Snapdragon 855: as vantagens que o processador trará para fotos e vídeos
Ontem (05) foi o segundo dia do Snapdragon Tech Summit 2018, evento realizado no Mauí, a segunda maior ilha do Havaí, onde a Qualcomm apresenta os detalhes sobre o seu novo processador, o Snapdragon 855.

A empresa aproveitou a segunda etapa do evento para falar sobre as vantagens que o novo processador trará ao setor audiovisual. Além de possuir arquitetura de 7 nanômetros, o novo Snapdragon apresenta diversas melhorias na área da fotografia.
Confira abaixo um resumo de todas as vantagens que já deverão estar presentes nos smartphones em 2019.
Estabelecendo novos padrões
O novo processador inclui o CV-ISP (o primeiro dedicado a visão-computacional do mundo), que conta com detecção de profundidade baseada em hardware, permitindo captura de vídeo e identificação de objetos, tudo em 4K HDR e 60 fps.
Com essa novidade, uma pessoa pode filmar um vídeo e substituir objetos e fundos selecionados na cena em tempo real, sem deixar de lado a resolução 4K HDR.
A estabilização da imagem também foi aprimorada, acabando com as imagens borradas.
O novo processador da Qualcomm traz um leque de novas funcionalidades que devem inspirar diversas fabricantes, e isso está sendo comprovado a cada dia do evento.
O novo Snapdragon traz vários recursos de visão-computacional (CV) acelerados por hardware, fornecendo recursos de fotografia computacional e captura de vídeo de última geração, ao mesmo tempo que apresenta uma economia de energia até quatro vezes maior que os modelos anteriores.
Através da câmera do smartphone, o processador consegue compreender quais objetos, rostos, animais, entre outros, estão focados, além de reconhecer pessoas e até mesmo compreender textos.
Parceria com o Google
O Google esteve presente no segundo dia de evento para confirmar que continua sendo um dos parceiros da Qualcomm, especialmente no quesito visão computacional voltada ao reconhecimento facial em fotos.
O trabalho das duas gigantes de tecnologia resulta em imagens com mais detalhes, claridade e efeitos que antes só eram possíveis com câmeras profissionais. E ele faz tudo isso utilizando apenas uma lente.
O Snapdragon 855 consegue melhorar até mesmo fotografias que foram capturadas por outros aparelhos.
Realidade aumentada também estará presente
Uma demonstração que impressionou a todos foi a função que permite mudar a cor do cabelo da pessoa que está em um vídeo em tempo real.
Assista ao vídeo do momento da apresentação:
No campo da realidade aumentada, outra demonstração que impressionou a platéia foi a aplicação de smartphone que permite mudar a cor do cabelo em vídeos, em tempo real, só possível com o Snapdragon 855. #SnapdragonSummit #Snapdragon855 — Showmetech (@showmetech) December 5, 2018
Isso foi possível graças a nalbi, empresa coreana de inteligência artificial. Após a apresentação, foi disponibilizado um video que mostra em detalhes de como essa função vai acontecer. Confira abaixo:
Graça aos novos processadores, o poder das câmeras de celulares está começando a superar os recursos disponíveis em câmeras profissionais.
Efeito bokeh em vídeos
O Snapdragon 855 também irá permitir a aplicação do efeito bokeh em vídeos 4K, o que antes só era possível em fotografias. Você pode conferir uma amostra de como isso vai acontecer na prática, através do vídeo disponível no tweet abaixo:
Um dos novos recursos que será possível com os novos recursos de visão computacional do Snapdragon 855 é o evento bokeh em vídeo 4k #SnapdragonSummit #Snapdragon855 — Showmetech (@showmetech) December 5, 2018
Outra funcionalidade exclusiva é a visão noturna, atualmente, disponível apenas em smartphones, que diz mais respeito ao processamento da imagem e aos artifícios da visão computacional do que ao tamanho das lentes e aberturas.
Além de todas essas novidades, também foi anunciado um novo formato de fotos e vídeos que irá permitir várias possibilidades.
Snapdragon 855 inaugura novo formato de arquivo
Os pontos positivos do novo processador não acabam por aí. A Qualcomm anunciou um novo formato de imagem, nomeado de HEIF, capaz de entregar arquivos 50% menores, facilitando o compartilhamento.
O Snapdragon 855 suporta gravação de HDR 10+, graças ao Qualcomm Spectra 380 ISP. Isso significa que mais de 1 bilhão de cores diferentes podem ser capturadas sem perder o contraste e o brilho.
Também é possível tirar 3 fotos ao mesmo tempo, salvas em um único arquivo. O objetivo é fazer vários cliques para ter uma ter uma imagem perfeita.
Mais novidades a caminho
Mais novidades serão apresentadas no dia final (06) do Snapdragon Tech Summit 2018. O assunto PCs sempre conectados ( Always On, Always Connected PCs) deve ser um dos destaques.
Os notebooks com processadores da Qualcomm não devem ficar de fora esse ano, porque esse foi um dos aspectos que mais melhoraram na empresa desde o ano passado.
O Showmetech também estará presente no último dia das apresentações da fabricante de processadores, e você também pode conferir tudo o que for mostrado aqui.
Não esqueça de seguir nossas redes sociais para ficar sabendo de todas as notícias do evento. Confira um resumo de tudo o que aconteceu no primeiro dia do evento:
O que você achou das funcionalidades do Snapdragon 855? Você compraria um smartphone com esse processador? Conte pra gente nos comentários!
O que há de diferente nos processadores Exynos da Samsung?
O que há de diferente nos processadores Exynos da Samsung?

Como já comentamos em artigos anteriores sobre a plataforma Snapdragon, da Qualcomm, os processadores (ou SoCs) determinam quais características o smartphone pode ter. Isso inclui, por exemplo, capacidades de resolução do display, quantidade de memória RAM, qualidade da câmera, ou velocidade máxima do clock. Vamos falar agora dos processadores Exynos.
VÍDEO - Entenda as linhas de processadores mobile Snapdragon da Qualcomm
Exynos é o nome da linha de SoCs (system-on-a-chip) baseados na arquitetura ARM produzidos pela própria Samsung. A empresa adota dois tipos de processadores para seus dispositivos móveis: o Snapdragon (Qualcomm) e o Exynos.
Mas por que a marca sul-coreana utiliza esses dois modelos? Primeiramente, devemos lembrar que a Samsung é, atualmente, a fabricante que mais vende smartphones no mundo - e pode se tornar a maior fabricante de chips também. Por isso ela está presente em diversos mercados, e de acordo com a demanda comercial de cada país, há uma escolha de processador.
Aqui no Brasil, encontramos smartphones Galaxy com ambos SoCs - Exynos e Snapdragon
A Samsung também tem custos mais baixos de produção com os Exynos (já que são feitos "in house"). Outro motivo é que, com essa estratégia, ela pode atender diferentes mercados, tanto em especificações quanto em suporte oferecido. O comum é que os smartphones da linha Galaxy com chips Exynos sejam vendidos em todos os países com exceção de: Estados Unidos, China e Japão. Estes três recebem dispositivos com processador Snapdragon.
A opção de embarcar duas opções de processadores permite que a Samsung faça ajustes nos smartphones dependendo do mercado em que ele for lançado.
O Samsung Galaxy S3 foi o primeiro smartphone a contar com processador quad-core Exynos (2012)
- Continua após a publicidade -
Os Exynos usam a arquitetura ARM big.LITTLE, que arranja no componente núcleos grandes e pequenos. São produzidos processadores com 4 núcleos "maiores" focados em executar atividades mais pesadas, enquanto outros 4 núcleos "menores" são dedicados à funções mais leves (isso quando o processador é, obviamente, octa-core). A vantagem dessa arquitetura big.LITTLE é o consumo de energia. Com o gerenciamento das atividades do processador de acordo com a demanda é possível economizar bateria.
A arquitetura big.LITTLE oferece mais desempenho e melhor gerenciamento de consumo de energia
A Samsung também utiliza o sistema Heterogeneous Multi-Processing (HMP), o que permite que atividades simples sejam executadas por 1 núcleo, e quando foi necessário mais poder de processamento, os 8 núcleos podem ser acionados ao mesmo tempo.
Os processadores Exynos se diferenciam das linhas Snapdragon pela sua GPU. Os Snapdragon utilizam GPU Adreno, enquanto os Exynos utilizam GPU Mali.
A CPU lida com o processamento de dados, enquanto a GPU trabalha com a demanda de atividades gráficas
Outras diferenças entre esses dois processadores são: velocidade de clocks dos núcleos e a tecnologia de conectividade. Usando como exemplo, temos uma comparação de modelos Samsung Galaxy S8, que é embarcado com processador Snapdragon 835 ou Exynos 8895:
- Continua após a publicidade -
Os novos modelos Exynos estão chegando cada vez mais otimizados e com capacidade para concorrer diretamente com os Snapdragons da Qualcomm. Mas até cerca de três anos atrás, os processadores da Qualcomm tinham vantagem por embarcar tecnologia LTE mais avançada e capacidade de gravar vídeos em 4K. Um exemplo disso é o Exynos 5430 contra o Snapdragon 801, onde o modelo da Qualcomm se saía melhor nesses quesitos .
O smartphone Galaxy Alpha foi lançado embarcando processadores Exynos 5430 e Snapdragon 801
Em contrapartida, utilizando a mesma comparação do Exynos 5430 e Snapdragon 801, a velocidade máxima de RAM do Snapdragon chega a 933 MHz, enquanto a do Exynos chega a 2133 MHz. A velocidade de transferência de dados também se torna mais rápida no Exynos graças à sua litografia, sendo 20nm (que teve suas estreia nos processadores da Samsung com o 5430) contra 28nm no Snapdragon.
Quanto menor a litografia do processador, mais rápida é a transferência de dados
Diferentemente da Qualcomm, que nomeia os processadores em algumas séries de maneira não linear (clique aqui para entender melhor), a Samsung possui os números crescentes de modelos Exynos de acordo com a evolução de tecnologias do processador. Ou seja, a série 7 traz mais recursos do que a série 6 e assim por diante.
A imagem abaixo explica visualmente como acontece o gerenciamento de tarefas entre os núcleos grande e pequenos do Exynos 7 Octa 7420 - pela arquitetura big.LITTLE.
O Exynos estreou em 2010, começando pelo Exynos 3, single-core em 45nm. Desde então, foram lançadas também as séries Exynos 4 e 5, todas na arquitetura ARMv7. Os núcleos desses processadores evoluíram de single-core para dual-core, quad-core, hexa-core (no Exynos 5 Hexa 5260) até chegar no padrão octa-core presentes nas versões mais recentes.
Desde o final de 2014, todos processadores Exynos são octa-cores e feitos na arquitetura ARMv8. Abaixo, alguns exemplos dos processadores recentes de oito núcleos que equipam dispositivos da Samsung:
Alguns dispositivos que embarcam os processadores:
Exynos 7 5433: Samsung Galaxy Note 4, Samsung Galaxy Note Edge e Samsung Galaxy Tab S2;
Exynos 7 7420: Samsung Galaxy S6, Samsung Galaxy S6 Edge, Samsung Galaxy Note 5 e Samsung Galaxy A8;
Exynos 7 7880: Samsung Galaxy A5 (2017) e Samsung Galaxy A7 (2017);
Exynos 8 8890: Samsung Galaxy S7, Samsung Galaxy S7 Edge, Galaxy Note 7 e Meizu Pro 6 Plus;
Exynos 9 8895: Samsung Galaxy S8 e Samsung Galaxy S8+.
Neste link da Samsung é possível conferir todas especificações de processadores Exynos. Fiquem ligados no Adrenaline que em breve lançaremos um vídeo explicativo sobre a série Exynos (além de uma comparação com Snapdragons equivalentes) e conteúdo sobre processadores MediaTek!
Descubra os benefícios da aplicação Nucleus Smart
É o caso do Cochlear™ Nucleus® 7, para o qual está disponível o aplicativo Nucleus® Smart, que pode ser baixado em dispositivos Android™ e Apple compatíveis.
Mas, por que uma pessoa implantada precisa de um aplicativo em seu smartphone que se conecte ao seu processador de som? Para controlá-lo e ajustá-lo segundo suas necessidades.
Se o sistema operativo do seu telefone Android for 5.0 (Lollipop) ou superior e se seu Bluetooth® 4.0 em diante, você pode baixar este aplicativo. Também pode ser utilizado no seu dispositivo Apple (iPhone® ou iPod®) se o aparelho suportar o sistema operativo iOS™ 10.0 ou superior.
E se você for usuário bilateral, pode emparelhar ambos processadores de som com seu dispositivo compatível. Para isso, emparelhe ao mesmo tempo (na mesma janela temporal de emparelhamento) os dois processadores de som e certifique-se de que estejam corretamente ajustados como dispositivos “esquerdo” e “direito”.
Baixe o Nucleus Smart para dispositivos Android ou para dispositivos Apple