chegar a R$ 13.999 no modelo 12 Pro Max de 512GB. Confira todos os preços:
iPhone 12 Mini: 64GB, R$ 6.999; 128GB, R$ 7.499; 256GB, R$ 8.499;
iPhone 12: 64GB, R$ 7.999; 128GB, R$ 8.499; 256GB, R$ 9.499;
iPhone 12 Pro: 128GB, R$ 9.999; 256GB, R$ 10.999; 512GB, R$ 12.999;
iPhone 12 Pro Max; 128GB, R$ 10.199; 256GB, R$ 11.999; 512GB, R$ 13.999.
É possível encontrar o iPhone por valores um pouco mais baixos no varejo, mas enquanto o dólar estiver alto, é improvável que o preço dos modelos 12 caiam bastante.
O iPhone 12 é um grande salto para quem vem de um iPhone com design clássico, como o iPhone 8, ou esteja vindo de um iPhone X ou iPhone XR. Nesses modelos, você perceberá a melhora principalmente na hora de tirar fotos. Mais uma vez, vale falar do iPhone 12 Mini, que é o tamanho que diversos consumidores esperavam, porque não querem um celular gigante.
O comparativo dos iPhones mais compactos da Apple
Comparámos os iPhones 12 mini, 13 mini e o novíssimo SE.
Publicidade
Publicidade
As tendências na tecnologia são um bocadinho como na moda, vão e voltam. Houve uma época em que a procura era focada em smartphones cada vez mais pequenos. Uns anos depois, surgem ecrãs maiores e, apesar da estranheza inicial, a verdade é que foram muito bem aceites.
Pode concluir-se agora que afinal há mercado para estes dois tipos de consumidores e a Apple tem atualmente disponível para compra vários modelos compactos para poder agradar a todos.
Ainda esta semana vimos ser apresentado um novo modelo compacto do iPhone, o iPhone SE de terceira geração que introduz algumas novidades como o suporte ao 5G, melhorias na bateria, na câmara e mesmo ao nível do desempenho.
Neste artigo vamos compará-lo com os dois outros compactos da Apple: iPhone 12 mini e iPhone 13 mini.
Design
iPhone 12 mini à esquerda, iPhone 13 mini ao centro e novo iPhone SE à direita.
Os iPhones mini são mais pequenos em tamanho que o SE, por terem o novo design da Apple de ponta a ponta com o notch para albergar os sensores do Face ID. O SE adopta o design clássico do iPhone, necessitando portanto do espaço necessário para o botão com Touch ID. Na parte traseira, temos em todos eles vidro mas a diferença é evidente no número de câmaras.
A nível das cores também há diferenças em cada modelo.
iPhone 12 mini: azul, verde, roxo, PRODUCT (RED), branco e preto;
iPhone 13 mini: azul, verde, rosa, PRODUCT (RED), luz das estrelas e meia-noite;
iPhone SE (2ª geração): meia-noite, luz das estrelas e PRODUCT (RED).
Ecrãs
O tamanho do ecrã é diferente entre os modelos mini e o SE variando igualmente as suas características. Os iPhones 12 mini e 13 mini, são equipados com um ecrã de 5,4" Super Retina XDR, com tecnologia OLED. Mais pequeno, o ecrã do iPhone SE é um Retina HD de 4,7 polegadas com tecnologia IPS.
Porque é que o ecrã do SE é mais pequeno se o smartphone é maior que o mini? Isto tem que ver com o design dos iPhones mini, que já vos falei atrás. O facto das bezels do ecrã serem muito mais pequenas permite estender o tamanho do ecrã, sem necessidade de alterar o tamanho do próprio dispositivo.
Retornando às funcionalidades dos ecrãs, o grande destaque vai para o uso de OLED nos iPhones mini, que permite maiores níveis de contraste, imagens mais brilhantes e com mais cores.
Da mesma forma, em termos de resolução, a melhor opção são os iPhones mini, cuja resolução é de 2340x1080 píxeis a 476 ppp, sendo que no iPhone SE é de apenas 1334x750 píxeis a 326 ppp.
Rede móvel
Todos os iPhones aqui comparados são compatíveis com a mais recente geração de redes móveis 5G.
Câmaras
Neste ponto encontramos uma série de diferenças, tanto pelo número de câmaras como pela qualidade e funcionalidade. Em primeiro lugar, o iPhone 12 mini possui um sistema duplo de câmaras traseiras de 12 MP (ultra grande angular e grande angular).
O iPhone 13 mini mantem o mesmo número de câmaras e a resolução que o seu predecessor, mas com melhorias a nível da estabilização, no tamanho dos sensores, que, sendo maiores, permitem um aumento do desempenho até 47% em ambientes de pouca luz. Resta ainda o suporte ao modo cinematográfico que diminui a profundidade de campo de forma automática em vídeo, bem como o suporte aos estilos fotográficos e ao Smart HDR 4.
Já o iPhone SE, apenas vem com uma câmara grande angular de 12 MP. Destaca-se do 12 mini por herdar o suporte aos estilos fotográficos e ao Smart HDR 4.
Atenção a um pormenor importante, ao contrário dos modelos mini, neste dispositivo não tens o modo noite.
No que concerne à câmara frontal, os iPhones mini possuem o mesmo conjunto de câmaras TrueDepth de 12 MP, enquanto que o SE usa uma câmara FaceTime HD de 7 MP. O SE não tem capacidade para capturar vídeos 4K na câmara frontal, ao contrário dos mini que, não apenas suportam esta resolução, como adicionalmente permitem a gravação de vídeo HDR com Dolby Vision. Todos suportam gravação de vídeo 4K na câmara traseira.
Processamento
As diferenças nos processadores são pouco notadas. No iPhone 12 mini temos o A14 Bionic, nos iPhones SE e 13 mini temos o A15 Bionic. Quer isto dizer que o novo SE e o topo de gama da Apple têm neste momento um melhor processador, com desempenho e capacidade gráfica ligeiramente melhorados.
Autonomia
Os iPhones mini garantem uma autonomia de bateria superior ao novo iPhone SE. Porém, se procuras mais autonomia e até estás a gostar do modelo mini, opta pela versão mais recente (13 mini), uma vez que garante cerca de duas horas a mais que o seu predecessor, quer por ter um processador mais eficiente, quer uma bateria de maiores dimensões. A diferença é a mesma se compararmos o iPhone 13 mini com o iPhone SE: são mais 2h de bateria.
Capacidades e preços
Como é habitual, os preços variam consoante a capacidade de armazenamento. Por isso, aqui está a lista de todos os preços:
iPhone SE
64 GB - 529€
128 GB - 579€
256 GB - 699€
iPhone 12 mini
64 GB - 709 €
128 GB - 759€
256 GB - 879€
iPhone 13 mini
128 GB - 829€
256 GB - 949€
512GB - 1179€
Decisão difícil ou nem sequer há dúvidas? Todos os elementos fazem diferença, e esperamos ter-te ajudado com este comparativo.
Publicidade