Como saber quando está na hora de trocar a bateria do celular – Supertronics

Posso tirar o celular da tomada antes de carregar 100%?

Sabe aquele dia em que a pressa não deixa o celular chegar a 100% da carga antes de tirar da tomada? Seja por estar atrasado ou em cima da hora, ou mesmo pela impaciência. Mas, será que não carregar completamente prejudica a bateria do aparelho?

Além de fazer mal, o ato pode deixar a bateria viciada? E, por falar nisso, existe um percentual mínimo de quando colocar o celular para carregar ou só devemos ligar o telefone na tomada quando descarrega totalmente? O Olhar Digital consultou especialistas no assunto para tirar essas dúvidas!

publicidade

Leia mais:

A bateria do celular pode ficar viciada?

Para responder a essa pergunta, primeiro é preciso entender que as baterias dos celulares atualmente são de íons de lítio. Assim, a vida útil é medida em ciclos. Cada ciclo medido é quando a bateria carrega completamente. Logo, ela não fica viciada.

“A bateria possui, geralmente, um ciclo de 400 cargas que deve ser respeitado. O não cumprimento desse procedimento pode acarretar em danos precoces à bateria, como o tempo de vida reduzido”, explicou o engenheiro de produção eletrônica George Monte.

Especialistas esclarecem dúvidas sobre as cargas dos celulares. Imagem: Roman Krasnytskyi – Shutterstock

Isso, claro, se tratando das baterias com tecnologias mais atuais. Segundo o engenheiro eletrônico Eronides Neto, dependendo do material, existe essa possibilidade de “vício” na carga. “Essa perda é baseada na capacidade dos elementos químicos de reagirem, por isso, ela vai perdendo capacidade com o passar do tempo”, emendou.

Preciso esperar a bateria descarregar completamente antes de carregar?

A resposta é não. Se com 20% de carga restante, o aparelho alerta para bateria baixa, já dá para plugar o celular na tomada sem danos, segundo George Monte. “Você pode colocá-la para carregar sempre que quiser, porém note que a cada uma carga ‘completa’, equivalente a 100% dela, você vai contar um ciclo”, emendou Eronides Neto.

Então, posso tirar da tomada antes de completar 100% de carga?

Aqui, a resposta é sim. Mas, não custa um lembrete de Monte: “o recomendado ao carregar é esperar atingir os 100% de carga para evitar danos e contagem de ciclos desnecessariamente”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

10 Truques para que a bateria do seu celular dure mais

Hoje em dia é praticamente impossível imaginar nossa vida sem um telefone celular. Ele não é apenas nosso meio de comunicação; através dele podemos ver as últimas notícias, além de ser uma ferramenta de trabalho. Em nossos smartphones, podemos ler livros, escutar músicas, ver filmes, jogar ou navegar na Internet. Entretanto, há um problema: a bateria vai embora muito rápido e, muitas vezes, não conseguimos fazer com que dure um dia inteiro sem o conectar ao carregador. O pesquisou sobre as razões pelas quais as baterias de nossos celulares podem acabar antes do tempo.

Limpe a entrada do carregador

Não esqueça de limpar "todas as partes" de seu dispositivo móvel. Quase sempre lembramos de desempoeirar somente a tela, esquecendo a entrada do carregador, que também precisa de higienização. O que acontece é que a poeira e a sujeira de nossos bolsos podem se acumular ali. Para limpar, utilize um cotonete ou palito.

Não coloque papéis de parede com cores vibrantes

Quando verificamos a hora, as mensagens recebidas e/ou as chamadas perdidas, sempre olhamos para a tela inicial do dispositivo e é claro esperamos ver uma imagem bonita. Porém, os papéis de parede coloridos vibrantes consomem muita energia. Portanto, nossa recomendação é utilizar fundos em preto e branco. É um dos melhores truques para economizar bateria.

Não fique com o telefone na mão o tempo todo

Principalmente em épocas de calor, recomendamos não ficar com o celular na mão durante muito tempo. O dispositivo já esquentará além do normal devido às altas temperaturas e, além disso, receberá calor de suas mãos e isso fará com que a bateria acabe mais rápido.

Desative a rotação de tela automática

Outra recomendação é desativar a função "Rotação automática", ativando-a somente quando for realmente necessário. O que acontece é que o acelerômetro (o sensor que gerencia essa funcionalidade), consome muita carga.

Finalize os programas em segundo plano

Quando damos aquela olhadinha no Instagram, checamos nossas mensagens e acessamos outros aplicativos, temos o costume de minimizar o que acabamos de usar e não encerrar. Dessa forma, tais programas continuam consumindo bateria, por ainda estarem sendo executados, mesmo que em segundo plano. Por isso, nossa recomendação é: de tempos em tempos, feche todas as janelas de aplicativos de seu aparelho.

Configure corretamente o brilho de tela

Diminuir o brilho da tela pelo menos uns 30% enquanto você estiver em casa, por exemplo, vai ajuda-lo a economizar a bateria. Em geral, é possível ver normalmente com essa intensidade de brilho. Ao sair, também evite usar o brilho máximo. Será melhor se você ativar a função "Automático". Ela permitirá que você tenha uma boa visibilidade mesmo sob o sol e será desativada automaticamente em 15 minutos.

Desative o modo vibrar

A função "vibração" é a campeã em descarregar seu celular. Recomendamos que a use apenas quando for realmente necessário. Em outros casos, você pode definir o modo "Não perturbar" ou "Sem som".

Utilize o bloqueio de tela automático

Configure o bloqueio automático da tela do dispositivo. Defina o tempo para bloquear o aparelho e, neste caso, o consumo da bateria diminuirá drasticamente. E se por algum motivo você esquecer de bloquear seu telefone, isso será feito automaticamente.

Desative o GPS, Bluetooth e Wi-Fi

As funções GPS, Bluetooth y Wi-Fi fazem com que a carga de seu celular termine em um piscar de olhos. Desative essas funções quando não precisar delas.

Desligue seu celular

Como saber quando está na hora de trocar a bateria do celular – Supertronics

As baterias dos celulares melhoraram muito de uns anos para cá, não é mesmo? Mas isso não significa que elas não dão defeito de vez em quando. Por isso, eu separei algumas dicas para você saber quando está na hora de trocar a bateria do seu celular. Olha só:

Se você tem um iPhone, pode olhar nos ajustes do celular para ver se a bateria está com algum problema. Lá em “Bateria”, dentro da área de “Ajustes”, aparece a mensagem “A bateria do iPhone pode precisar de reparo” sempre que tiver alguma coisa de errado. Se não aparecer a mensagem, é porque você não precisa se preocupar. Ah, esse aviso só aparece em iPhones com o sistema iOS 10.2.1 ou posterior, tá?

Agora, se você tem um Android, ou iPhone que ainda não tem este recurso que eu falei, e está desconfiado de que a bateria não está tão saudável assim, comece vendo se ela não está estufada. Se a bateria for removível, é fácil de perceber, mas se não for, você pode perceber uma elevação na parte traseira ou frontal do aparelho.

Fique de olho também na temperatura. Durante o uso, é normal o celular esquentar um pouco, principalmente se você estiver jogando ou usando o GPS, mas não é normal ele ficar muito quente, principalmente na parte de baixo, que é onde está a bateria, e nem aparecer aquela mensagem de que o celular precisa ser desligado para voltar à temperatura ambiente.

A carga da bateria também pode indicar a vida útil dela, viu? Se você acabou de tirar o aparelho do carregador e a carga cai de 100% para menos de 98% ou a carga cai mais de 20% por hora quando ele está em repouso ou com uso moderado, então você precisa ficar de olho. Além disso, se você perceber algo anormal, como o celular desligando mesmo com muita carga, como 20% ou 30%., também significa que tem alguma coisa fora do normal acontecendo.

Você também pode usar aplicativos como Battery Doctor, Power Battery ou AccuBattery para checar a saúde da bateria, mas o ideal mesmo é levar o aparelho para a assistência técnica caso perceba algum desses problemas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *