Faz mal usar carregador ou cabo falso no iPhone?

Confira as diferenças entre os principais carregadores rápidos para smartphones

Durante todo tempo que li, seja por busca de conhecimento, curiosidade, passa tempo ou buscando solução pra algum problema, me deparei com diversas informações sobre esse assunto, muitas vezes uma divergente da outra, porém levando em consideraçao diversos fatores, cheguei a seguinte "OPINIÃO", espero ajudar com a dúvida de muitos sobre o assunto, e caso tenha alguém que entenda bem do assunto e veja algo errado no que vou escrever, peço que me corrija por favor.

Vamos lá!

Pergunta: Posso usar outro modelo de carregador no meu aparelho?

R: não é aconselhável, pois a melhor opção é usar o carregador original específico daquele modelo, mas sim, vc pode usar outro carregador, porém uma dica é sempre buscar usar carregadores com a mesma voltagem e amperagem do original.

Pergunta: Posso usar um carregador de carregamento rápido no meu aparelho, sendo que meu aparelho veio com carregador padrão?

R: o carregador original é o mais indicado, pois tem maior eficiência para o aparelho que será utilizado com ele, mas vc pode sim usar um carregador de carregamento rápido, porém tudo dependerá do aparelho e do carregador que serão usados, pois a tecnologia do carregador deve ser aceita pelo aparelho para poder funcionar adequadamente, caso contrário não terá o funcionamento esperado e poderá até ser menos vantajoso do que usar um carregador comum.

Pergunta: Posso usar carregador de outras marcas em meu aparelho?

R: o ideal é buscar usar carregadores da mesma marca do aparelho, mas vc pode sim usar carregadores de outras marcas, até por que já vi alguns casos de aparelhos da marca A não carregar com carregadores da mesma marca, só sendo carregados por carregadores das marcas B ou C.

Como em um caso que recentemente aconteceu com uma vizinha, que me procurou dizendo que o celular dela (Motorola) não estava carregando, quando fui testar mostrou carregar normalmente, informei e testamos com o carregador dela original do aparelho e não carregava, só carregava com o meu que era um carregador (LG).

Porém, algumas informações importantes:

O que diferencia os tipos de carregadores é a amperagem de saída, quanto maior a amperagem, mais rápido o aparelho será carregado (se for compatível com a tecnologia em questão), ou seja, um carregador de 2a, carregará o aparelho mais rápido do que um carregador de 1a, mesmo que ambos sejam de 5v, mas tudo tem um preço, pois o carregador de 2a tornará a vida útil da bateria menor, e como é uma carga mais rápida, fará com que a bateria com o tempo demore menos para descarregar, pois por carregar rápido, de certa forma acaba "forçando" a bateria, resultando em um ciclo de carga desregular, adiantando a necessidade da troca da bateria por não segurar mais carga de forma adequada ( o que chamamos de bateria viciada).

Espero ter esclarecido a dúvida da maioria das pessoas.

E deixo claro que essa é a minha opinião sobre o assunto, pois é resultado da conclusão que tirei com tudo que li, e deixo com intuito de ajudar, em casos de dúvidas busque mais informações específicas para tirar sua própria conclusão.

Como saber se um carregador de iPhone é original? Conheça 5 dicas

A Apple não manda mais o carregador junto com o iPhone, o que tornou ainda mais importante o ato de checar se o equipamento é original. Carregadores falsificados ou sem certificação podem ocasionar problemas no smartphone. Sendo assim, o TechTudo traz uma série de dicas para que você verifique se o carregador do iPhone é original. Cabe lembrar que o acessório original (com 20W) beira os R$ 200 na loja online oficial.

A compra de carregadores de origem duvidosa não é recomendável. Além da baixa qualidade do material utilizado, que pode deixar de funcionar em um curto tempo, há ainda o risco de choques elétricos e superaquecimento.

2 de 10 Carregadores falsificados ou não certificados podem gerar acidentes ao usuário — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Carregadores falsificados ou não certificados podem gerar acidentes ao usuário — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

1. Verifique se o acessório é certificado

Os preços dos acessórios originais comercializados pela Apple podem ser bem elevados, mas isso não significa que você não possa economizar. Várias fabricantes produzem carregadores e cabos que são certificados por agências regulatórias.

No Brasil, usamos a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Já na Europa, utiliza-se por padrão o “CE”, sigla francesa que indica “Conformidade Europeia”. Um acessório certificado por alguma dessas agências passou por uma série de testes de segurança e de qualidade, o que significa que não deve causar acidentes.

3 de 10 Produtos originais adquiridos no exterior não terão o selo da Anatel, mas sim a presença de algum órgão equivalente que garantirá a segurança, como o selo "CE" — Foto: Reprodução/Amazon Produtos originais adquiridos no exterior não terão o selo da Anatel, mas sim a presença de algum órgão equivalente que garantirá a segurança, como o selo "CE" — Foto: Reprodução/Amazon

Busque por equipamentos com o selo da agência. A própria Apple recomenda o uso de acessórios de outras marcas, desde que sejam certificados. Desta forma, se você recentemente comprou um iPhone que não acompanha carregador na caixa, poderá usar o adaptador de outra marca confiável sem perder a garantia do produto.

2. Tenha atenção aos detalhes dos acessórios

4 de 10 Conectores Lightning devem ser dourados e de tamanho uniforme — Foto: Paulo Alves/TechTudo Conectores Lightning devem ser dourados e de tamanho uniforme — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Acessórios falsificados ou não certificados possuem uma baixa durabilidade. Um dos problemas mais comuns com o uso desses produtos é o mau contato com pouquíssimo tempo de uso. Em alguns casos, a ponta do conector pode se soltar dentro do aparelho ou os pinos da tomada podem quebrar, devido a fragilidade acima do normal da peça. Alguns detalhes visuais podem dedurar se um cabo Lightning, por exemplo, é falsificado.

5 de 10 Os conectores de um cabo Lightning da Apple são arredondados, enquanto que produtos falsificados tem o mesmo detalhe mais quadriculado ou menos uniforme — Foto: Reprodução/Apple (com edições) Os conectores de um cabo Lightning da Apple são arredondados, enquanto que produtos falsificados tem o mesmo detalhe mais quadriculado ou menos uniforme — Foto: Reprodução/Apple (com edições)

6 de 10 Produtos falsificados apresentam um acabamento mais grosseiro — Foto: Reprodução/Apple (com edições) Produtos falsificados apresentam um acabamento mais grosseiro — Foto: Reprodução/Apple (com edições)

Os produtos originais possuem as pontas dos conectores bem acabadas, enquanto os cabos não certificados tendem a ter um acabamento mais irregular e, em alguns casos, variação no tamanho dos conectores. Detalhes do conector USB também devem ser observados. O TechTudo preparou um tutorial específico que detalha como verificar a autenticidade do cabo Lightning a partir do conector USB-A.

3. Localize a inscrição “MFi”

7 de 10 Acessórios certificados pela Apple possuem o selo "MFi" na caixa — Foto: Reprodução/Apple Acessórios certificados pela Apple possuem o selo "MFi" na caixa — Foto: Reprodução/Apple

O selo “MFi" (Made for iPhones, ou “feito para iPhones”) significa que um produto é certificado pela própria Apple e apresenta compatibilidade total com iPhones, iPads e iPods. O acessório passou por uma inspeção rigorosa de qualidade, em que foi verificado não apenas a segurança do produto, como outros aspectos importantes, dentre eles a durabilidade.

A Apple informa que acessórios certificados de terceiros têm o selo MFi na embalagem. Existem dois tipos de versões do selo. O mais novo apresenta a maçã da Apple, enquanto o modelo anterior conta com figuras ilustrativas do produto.

4. Procure um selo no cabo USB

8 de 10 Cabos originais da Apple possuem uma discreta inscrição da empresa ao longo do fio — Foto: Danilo Paulo/TechTudo Cabos originais da Apple possuem uma discreta inscrição da empresa ao longo do fio — Foto: Danilo Paulo/TechTudo

Uma das formas mais fáceis de descobrir se um cabo Lightning é realmente original da Apple é verificar se o fio tem uma inscrição da empresa impressa a cerca de 18 cm da ponta USB (aquela que é conectada na porta do computador ou do adaptador de parede). Pode ser um pouco difícil achá-la, já que a fonte é muito pequena e clara.

9 de 10 Cabos autênticos da Apple devem possuir alguma dessas inscrições ao longo do fio, seguidas pelo número de série de 12 dígitos — Foto: Reprodução/Apple Cabos autênticos da Apple devem possuir alguma dessas inscrições ao longo do fio, seguidas pelo número de série de 12 dígitos — Foto: Reprodução/Apple

O fio deve ter as indicações "Designed by Apple in California" seguidas de "Assembled in China", "Assembled in Vietnam" ou "Indústria Brasileira". Ainda deve trazer um número de série de 12 dígitos.

5. Considere o tempo de carregamento

10 de 10 Carregadores não originais tendem a ser mais lentos — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Carregadores não originais tendem a ser mais lentos — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Outra característica comum de carregadores não certificados é o tempo de recarga mais lento. Alguns deles podem precisar de até cinco horas para levar a bateria de um iPhone de zero a cem por cento. Mesmo os adaptadores que não possuem tecnologia de carregamento rápido não precisam de tanto tempo assim de tomada, já que conseguem manter uma corrente contínua durante o processo.

Carregador MagSafe original da Apple tem recarga contínua e não costuma ficar muito quente durante a operação — Foto: Reprodução/Apple

Vale ficar atento também aos carregadores sem fio que imitam o MagSafe, da Apple. Apesar de visualmente idênticos e de prometerem a mesma potência do original, também tendem a oferecer um tempo de recarga lento. Além disso, é preciso ter atenção com a temperatura do acessório. Carregadores magnéticos falsificados ou não certificados costumam aquecer mais do que o normal durante o carregamento.

Com informações de Apple

Confira no vídeo a seguir 4 dicas para aumentar a duração da bateria do iPhone

Faz mal usar carregador ou cabo falso no iPhone?

A Apple determinou que os iPhones comercializados não acompanharão carregadores, então, é muito comum que brasileiros optem pelo mercado paralelo de acessórios devido ao baixo custo, principalmente se for comparado aos preços anunciados pelos periféricos originais. Mas, afinal, há algum risco ao utilizar um cabo ou carregador falso no iPhone?

Antes de nos aprofundarmos sobre o assunto, a princípio, tenha em mente de que preço é determinante na qualidade do produto. Por isso, é bastante provável que aquele carregador baratinho encontrado facilmente em metrôs, estações de ônibus e outros locais semelhantes não tenham certificação da Apple e falhem em quesitos de segurança.

Sabemos que os nossos problemas cambiais e de importação dificultam adquirir produtos originais. Por isso, o Canaltech preparou este artigo para você entender se, de fato, um carregador falso pode fazer mal ao iPhone; como verificar se um periférico é falso e conhecer quais são os produtos certificados pela Apple.

Usar carregador falso estraga o iPhone?

Em resumo: sim, utilizar um acessório de energia não certificado representa risco enorme ao aparelho e ao usuário. Esses produtos podem comprometer a saúda da bateria, estragar componentes internos do aparelho e, ainda, causar danos elétricos e explosões.

Além disso, existem relatos de que um periférico falso pode queimar o chip U2, presente na placa lógica do iPhone, que controla a entrada de energia e dados do smartphone. Assim, você pode ter dificuldade para carregá-lo mesmo com um acessório original e não conseguir conectar com o iTunes ou pelo Finder do Mac corretamente.

Os cabos certificados pela Apple também apresentam um chip de segurança chamado E75, que filtra a voltagem que transita do carregador e valida a carga para o iPhone. O aviso de "acessório não suportado" é, justamente, a falta de validação do chip para o smartphone.

Continue lendo

Periféricos certificados possuem tecnologia de controle de corrente para evitar danos ao aparelho e à saúde do usuário - Divulgação/Apple

Todos esses recursos de segurança garantem que o iPhone possa ser utilizado normalmente enquanto carrega e que, quando atingir 100% de carga, o fluxo de energia seja interrompido — gerenciado pelo carregamento otimizado do iOS.

Porém, acessórios de energia falsos não continuam enviando energia intensa para o dispositivo, podendo gerar sérios danos à sua saúde. Fique atento aos sinais de que o carregador está esquentando demasiadamente ou não está se comportando como deveria, eles indicam a provável não certificação do produto.

Como descobrir se o carregador do iPhone é falso?

Um carregador falso pode ser visualmente semelhante ao original, embora seu desempenho deixe a desejar. Os carregadores clandestinos, como vimos, não possuem tecnologias de segurança adequados ao consumidor e sequer funcionam corretamente.

Os periféricos falsos para iPhone geralmente apresentam problemas como:

Ao colocar para carregar, a bateria cai de porcentagem.

A bateria não chega ao máximo de carregamento.

O iPhone esquenta mais que o normal.

O iPhone exibe mensagem de acessório não compatível.

Se você notou algum desses comportamentos no seu carregador, você deve trocá-lo urgentemente. É importante ressaltar ser um mito crer que apenas produtos com a marca Apple são confiáveis. Há empresas no mercado que produzem cabos e carregadores com certificado da empresa da maçã, mais baratos e com a mesma qualidade do acessório original.

Como saber se o carregador da Apple é original?

Comprar produtos originais pode pesar bastante no bolso do consumidor, um dos motivos pelos quais as pessoas mais recorrem às alternativas paralelas. Nesse caso, o ideal sempre é optar por acessórios certificados pela Apple.

O licenciamento de hardware é um programa da Apple lançado em 2005 que autoriza outras empresas a produzirem produtos semelhantes aos originais, com mesma tecnologia e qualidade.

O selo MFi (Made for iPhone, iPod and iPad) é o que representa um acessório certificado pela Apple. Ele pode ser encontrado facilmente nas embalagens dos acessórios dessa forma:

Divulgação/Apple

Outros acessórios ainda podem carregar a versão mais antiga do selo:

Divulgação/Apple

Recomendamos que você sempre opte por um cabo ou carregador vendido pela Apple e por empresas com certificação MFi. Isso fica bastante claro nas informações de segurança do iPhone:

Você também pode carregar o iPhone com cabos e adaptadores de alimentação “Made for iPhone” ou de terceiros, compatíveis com USB 2.0 ou posteriores, que estejam em conformidade com as normas aplicáveis do país e os padrões de segurança internacionais e regionais. Outros adaptadores podem não atender aos padrões de segurança aplicáveis, e carregar o iPhone com eles pode causar ferimentos ou risco de morte.

Esteja atento às normas de segurança de uso do seu aparelho Apple para garantir bom uso e proteção do seu investimento e da sua saúde.

Fonte: Canaltech

Trending no Canaltech:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *