Os celulares topo de linha Android de 2023 vão superar o iPhone 14?

Lista dos 7 melhores smartphones para comprar em 2023

Escolher seu próximo smartphone pode ser uma tarefa assustadora. Com tantas marcas oferecendo recursos semelhantes a preços semelhantes, pode ser difícil descobrir qual dispositivo você realmente precisa. Se você já decidiu que só precisa iPhone, o processo de tomada de decisão será um pouco mais fácil. (E mesmo neste caso linha Apple oferece mais opções do que nunca).

Para aqueles que também estão considerando Android, haverá ainda mais opções para escolher e provavelmente mais perguntas. Você precisa uma câmera que pode dar zoom em objetos que estão muito distantes?, ou você precisa de uma IA intuitiva que possa verificar suas chamadas recebidas? A edição Readd está pronta para ajudá-lo a entender o que procurar e o que comprar.

Escolha do Editor

Melhor smartphone iOS: iPhone 14 Pro

Melhor Smartphone Android: Samsung Galaxy S22 Ultra

Melhor smartphone Android de gama média: Google Pixel 6a

Melhor iPhone intermediário: iPhone SE (2022)

A melhor câmera em um smartphone: Pixel 6Pro

Melhor smartphone dobrável para o trabalho: Samsung Galaxy Fold 4

Melhor smartphone dobrável para selfies: Galaxy Flip 4

Android ou iOS?

Cada sistema operacional tem seus prós e contras. O ecossistema integrado da Apple facilita o compartilhamento de dados entre iPhone, iPad e Mac e transfere chamadas telefônicas ou músicas de um dispositivo para outro. Ao mesmo tempo, você fica efetivamente isolado em algumas tecnologias, pois serviços como o Apple Messages não estão disponíveis em outras plataformas (claro, isso não é um parâmetro crítico).

Quando se trata de Android, há uma gama muito maior de telefones de empresas como Google, Samsung, Sony e muito mais. No entanto, os telefones Android não têm a mesma duração de suporte de software e geralmente têm um valor de revenda menor (modelos usados ​​quando você deseja atualizar). Em suma, não há resposta errada. No entanto, você deve considerar como seu telefone irá interagir com o resto de seus dispositivos. Portanto, a menos que você esteja realmente farto de um sistema operacional e não queira aprender outro, provavelmente não faz muito sentido mudar do iOS para o Android (ou vice-versa), especialmente se todos na sua família usarem o mesmo plataforma.

Cams

Como os telefones das pessoas geralmente funcionam como a câmera principal, descobrir quais ferramentas fotográficas você precisa é fundamental. Hoje em dia, quase todos os telefones podem tirar ótimas fotos com luz forte. Mas se você deseja um bom zoom óptico, provavelmente terá que atualizar para um dispositivo mais caro.

Os telefones de médio porte geralmente têm apenas duas câmeras traseiras (uma lente grande angular primária e uma câmera ultra grande angular secundária) e às vezes podem funcionar em condições de pouca luz.

Outros recursos a serem considerados

Como nem todos concordam sobre o que exatamente torna um telefone perfeito, você deve considerar outros recursos que podem ser especialmente importantes para você. Os jogadores móveis quase certamente apreciarão a taxa de atualização 120 Hz, que você obtém em telefones como o Galaxy S22 ou o iPhone 14 Pro.

Alternativamente, se importante bateria de longa duração, você provavelmente ficará bem com um iPhone Max/Plus ou um telefone Android com uma bateria de 5000 mAh.

Melhor smartphone iOS: iPhone 14 Pro

В iPhone 14 Pro viu a maior mudança na linha principal da Apple em anos. Com o novo Dynamic Island, a empresa está finalmente (mais ou menos) abandonando o entalhe e, em seu lugar, há uma "ilha" em forma de pílula para abrigar as câmeras frontais do Face ID. Além de ser menor do que antes, a ilha também possui um ajuste de software que torna as notificações, reprodução de mídia e atividades atuais mais nativas.

Mas não só a Dynamic Island iPhone 14 Pro atualização notável. Novo Sempre On Display ajuda você a ficar por dentro de suas notificações sem esgotar muito a bateria, e o recurso de chamada de emergência SOS via satélite permite que você viaje pelo mundo com tranquilidade. Aqueles que não estão prontos para renunciar aos SIMs físicos podem não querer comprar os telefones deste ano, pois eles não possuem slots embutidos e são completamente focados no eSIM. Com ótimo desempenho, câmeras poderosas e bateria decente, o iPhone 14 Pro é o melhor telefone da Apple que o dinheiro pode comprar em 2022-2023.

Melhor smartphone Android: Samsung Galaxy S22 Ultra

Como o mais recente telefone principal da Samsung e sucessor espiritual da linha Galaxy Note, Galaxy s22 ultra tem todos os recursos que usuários experientes e mais compradores em massa podem precisar. Sua câmera com zoom óptico de 10x oferece o maior alcance que você pode obter em um telefone hoje, e sua enorme tela OLED de 6,8Hz de 120 polegadas faz tudo parecer fluido e colorido.

Ele também possui resistência à poeira e água IP68, sem mencionar os robustos painéis Gorilla Glass Victus+ na frente e atrás. E, claro, há a S-Pen integrada, cuja latência caiu para 2,8 milissegundos em 2022. Isso torna o desenho, o esboço e tudo o que você faz com uma caneta incrivelmente responsiva. E, graças ao suporte estendido, o Samsung Galaxy S receberá atualizações do Android por pelo menos quatro anos, mais do que o Google prometeu para o Pixel 6.

Melhor smartphone Android de gama média: Google Pixel 6a

Se tudo o que você quer é um telefone simples, acessível e fácil de usar, sem sinos e assobios, Pixel 6a é a escolha perfeita. A partir de US$ 449, o 6a possui uma tela colorida OLED de 6,1 polegadas, e o processamento de fotos superior do Google permite obter imagens que correspondem ao que você obtém em telefones que custam o dobro. É especialmente bom para fotografar à noite, graças em parte ao Night Sight, um recurso que ilumina ambientes escuros e traz mais detalhes em geral.

Google atualizado Desenho do Pixel 6apara torná-lo mais parecido com seus telefones principais, além de você também obter resistência à poeira e água IP67. Há também um scanner de impressão digital sob a tela para outra camada de segurança. Em termos de especificações, você obtém o chipset Google Tensor, 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, oferecendo um ótimo desempenho. E, ao contrário de muitos outros telefones de gama média, o Pixel 6a tem suporte de software sólido, com o Google prometendo atualizações regulares de software nos próximos cinco anos.

Melhor iPhone intermediário: iPhone SE (2022)

Com chip A15 Bionic e iOS 15 mais recente iPhone SE, é sem dúvida o telefone mais poderoso que você pode encontrar por menos de US$ 450. Claro que tem um design desatualizado, mas algumas pessoas podem gostar do estilo retrô. O melhor do iPhone SE é o botão home: é o único iPhone novo com Touch ID. E embora tenha apenas uma única câmera traseira, o SE ainda tira fotos de qualidade. Se você não se importa com a tela pequena e a baixa resolução, o iPhone SE irá atendê-lo bem. Também é realmente a única opção abaixo de US $ 500 para os aficionados do iOS.

Se você está pronto para considerar o Android e quer gastar menos de $ 400, considere algo da série Samsung Galaxy A ou OnePlus Nord N20. Aqueles que desejam gastar ainda menos podem olhar para o Moto G Power - apenas esteja preparado para comprometer recursos como a tela e as câmeras por um preço mais baixo.

Melhor câmera de smartphone: Pixel 6 Pro

É difícil para mim sair de casa sem meu Pixel 6 Pro. O sistema de câmera traseira tripla do Pixel 6 Pro é versátil o suficiente para capturar tudo, desde as maiores fotos de grupo ou paisagens arrebatadoras até animais longe de você. O Google Night Sight ainda supera a concorrência ao fotografar com pouca luz e sua lente oferece fotos nítidas e claras.

Claro, os carros-chefe da Samsung e da Apple estão diminuindo a diferença, e não há muita diferença entre as fotos que eles produzem hoje em dia. Algumas pessoas podem até preferir um tom mais quente nos dispositivos Galaxy. Mas recursos especiais como o Google Magic Eraser e efeitos de movimento tornam o Pixel 6 Pro o mais atraente para capturar. O Pixel 6 Pro tem algumas pequenas falhas, incluindo um estranho sensor de impressão digital na tela e alguns bugs iniciais de software. Mas se você estiver disposto a enfrentar esses problemas, em troca, obterá a melhor câmera em 2022-2023 do mercado.

Melhor dobrável para multitarefa: Samsung Galaxy Fold 4

Para pessoas que desejam um telefone grande e poderoso que se adapte às suas necessidades, Samsung Galaxy Fold 4 é único em sua classe. Para o modelo deste ano, a Samsung melhorou as dimensões do Fold, adicionando uma dobradiça mais elegante e uma tela um pouco mais larga, facilitando a digitação e o uso com uma mão.

No interior, a tela principal flexível de 7,6 polegadas do telefone também é mais brilhante (mais de 1000 nits) e com uma barra de tarefas redesenhada na parte inferior da tela, multitarefa e lançamento de aplicativos é mais fácil do que nunca. Outras melhorias incluem uma lente zoom 3x na parte traseira e um novo sensor principal de 50MP. E enquanto o sensor de 4 megapixels escondido sob a tela principal não é bom para nada além de chamadas de vídeo, seu novo sensor sub-pixel ajuda a mascarar sua presença ainda melhor sob a tela.

Infelizmente, o Fold 4 ainda é bastante volumoso e seu preço de US $ 1800 definitivamente não é barato. Mas se você está sonhando com um telefone que pode se transformar em um tablet a qualquer momento e também fornecer recursos multitarefa incomparáveis ​​a qualquer outro telefone, este smartphone é a melhor escolha para o trabalho móvel.

Melhor modelo de selfie dobrável: Samsung Galaxy Flip 4

Embora Flip 4 não oferece tanto espaço na tela quanto seu irmão maior e mais caro, é muito mais compacto e ótimo para tirar selfies graças ao seu tamanho e dobradiça. Além disso, a Samsung também aumentou o tamanho da tela externa para facilitar a captura de fotos sem abrir o telefone.

E com a adição do novo chip Snapdragon 8+ Gen 1, o modelo deste ano oferece uma duração de bateria significativamente melhor do que antes. Enquanto isso, para os amantes de gadgets que também apreciam o estilo, o Bespoke Edition Flip 4 permite que você personalize a cor dos painéis externos do telefone, para garantir que seu telefone dobrável seja diferente dos outros.

5G ou Wi-Fi 6?

A boa notícia é que em 2022, a maioria dos telefones terá pelo menos 802.11ac Wi-Fi e suporte para um ou mais tipos de conectividade 5G. No entanto, se você deseja a velocidade sem fio mais rápida possível, isso custará um pouco mais. Por exemplo, em algumas redes mmWave, o 5G oferece velocidades de download de até gigabit, menor latência e melhor taxa de transferência. Mas o mmWave 5G também requer modems mais sofisticados (e mais caros), o que significa que seu suporte geralmente está ausente em telefones econômicos e de médio porte, como o iPhone SE e o Pixel 6a.

Por outro lado, o mmWave 5G não está tão amplamente disponível quanto outras versões do 5G, portanto, dependendo de onde você mora e da rede em que está, pode não perder muito se comprar um telefone que não apoie isso. A situação é semelhante com o Wi-Fi 6 e o ​​Wi-Fi 6e, que estão disponíveis em vários dispositivos de última geração, mas são mais difíceis de encontrar em telefones mais baratos. O Wi-Fi 6 também exige que você tenha um roteador compatível, portanto, se você não sabe que precisa de um ou tem um caso de uso específico em mente, a falta de suporte a mmWave 5G ou Wi-Fi 6E não deve ser uma barreira para sua busca. . para um novo telefone.

Quais serão os melhores celulares em 2023? Confira a nossa aposta no Bit Magazine

Ano novo, vida nova, celular novo. O fim de 2022 já está aí e é hora de traçar seus planos para o próximo ano. Enquanto alguns vão planejar a compra de uma casa ou um carro novo, terá muita gente que só quer trocar de smartphone, de preferência para um bem mais potente. Neste artigo você vai conferir algumas das melhores opções de celulares em 2023 para você não se perder com todas as novidades.

publicidade

Melhores celulares em 2023

2023 é um ano cheio de promessas no mundo dos smartphones, começando por novidades que serão lançadas ainda nos últimos dias de 2022.

E as opções são tantas que é provável que você fique perdido no meio de tanto celular. Para você não se arrepender ao comprar o aparelho errado, nós montamos essa lista com os melhores smartphones para você adquirir no ano de 2023. Confira!

publicidade

1. Samsung Galaxy S23 Ultra

A linha Galaxy S da Samsung é sempre uma boa aposta para os consumidores que procuram celulares com vários recursos sem se preocupar com o preço.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No geral, qualquer um dos aparelhos da linha S23 será uma boa escolha, mas os rumores indicam que o S23 Ultra será o único da linha a vir com o sensor de 200 MP, além de uma câmera frontal de 40 MP, se tornando o queridinho dos amantes de fotografia.

2. iPhone 15 Pro Max

É óbvio que esse iPhone 15 estaria nesta lista, afinal, ele é o topo de linha da Apple e, consequentemente, a única opção para pessoas que só compram smartphones da maçã.

publicidade

Vale lembrar que a Apple geralmente lança seus iPhones a partir de setembro, então você pode acabar tendo que esperar um bom tempo para poder por suas mãos em um iPhone 15.

Até lá, sua melhor opção é o iPhone 14 Pro Max, o topo de linha dos aparelhos da empresa dessa geração — custando cerca de R$ 10.5 mil —, que, a propósito, foi lançado há pouco mais de 2 meses.

3. Xiaomi 13/14

Esse é um aparelho meio confuso. Para começo de conversa, a Xiaomi costuma lançar diversos aparelhos sob uma mesma linha e com especificações que variam um pouco. Mas uma coisa é certa, o Xiaomi 13/14 é um dos aparelhos mais aguardados no mundo inteiro.

Caso você não tenha percebido, eu venho mencionando a linha como “13/14”. Isso porque um rumor recente indica que a empresa pode simplesmente mudar o nome de “Xiaomi 13” para “Xiaomi 14”, por algum motivo desconhecido. Falaremos mais sobre isso em outro artigo.

Independente do nome, podemos esperar um aparelho com ótimas configurações e, esperançosamente, preços acessíveis, marca registrada da Xiaomi.

4. Motorola Razr 2023

Uma empresa que pode surpreender em 2023 é a Motorola, com a possível chegada de um segundo aparelho com a marca Razr.

Segundo vazamentos, a empresa estaria apostando no mercado de dobráveis para enfrentar a Samsung e a OPPO. Infelizmente os vazamentos param por aí, então não é possível dizer o quão poderoso esse aparelho seria.

5. Huawei P60 Pro Plus

Esperado para chegar as prateleiras nas próximas semanas, o Huawei P60 Pro Plus pode ser o maior smartphone que você terá. Com uma tela de 7,1 polegadas ele é maior que a maioria dos smartphones não dobráveis, ou com telas estendíveis, no mercado.

Dos aparelhos dessa lista, ele é o que mais teve informações divulgadas, “vazadas”, e pode vir com uma câmera selfie de 64 MP, câmera traseira principal Quad 200 MP e com opções de 12/16 GB RAM.

E esses são alguns dos principais lançamentos para 2023, mesmo que a maioria dele deva ser lançado ainda esse ano. Exceto pelo iPhone 14 Pro Max, lançado em setembro, ainda não se tem quase nenhuma informação concreta sobre esses dispositivos.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Os celulares topo de linha Android de 2023 vão superar o iPhone 14?

Com o lançamento da plataforma Snapdragon 8 Gen 2, diversas novidades para celulares Android, de repente, ganharam boas expectativas. E, algumas delas, demonstram que 2023 pode ser o ano em que as fabricantes de celulares topo de linha conseguirão alcançar — ou até ultrapassar — o nível tecnológico presente no novo iPhone.

Seja a respeito dos aprimoramentos na velocidade dos núcleos, ou no foco maior em entregar funcionalidades aliadas com a Inteligência Artificial, é notório que a Qualcomm está focada na evolução do hardware. Por isso, separamos algumas novidades que podem ser vistas nos celulares Android ao longo de 2023.

Vale destacar que já existem modelos que já foram anunciados em 2022 com o novo chipset Snapdragon. Por isso, pode ser que alguns deles sejam citados por explorarem — ou não — os recursos disponibilizados pela marca de semicondutores.

Tela com mais resolução ou maior taxa de atualização

Apesar de não ser uma novidade para quem está sempre de olho no mercado mobile, as telas com frequências mais altas estão vindo com mais força em 2023. Porém, usuários podem encontrar com mais frequênciadisplays QHD+ com 144 Hz de taxa de atualização.

Isso representa um salto evolutivo em relação aos modelos — principalmente gamers — que possuem configurações parecidas. Comparando com o iPhone 14 Pro, qualquer celular Android que aderir a essas especificações de tela já estará muito a frente do modelo da Apple.

Por outro lado, há recursos no chipset da Qualcomm que podem ser positivos para fabricantes que focam em dar maior qualidade do que em evidenciar a frequência. Para tal, há a opção de 4K a 60 Hz, que mantém a frequência padrão, mas dá um nível maior de nitidez para o display, sendo vantajoso, principalmente, para a visualização de conteúdos em vídeo.

Foco maior nos gamers

Não é novidade que a Qualcomm e a Apple realizam diversos ajustes anualmente em seus chips para entregar o máximo desempenho. Entretanto, já faz alguns anos que a gigante de Cupertino lidera a lista de modelos mais rápidos do mundo no uso prático, inclusive com o A16 Bionic, o processador mais recente da marca.

Contudo, o Snapdragon 8 Gen 2 conseguiu reduzir essa “folga” da Apple com o octa-core trazendo 1 núcleo de 3,2 GHz. Mesmo abaixo dos 3,4 GHz dos dois núcleos principais do A16, já é uma evolução interessante de se ver.

Todavia, o grande destaque do SD 8 Gen 2 é a GPU, que agora possui compatibilidade com o Ray Tracing, que é uma tecnologia oriunda das placas de vídeos para PC e notebook. Assim, tanto o chipset da Qualcomm, quanto o Exynos da Samsung e o Dimensity da MediaTek se beneficiarão disso para replicar o realismo da luz em apps e games.

Esse avanço das principais fabricantes de hardware para smartphones com sistema do Google faz com que a Apple precise se movimentar mais em 2023 apesar de o lançamento do iPhone 14 ser positivo para o mercado mobile, a falta de ajustes surpreendentes da GPU dos modelos 14 e 14 Plus mostrou o quanto a Maçã está estagnada.

Câmeras mais avançadas para fotos e vídeos

Em 2022, algumas empresas lançaram celulares com câmeras que traziam um sensor de 200 MP. No Brasil, é possível encontrar os smartphones Motorola Edge 30 Ultra e Xiaomi 12T Pro com essa opção.

Entretanto, a Qualcomm ajustou ainda mais a plataforma Snapdragon 8 Gen 2 para gravação e reprodução de vídeos. Caso as fabricantes de celulares decidam utilizar, a função de fazer conteúdos em 8K a 30 fps estará disponível para uso no chipset.

Além disso, a visualização de conteúdos em 8K a 60 fps será possível, mesmo que a opção de gravar não esteja presente. Isso é fruto da integração do suporte ao codec AV1, que aprimora ainda mais a imagem por ter um nível menor de compressão quando comparado ao H.264, por exemplo.

Novo recurso “herdado” do iPhone

Desde o lançamento do iPhone XS, a Apple vem implementando funcionalidades para aprimorar o uso das câmeras dos celulares da marca. Por isso, o sistema operacional da marca utiliza o Smart HDR em conjunto com o sensor para criar camadas de imagem e permitir resultados melhores nas fotos.

Essa ferramenta aumenta o nível de nitidez e equilíbrio de cores presentes nas imagens, e a geração mais recente, o Smart HDR 4, entrega ainda mais detalhes e fidelidade em diferentes tons de pele com o intuito de valorizar a pigmentação de cada usuário.

Focando em alcançar os iPhones nesse quesito, a Qualcomm anunciou o Depth Tile Acceleration. Essa função cria três camadas nas fotos para que os resultados sejam fidedignos em dispositivos Android.

Entretanto, essa opção pode ser aliada com a Segmentação semântica, na qual cada elemento de destaque da imagem é isolado em uma camada específica. Com isso, as cenas passam por um pós-processamento efetuado pelo algoritmo embutido no chipset para já exibir o resultado dos aprimoramentos no preview do celular.

Para garantir que o trabalho das fabricantes será efetuado como o esperado, a Qualcomm trabalhou em conjunto com a Sony e Samsung para garantir que os seus sensores lessem o algoritmo corretamente na hora das capturas.

Uma vantagem desse novo sistema nos celulares Android é que funcionará tando para imagens quanto para vídeos, sejam capturados com a câmera frontal ou traseira. Com isso, quem posta nas redes sociais todos os dias, deve perceber um ganho de qualidade.

Os celulares Android vão finalmente desbancar o iPhone em 2023?

Mesmo com as incertezas do mercado, é óbvio que o Snapdragon 8 Gen 2 ajudará a “agitar” o mercado mobile. Até porque, durante os três primeiros trimestres do ano, os topos de linha Android competirão diretamente com a linha iPhone 14.

Então, considerando a falta de inovações no hardware do iPhone 14 Pro com o A16 Bionic, e a permanência do A15 Bionic — com um núcleo a mais de GPU, tal qual vimos no iPhone 13 Pro Max — nos modelos mais simples, fica difícil “passar pano” para os vacilos da empresa liderada por Tim Cook em 2022.

Por outro lado, os maiores beneficiados por essa briga entre as multinacionais somos nós. Afinal, ver celulares Android cada vez mais avançados com Inteligência Artificial, e a Apple precisando compensar isso com inovações próprias, gera diversos smartphones surpreendentes, mesmo que o preço a ser pago para isso seja alto para o bolso da maioria.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *