O que é carregamento rápido e quando desativar no seu celular
O carregamento rápido é uma função que ganha cada vez mais espaço entre os smartphones. Com o objetivo de fornecer uma carga maior da bateria em menos tempo, tornou-se um recurso importantíssimo para aquelas pessoas que vivem em constante movimento e não possuem tanto tempo disponível para recarregar o celular.

Apesar de a técnica estar bastante difundida entre novos aparelhos, ainda pode render dúvidas sobre seu funcionamento. Há, inclusive, a possibilidade de desativar o recurso. Saiba mais sobre o carregamento rápido abaixo!
Carregamento rápido: o que é e como funciona
A premissa do carregamento rápido, como o próprio nome sugere, é simples: trazer uma carga maior para a bateria em menor quantidade de tempo. Para isso, os carregadores disponibilizam uma voltagem maior, transformada em maior potência, acelerando o processo. Para evitar danos ao aparelho, existem chips no processador e no carregador que gerenciam essa transferência de carga. O Quick Charge, da Qualcomm, é uma das tecnologias mais comuns envolvendo o tipo de carregamento. Criada em 2013, é inserida em carregadores de diferentes modelos e empresas.
O carregamento rápido é uma "conjunção entre hardware e software", de acordo com Hélio Oyama, Diretor de Gerenciamento de Produtos da Qualcomm na América Latina. "O hardware, no próprio celular, vai receber a energia e fazer o carregamento rápido da bateria inserida no smartphone. Há a necessidade de software porque fará a análise da quantidade, necessidade da energia e do nível de carregamento da bateria. O software também faz a negociação do nível de potência e toda uma parte de proteção em termos de corrente, voltagem e temperatura", completa Hélio em entrevista para o Canaltech.
Carregadores compatíveis
Exemplo de carregador da Motorola com a tecnologia TurboPower (Imagem: Divulgação/Motorola)
A função também precisa de uma compatibilidade entre aparelho e carregador. O aparelho necessita de uma bateria que comporte uma carga maior. Conectores e cabos, primeiramente, precisam estar homologados pela Anatel (ANATEL). O selo da ANATEL indica que os componentes passaram por fases de testes e possuem utilização segura. Utilizar um carregador sem a homologação pode trazer danos ao aparelho ou aos conectores.
Os adaptadores precisam fornecer duas saídas diferentes, com uma voltagem convencional e outra direcionada ao carregamento rápido. É comum que esses produtos recebam uma nomenclatura indicando a compatibilidade ao Quick Charge ou outra tecnologia similar de carregamento. A Samsung, por exemplo, disponibiliza o Adaptive Fast Charging e o Super Fast Charging, e é possível visualizar os nomes e a voltagem disponível em cada carregador.
A Motorola, por sua vez, oferece a tecnologia TurboPower em seus acessórios. A Apple disponibiliza carregadores com maior potência e compatíveis com iPhone, iPad e MacBook, e informa um certificado no conector. Outro cuidado importante é com os cabos utilizados. Além da compatibilidade com o celular e o carregador, certifique-se de que estão devidamente conectados. Caso o cabo USB não esteja firme, a carga transmitida será menor e o recurso não será aproveitado.
A tecnologia não é limitada apenas aos carregadores com fio: é possível encontrar modelos de carregadores sem fio que também incluem a função.
Carregamento rápido: vantagens e desvantagens
Carregamento rápido acelera a carga do seu aparelho (Imagem: André Magalhães/Canaltech)
A principal vantagem, como já mencionado anteriormente, é a possibilidade de receber uma carga maior em menor tempo. Em situações do dia a dia, apenas alguns minutos do celular plugado na tomada podem trazer uma carga suficiente para as próximas horas. Além disso, com a presença de chips e da ligação entre software e hardware, o celular pode administrar o carregamento sem trazer tantos prejuízos à vida útil da bateria.
"Tem todo um sistema de proteção: há um gerenciamento de energia para que realmente não tenha nenhum dano para a bateria ou para o telefone celular. O Quick Charge consegue o carregamento rápido ao colocar mais energia se comparado a um carregador convencional. Foram implementadas várias tecnologias para que não ocorra nenhum dano ao smartphone ou bateria. Existem reguladores com gerenciamento de voltagem para que o telefone, assim como a bateria, não sofra nenhum dano", explica Hélio Oyama.
Entre possíveis desvantagens, é importante prestar atenção com o aquecimento do aparelho, comum em situações de carregamento. Ainda que haja um controle de temperatura, modelos mais antigos podem estar propensos ao superaquecimento. Para isso, evite usar o aparelho enquanto ele estiver conectado.
Carregamento rápido: quando e como desativar
Enquanto as novas tecnologias oferecem um carregamento inteligente e que se adapta a diferentes situações, usuários podem configurar e desativar o carregamento rápido manualmente. Isso pode ser feito, por exemplo, quando o usuário vai dormir e prefere deixar o celular carregando. Celulares da Samsung, com a interface OneUI, permitem que isso seja desativado. Confira como:
Passo 1: abra as configurações e selecione "Assistente do aparelho";
Abra as configurações do aparelho (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)
Passo 2: em seguida, selecione "Bateria";
Acesse configurações sobre a bateria (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)
Passo 3: na próxima tela, toque na aba "Carregar";
Interface disponibiliza aba para alterar o modo de carregamento (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)
Passo 4: por fim, desative a opção "Carregamento rápido". Caso utilize carregador sem fio ou com a tecnologia Super Fast Charging, o sistema exibirá as respectivas opções.
Desative a função (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)
Você utiliza o carregamento rápido em seu celular? Deixe sua opinião!
Fonte: Samsung
Acessórios Para Celulares – Cuidado! (TP023)
Acessórios Para Celulares – Cuidado! (TP023)

Detalhes Publicado: Domingo, 02 Dezembro 2018 00:00 Escrito por Newton C. Braga
O mercado de acessórios para telefones celulares cresce constantemente e muitas coisas que não precisávamos antes, nos contentando com o simples telefone celular, hoje começam a ser indispensáveis.
No entanto, precisamos tomar cuidado ao adquirir e usar alguns acessórios, principalmente ficarmos atentos a alguns vídeos alarmistas que visivelmente são montagens e que circulam pelo Youtube assustando muita gente.
Telefones que explodem diante da câmera de vídeo com um usuário aparecendo depois enfaixado são exemplos de “montagens”. Quem se submeteria a uma gravação com um telefone junto ao ouvido sabendo que ele iria explodir! Somente um ingênuo acreditaria que não foi montagem.
Mas, existem realmente os acessórios perigosos.
Um deles é o chamado carregador “turbo” que acelera a carga, evidentemente pela aplicação de uma corrente mais intensa que a normal. Ora, se levarmos em conta que a corrente de carga normal é dimensionada pelo fabricante para que não sobrecarregue a bateria, principalmente evitando o seu aquecimento excessivo, uma corrente maior, aquecendo mais do que o suportado pode fazer a bateria explodir.
Outro acessório muito comum é o próprio carregador que, em muitos casos, de marcas duvidosas podem não ter as devidas proteções e controle que evitam problemas na carga.
A carga de uma bateria de celular é um processo sensível devendo ser feita dentro dos parâmetros indicados pelo fabricante. Esse processo não só determina quantas vezes sua bateria pode ser carregada normalmente, fixando assim sua vida útil como também a segurança evitando que ela se aqueça demais e venha a explodir. Cuidado, portanto, com os acessórios.
O que é MagSafe no iPhone 12 e o que ele pode fazer?
Talvez a maior novidade que a nova linha de iPhone 12 da Apple trouxe foi o MagSafe, uma pequena bobina magnética na parte de trás do aparelho que funciona com uma variedade de periféricos diferentes. Estes acessórios podem ser adquiridos para melhorar sua experiência com o seu iPhone.

É um conceito intrigante, talvez uma reminiscência dos Moto Mods da Motorola ou dos pinos de acessórios atuais encontrados nos iPads. Devido ao pouco tempo do lançamento do iPhone 12, ainda não se pode dizer quão popular esses acessórios se tornarão, mas certamente há muito potencial.
As aplicações iniciais da Apple para Magsafe são duas: carregadores magnéticos que ficam na parte de trás do aparelho, e as capas que ficam grudadas nele. Mas de acordo os fabricantes terceirizados, há muito mais possibilidades.
Em termos de inovação, o MagSafe tem muito em comum com o 5G; ambas são tecnologias no iPhone 12 que ficarão mais impressionantes com o passar do tempo.
Se você não tem certeza de como o iPhone MagSafe funciona, explicamos tudo o que você precisa saber neste post - e também listamos alguns dos principais gadgets MagSafe à venda que você pode considerar comprar.
O que é MagSafe?
O MagSafe é capaz de fazer muitas coisas, o que torna difícil descrever em uma única palavra. É uma combinação de um sistema de montagem e um sistema de carregamento, revelando um grande potencial para a Apple e para os fabricantes de acessórios.
A Apple começou com sua bobina de carregamento sem fio Qi, e adicionou vários novos componentes para criar um tipo proprietário de carregamento sem fio, bem como permitir a montagem de diferentes acessórios. Isso permite o carregamento sem fio MagSafe de maneira aprimorada, com a adição de ímãs e suporte contínuo para carregamento sem fio Qi.
Este novo recurso estará presente em todos os novos iPhones, incluindo iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.
Entre os vários componentes do MagSafe está um novo magnetômetro e um leitor NFC de bobina única. Isso permite que o aparelho se comunique com os acessórios de novas maneiras.
Como funciona o MagSafe?
Simplificando, o MagSafe consiste em um ímã forte sob a capa traseira do iPhone 12 (e os outros da linha também). Este ímã em forma de anel é colocado no centro da parte traseira do iPhone - e ele parece ser muito grande, de acordo com as descrições da Apple.
Os gadgets MagSafe são acessórios que você pode comprar separadamente para o seu iPhone, que fazem uso deste anel magnético para que possam ser presos nele. Você pode até conectar vários periféricos MagSafe, como um estojo e um anexo de carteira ao mesmo tempo, embora imaginemos que nem todos são compatíveis entre si.
Mas um dos principais usos do MagSafe certamente é o carregamento sem fio - embora, como os carregadores MagSafe são fios que se conectam à parte traseira do iPhone, talvez seria melhor descrevê-lo como um 'carregamento sem porta'.
O iPhone 12 carrega a 15 W usando MagSafe - que é o dobro da velocidade de carregamento usando um carregador sem fio normal com o dispositivo.
Você também pode prender coisas como estojos e carteiras (para seus cartões de crédito) e, como você pode usar os dois ao mesmo tempo, você pode imaginar que este ímã é muito forte.
Quais são os acessórios MagSafe para comprar?
Case OtterBox Aneu MagSafe
Case MagSafe para iPhone 12
Se você deseja utilizar o MagSafe para deixar seu smartphone mais protegido, então você pode comprar alguns casos que o fazem. A OtterBox é uma fabricante de capinhas de celular (cases) com um histórico de ótimos produtos.
E a empresa já oferece alguns modelos MagSafe oficiais para o novo iPhone 12. As cases MagSafe da OtterBox são mais baratas que as da Apple, e vêm em algumas cores bonitas, embora a seleção não seja grande.
Carteira de couro MagSafe para iPhone 12
Carteira de couro MagSafe para iPhone 12
Se você costuma utilizar uma case com espaço para levar os seus cartões bancários, a Apple tem um modelo MagSafe semelhante - como uma carteira que se prende na parte de trás do iPhone.
Você pode utilizá-la junto com uma case MagSafe, embora quando as alternativas de terceiros forem lançadas, é possível que a carteira não seja compatível com elas. Existem quatro versões de cores que você pode escolher, mas são todas de couro.
Carregador MagSafe para iPhone 12
Carregador MagSafe para iPhone 12
O carregador MagSafe do iPhone 12 usa os ímãs de trás do smartphone para se alinhar corretamente, garantindo que você obtenha as velocidades máximas possíveis. Claro, ter um carregador magnético preso na parte de trás do iPhone torna toda a coisa "sem fio" redundante, mas ainda é menos complicado do que um cabo de carregamento real.
Recomendações da Apple para o carregador MagSafe: