Qual o PIOR fone de ouvido para a Audição? Dr. Luciano Moreira

Os Fones De Ouvido Jaybird Vista 2 Têm ANC?

Os Fones De Ouvido Jaybird Vista 2 Têm ANC?

Sim, o Jaybird Vista 2 foi projetado com as funções de redução de ruído passiva (PNR) e de cancelamento de ruído ativo (ANC).

Cancelamento de ruído ativo

Quando os fones de ouvido estão no modo fechado (ANC ligado), os sons do ambiente são ativamente cancelados e isolados por tecnologia integrada.

Redução de ruído passiva

Quando os fones de ouvido são definidos no modo DESLIGADO (PNR), os sons do ambiente são isolados apenas como resultado do isolamento físico que os fones de ouvido formam no ouvido.

Consulte “O QUE É O MODO ABERTO E FECHADO?” ou “COMO AJUSTAR O MODO ABERTO NO JAYBIRD VISTA 2?”.

Com desconto! Fone de ouvido com cancelamento de ruído está disponível em promoção

Recém-lançado no mercado global, o 1MORE PistonBuds Pro é um fone de ouvido verdadeiramente sem fio (TWS) que conta com uma série de recursos premium para aprimorar a experiência do usuário. A 1MORE integra o ecossistema da Xiaomi e se destaca pelos produtos de áudio de alta qualidade. No caso do PistonBuds Pro, é conhecido por ser um “matador de AirPods Pro” e projetado para os amantes de música. Para ajudar o consumidor, ele pode ser adquirido em uma promoção diretamente da loja oficial da marca. Quer saber mais sobre o produto e onde comprá-lo com desconto? O TudoCelular detalha para você.

Qualidade sonora

Focado no usuário exigente, este fone de ouvido faz você se sentir em um concerto. Ele vem com driver dinâmico de metal de 10 mm e diafragma de titânio, para entregar graves vibrantes e profundos, vocais claros e com muitos detalhes Ele conta com uma afinação de classe de palavras e ajuste individual de cada fone, feitos pelo engenheiro quatro vezes vencedor do Grammy, Luca Bignardi, a fim de oferecer um som natural e preciso em qualquer lugar. O PistonBuds Pro fornece 12 predefinições de equalização do Sonarworks, as quais vão desde clássico até um boost dos graves. Além disso, há suporte ao codec AAC.

Recursos adicionais

Entre os recursos extras, o destaque fica por conta do cancelamento de ruído ativo pela tecnologia QuietMax, que permite uma baixa de até 38 dB por meio dos microfones frontais e traseiros, para bloquear os barulhos de ambiente de forma eficiente. Há três modos de cancelamento de ruído. O primeiro consiste no Strong ANC, para o máximo de imersão. O próximo se trata do Transparency Mode, que permite conversar com pessoas ao seu redor. Por último, dá para combinar o segundo com o WNR Mode (Wind Noise Resistant Mode), que apenas corta os ventos que baterem nos seus fones.

Quatro microfones

O acessório da 1MORE conta com quatro microfones equipados com rede neural profunda (DNN), uma tecnologia que permite função de redução de ruído em ligações, por meio de Inteligência Artificial. Automaticamente, os filtros conseguem tirar o ruído do ambiente durante ligações, bem como reduz o impacto do barulho de vendo e permite uma comunicação clara e transparente.

Design, bateria e mais

O design do PistonBuds Pro é dedicado ao conforto. Ele vem com uma ergonomia pensada para ficar no seu ouvido de maneira estável, mesmo com você em movimento. O produto ainda contém quatro tamanhos de ponteiras de silicone, para criar um ajuste personalizado, conforme a sua preferência, para aumentar a performance de áudio. Ele possui resistência à água, por meio da certificação IPx5, que possibilita o uso enquanto está suando na academia ou caso algum líquido respingue em você. O fone também oferece controles por toque e gerenciamento pelo aplicativo 1MORE APP. A bateria deste produto entrega uma autonomia de até 30 horas de duração, contando com o case de carregamento. Cada carga individual dos fones dura até 7,5 horas sem ativar o ANC. Já o carregamento rápido permite uma hora de reprodução com apenas 5 minutos na tomada. O acessório ainda tem uma latência baixa de 90 ms durante o Gaming Mode, destinado a fornecer uma resposta sonora rápida durante os jogos. A conexão é feita pelo Bluetooth 5.2, que traz uma boa redução no atraso de transmissão e garante a estabilidade da utilização.

Onde comprar?

Qual o PIOR fone de ouvido para a Audição? Dr. Luciano Moreira

Muito tem sido falado sobre os possíveis malefícios do uso do fone de ouvido, especialmente após a divulgação do Relatório Mundial da Audição pela Organização Mundial de Saúde, em 2021. Segundo a OMS, 60% dos casos de perda auditiva em crianças podem ser evitados e 1 bilhão de jovens estão sob risco de desenvolver surdez neurosensorial devido à exposição prolongada e excessiva a música alta e outros sons recreativos.

Enquanto o relatório apresenta dados importantes, a divulgação que se seguiu não pode ser considerada à altura. Nos canais de TV, jornais e mídias sociais, o foco acabou sendo o uso dos fones de ouvido, como se estes fossem os vilões. Nada mais enganoso! E assim, mais uma campanha de alerta à população perde a oportunidade de conscientizar para o que realmente interessa. Desde então, é comum recebermos no consultório pais preocupados com o uso do fone de ouvido, ou mesmo proibindo que seus filhos os utilizem.

FONE DE OUVIDO causa perda auditiva?

Vamos direto ao ponto: Fones de ouvido não causam perda auditiva. No fim das contas, independente do tipo de fone, da caixa de som ou de qualquer outra fonte de som, o que pode causar perda auditiva é o volume elevado que eles produzem e o tempo de exposição à esse barulho.

Jogar a culpa nos fones de ouvido é desviar do mais importante. Assim como muitas crianças já se habituaram ao uso de protetor solar, somente a informação continuada e repetitiva pode conscientiza-los do principal. Adultos e crianças devem entender as consequências, como a irreversibilidade de uma eventual surdez causada pela exposição sonora abusiva. O segredo é diminuir o volume!

FONE DE OUVIDO Na Prática

Os dispositivos eletrônicos não apenas fazem parte da nossa vida cotidiana: na era da realidade aumentada, eles passarão a ser parte de nós. Telas de alta resolução, óculos e fones inteligentes, relógios conectados, dispositivos médicos implantáveis, além da fusão e interconexão desses e outros dispositivos, desenham um caminho sem volta. Portanto, nenhuma medida educacional pode ser mais inócua e sem sentido do que proibir o uso de qualquer um desses dispositivos. Bem mais proveitoso é desenvolvermos formas saudáveis de usá-los e como veremos mais adiante, nos valermos deles para promoção da nossa saúde e bem estar.

Quanto ao uso dos fones de ouvido o segredo é limitar o volume e o tempo de uso.

VOLUME – Quase todos os fones de ouvido disponíveis no mercado podem entregar volumes superiores a 110dB aos nosso ouvidos. Isso é bem superior ao nível de 85dB a partir do qual nossa audição começa a estar em risco. Ao usarmos o celular com um fone, não temos como saber a partir de que nível do marcador de volume passamos dos 85dB. Algumas marcas de celular, como a Samsung, exibem notificações de alerta quando se passa do ponto seguro. Na prática, considera-se seguro o volume que não exceda 50% do marcador. Mas, como dissemos acima, precisamos contar com outra variável além do volume.

TEMPO DE USO – O tempo de exposição ao barulho excessivo é um fator primordial no risco de se lesar a audição. Assim, podem ser necessárias 8 ou mais horas para se lesar os ouvidos com um volume de 85dB. Já para níveis de 130dB, menos de um minuto já pode ser o bastante. A propensão à lesão auditiva causada pelo barulho também é genética, mas está claro que quanto maior a pressão sonora (volume), menor o tempo necessário para o início da surdez. Portanto, a segunda dica prática é: Quanto menos tempo melhor.

FONE DE OUVIDO: qual o melhor e o pior?

Com o principal explicado acima, vamos à resposta do título deste post. Existem quatro tipos de fone de ouvido.

Circumaurais: São os maiores. Cobrem toda a orelha e se apoiam ao redor da mesma. São os que possuem a melhor qualidade de som, principalmente de graves. Ao vedarem fisicamente o pavilhão auricular do meio externo, oferecem um bloqueio físico à captura dos ruídos externos pela nossa audição, oferecendo condições para se aumentar menos o volume. Os Supra-auriculares: Também são grandes, mas ao invés de envolverem as orelhas, se colocam sobre as mesmas. Assim, seu bloqueio físico aos sons ambientes é pior. Os Auriculares: São bastante comuns e se encaixam próximo a entrada do canal auditivo, sem vedá-lo. São os fones que vêm com o iPhone e vários outros modelos de smartphones. Como são rígidos, também não vedam fisicamente a entrada de som. Os intra-auriculares: São os menores modelos. Encaixam-se dentro do conduto auditivo e possuem olivas macias, geralmente feitas de silicone, que se adaptam à anatomia de cada um e fornecem boa vedação para os sons ambientes. Alguns estudiosos alegam que podem ser mais perigosos, por se posicionarem mais próximos à parte interna do ouvido.

Cancelamento Ativo de Ruído: O Detalhe que faz toda Diferença no fone de ouvido

Muitas empresas do ramo já fabricam fones de ouvido com cancelamento ativo de ruído (noise cancelling). Trata-se de um mecanismo capaz de anular eletronicamente ruídos externos. Inicialmente desenvolvido para cancelar o ruído dentro dos aviões, os algoritmos mais modernos vêm sendo úteis em várias outras situações de barulho elevado. Como já era de se esperar, muitos desses modelos não estão disponíveis no Brasil e seus preços são bem mais altos do que os preços daqueles que não possuem essa funcionalidade. Mas seu custo vem caindo bastante e já se pode comprar bons fones com cancelamento ativo de ruído por cerca de 100 dólares.

Essa função somada ao bloqueio físico dos sons existentes nos fones do tipo circumaural e intra-auricular são capazes de fornecer o melhor bloqueio externo de ruídos. Com um bloqueio efetivo dos sons do ambiente, o usuário é levado a aumentar menos o volume. Enfim, concluímos que os melhores modelos de fone de ouvido para quem deseja preservar a audição são os circumaurais e intra-auriculares com cancelamento ativo de ruído. E o título de piores vai para os supra-auriculares e os auriculares sem cancelamento ativo de ruído.

Usa FONE DE OUVIDO constantemente?

Se você usa fone de ouvido durante uma boa parte do seu dia, não esqueça de fazer uma audiometria 1x por ano. Esse exame detecta qualquer sinal de perda auditiva. E, quando falamos em perdas auditivas, a precocidade no diagnóstico e no tratamento são fundamentais para o sucesso da sua reabilitação auditiva, ok?

O Futuro: Fones de Ouvido para ouvir melhor.

Já escrevi antes sobre o advento dos “hearables“. Em breve os fones de ouvido estarão mais presentes do que nunca. Várias empresas já trabalham em modelos que não servem apenas para ouvir música ou assistir filmes.

Em breve, esses modelos serão usados como aparelhos de audição para os que ouvem bem, mas desejam ouvir melhor, especialmente em ambientes barulhentos como restaurantes e bares. Lutar contra a tecnologia é tolice.

?

Siga o Dr. Luciano Moreira Otorrino nas Redes Sociais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *